Holler (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
"Holler"
Single de Spice Girls
do álbum Forever
Lado B "Let Love Lead the Way"
Lançamento 23 de Outubro de 2000 (2000-10-23)
Formato(s) CD Single
Gênero(s) Pop, Dance pop
Duração 3:55
Gravadora(s) Virgin, EMI
Produção Darkchild
Cronologia de singles de Spice Girls
Último
Último
"Goodbye"
(1998)
"Let Love Lead The Way"
(2000)
Próximo
Próximo

"Holler" é uma das duas canções escolhidas para compor o primeiro (e último) single do terceiro álbum de estúdio do grupo Spice Girls intitulado Forever (2000). Internacionalmente, exceto nos EUA e Canadá, o single foi lançado como um single duplo, sendo "Let Love Lead the Way" a outra canção que o compunha. A canção foi composta pelas quatro Spice Girls juntamente com Rodney Jerkins, LaShawn Daniels, e Fred Jerkins III.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O single tornou-se o nono a alcançar a 1ª posição na terra natal das garotas, o Reino Unido, chegando também ao top ten em outros onze países.

"Holler" foi o primeiro single das Spice Girls a não ser lançado comercialmente como CD single nos EUA. Tendo sido pouco tocado nas rádios e com uma promoção pobre (devido às garotas terem-no promovido em duplas; ex: Mel B e Mel C cobriram a Europa, enquanto Victoria e Emma cobriram as Américas), o single só chegou a 7ª posição na lista da Billboard Bubbling Under Hot 100 Singles que lista as 25 canções que ainda não chegaram ao top 100. Desta forma, essencialmente, o single chegou a 107ª posição na parada das 100 mais da Billboard Billboard Hot 100, tornando-se o primeiro single do grupo a não entrar em tal parada.

"Holler" tornou-se o 11º single com Melanie Chisholm como compositora a chegar a 1ª posição no Reino Unido. Ela manteve esse record até que Madonna a superou em 2006 com a música "Sorry".

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe, dirigido pelo diretor Jake Nava, começa com a camêra dando um zoom para dentro de uma pirâmide de vidro onde as quatro garotas estão dançando em círculo sobre uma plataforma. Cada uma das garotas representa um elemento diferente. O primeiro verso é cantado por Brown, representando o fogo, que aparece sentada num quarto escuro com fogo flamejando pelo chão. Chisholm é vista levitando sobre uma área de lama seca e rachada em um quarto com paredes de madeira enquanto o chão se transforma em grama viva; ela representa a terra. Bunton, usando um vestido azul curto e um casaco branco, dança em um quarto azul com teto d'água e reflexo de ondas nas paredes. Por fim, Beckham, que personifica o elemento ar, é vista dentro de um túnel de vento brincando com prismas brilhantes que passam voando por ela. Todas as garotas são então vistas juntas na pirâmide assistindo seus respectivos dançarinos, os quais são vistos nas cenas individuais, dançando na plataforma quadrada. No quarto de Chisholm, sobre um pedaço de madeira, há uma cobra que se transforma numa píton branca. Perto do fim, todas as quatro garotas se dão as mãos e formam um raio de energia que sai pelo topo da pirâmide clareando um céu escuro e tempestuoso. As garotas se juntam num abraço e o video termina.

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

O grupo cantou a música pela primeira vez em sua turnê Christmas in Spiceworld Tour, em 1999, antes do lançamento do álbum Forever. Depois disso, o grupo cantou a música no premiação britânica Brit Awards no ano de 2000(esta apresentação nunca foi exibida) e na premiação da MTV européia MTV Europe Music Award de 2000. As quatro intergrantes do grupo cantaram a canção de novo em sua turnê de reunião, the Return of the Spice Girls, em 2007. Embora na época Geri Halliwell já tivesse reintergrado o grupo, ela não cantava essa canção, bem como a canção "Let Love Lead the Way", nessa turnê, o que simbolizava sua partida do grupo, no enredo do show (isto acontecia na canção "Viva Forever" quando Geri sumia debaixo do placo). Ela se juntava novamente a suas companheiras de grupo, assim que a canção terminava.

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

CD single Britânico 1/CD single Australiano/CD single Sul africano
  1. "Holler" (Radio Edit) – 3:55
  2. "Let Love Lead the Way" (Radio Edit) – 4:15
  3. "Holler" (MAW Remix) – 8:30
  4. "Holler" (Video)
CD single Europeu
  1. "Holler" (Radio Edit) – 3:55
  2. "Let Love Lead the Way" (Radio Edit) – 4:15
CD single Japonês
  1. "Holler" (Radio Edit) – 3:55
  2. "Let Love Lead the Way" (Radio Edit) – 4:15
  3. "Holler" (Video)
  4. "Let Love Lead the Way" (Video)
  5. "Let Love Lead the Way" (Videos de 4x30 seg de Making Of)
Single Britânico em vinil de 12"
  1. A1: "Holler" (MAW Remix) – 8:30
  2. A2: "Holler" (MAW Spice Beats) – 3:12
  3. B1: "Holler" (MAW Tribal Vocal) – 7:10
  4. C1: "Holler" (MAW Dub) – 6:46
  5. C2: "Holler" (MAW Remix Instrumental) – 8:30
  6. D1: "Holler" (MAW Tribal Instrumental) – 7:15

Paradas e certificados[editar | editar código-fonte]

Parada Posição
alcançada
UK Singles Chart 1
Australian ARIA Singles Chart 2
Canada Singles Chart 2
Irish Singles Chart 3
Italian FIMI Singles Chart 3
New Zealand RIANZ Singles Chart 2
Norwegian Singles Chart 4
Spanish Singles Chart 5
Finnish Singles Chart 6
Swedish Singles Chart 8
Dutch Singles Chart 15
Swiss Singles Chart 15
German Singles Chart 17
Austrian Singles Chart 24
Belgian Singles Chart 35
French Singles Chart 44
U.S. Billboard 95
U.S. Billboard Hot Dance Club Play 31


Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Spice Girls é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.