Hollow (Bleach)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hollows são espíritos maus, não por natureza, e sim porque não passaram pelo ritual e tratamento correto. Eles atacam os vivos com o intuito de devorar seus espíritos, e quanto mais forte, maior o mesmo. Caso atingido profundamente na máscara, um Hollow é derrotado, e levado imediatamente à Soul Society. Caso o Hollow tenha sido mau durante sua vida humana, ele irá para o Inferno logo após a morte. A principal característica de um Hollow é a sua máscara branca e o buraco no corpo,não tendo um local fixo (pode se encontrar no peito, barriga, olho, etc). O mundo em que residem os Hollows é chamado de Hueco Mundo, sendo que eles podem transitar livremente no mundo humano e Soul Society.[1] [2] [3]

Definição geral[editar | editar código-fonte]

Hollows são ex-Plus que perderam seus corações para o desespero ou ficaram no mundo humano por muito tempo. Qualquer espírito que não é orientado à Soul Society por Konsou (processo de sepultamento realizado pelos shinigamis), vai eventualmente virar um Hollow.[4]

Transformação[editar | editar código-fonte]

A maioria das almas vai pacificamente à Soul Society após a morte. No entanto, alguns ficam no mundo humano para cumprir determinadas metas. Com as limitações dos espíritos para interagir com a vida, e por estarem presos aos seus objetivos, muitos destes são incapazes de lidar com seus entes queridos (que muitas vezes seguem em frente seus caminhos sem eles).[5] Neste ponto o plus irá tornar-se obcecado com o cumprimento de suas metas, mesmo se os meios para realizá-la sejam cruéis (por exemplo, matando qualquer um que chegue perto de um ente querido, a fim de mantê-lo protegido). Consequentemente ele ira se transformar em um Hollow. Isto pode ser evitado se um Shinigami usar Konso no espírito corrompido, afim de impedir o processo de transformação hollow.[6]

Classificação[editar | editar código-fonte]

Demi-Hollow[editar | editar código-fonte]

Um Demi-Hollow (半 虚, デミ ホロウ) é um Plus que está em seus estágios finais para evoluir em um Hollow.Embora esses espíritos ainda tenham muito tempo pela frente para chegar a se tornar Hollows,o processo pode ser acelerado se este acabar quebrando os restos de sua Corrente do Destino(fixada em seu peito após a morte).Se quebrada esta corrente,abrirá-se um buraco no peito do indivíduo,que mais tarde irá exibir o recém-Hollow formado.Os Demi-Hollows estão ligados fortemente num determinado local (que consideram seu território),e este não vai sair em circunstância alguma.Em geral,ele só pode ser visto quando uma pessoa entra no território,razão pela qual os Shinigamis são capazes de sentir a sua presença em circunstâncias normais.[7]

Menos[editar | editar código-fonte]

São Hollows que se alimentam de outros Hollows (por não conseguirem satisfazer sua fome com os espíritos humanos).São subdivididos em:

  • Gillian: A primeira e mais fraca fase dos Menos. Mais numerosos que os Adjuchas e Vasto Lordes, possuem pouca ou nenhuma inteligência, e normalmente agem em grupos. Geralmente são gigantes. Raramente durante o canibalismo enquanto eram hollows normais, quando um Gillian se transcede em personalidade e poder, ele não perde a individualidade, e começa a desejar outros Gillians, e continuam evoluindo até se tornarem Adjuchas.
  • Adjuchas: O segundo nível dos Menos. Tem inteligência e força muito maior que a dos Gillians. São bem menores, chegando à se aproximar da estatura e forma humana. Aizen lhes concedeu o poder de controlar os Gillian. Caso eles não se alimentem continuamente de Hollows, voltarão a ser Gillians.
  • Vasto Lordes: São a raça suprema entre os Menos, muito mais poderosos que os Gillian e Adjuchas, sendo extremamente raros no Hueco Mundo. Vastos Lordes são Adjuchas que adquiriram poder acima dos outros. É mencionado que se por acaso apenas 5 deles fossem transformados em Arrankars, não existiria chance de derrota-los. Durante a batalha de Ichigo contra Ulquiorra em Hueco Mundo, acredita-se que seu Hollow interior alcançou tamanho nível.[8]

Arrancar[editar | editar código-fonte]

Nome dado aos Hollows que retiraram suas máscaras.Quando um Hollow atinge certo nível de poder e consciência,ele consegue de certa forma os poderes de um Shinigami,adquirindo no processo uma Zanpakutou.Os Arrankars são liderados por Sousuke Aizen,com a base de operações em Las Noches,o imenso palácio de Hueco Mundo.Eles não utilizam Bankais e muito menos Shikais,mas uma técnica de liberação chamada de Resurrección,a qual eles ganham aparência semelhante a de quando eram Hollows (podendo ser realizado por qualquer Hollow,seja comum ou até mesmo Vasto Lorde,mas o processo é irreversível).[9] Eles se dividem em:

  • Exéquias: Grupo de extermínio semelhante ao Onmitsu Kidou dos Shinigamis.Acatam as ordens de Aizen e dos outros Espadas.
  • Espadas: São a elite dos Arrancars,enumerados de 1 a 10 em ordem decrescente de poder (sendo que o de número zero é o mais forte de todos).Quando um Número prova ser forte o bastante,ele entra para os Espadas,e o Espada abaixo do nível deste é rebaixado,tornando-se um Privarón Espada. Quando o Yammy (espada número 10) libera sua Ressuréction, torna-se o espada número 0 e a contagem torn-se de 0 a 9.
  • Privarón Espada: São os Espadas que foram substituídos por outros mais fortes,perdendo sua numeração antiga e recebendo uma numeração de 3 dígitos,iniciando no 100.
  • Números: São os Arrancars mais fracos,enumerados de 10 à 99,sendo que seus números muitas vezes não existem.
  • Escudos: São Números livres,que não foram escolhidos por um Espada.
  • Fraccíons: Tem como objetivo servir um Espada até a morte dele.[10]

Hollows[editar | editar código-fonte]

Segue-se uma lista de Hollows do anime/mangá Bleach.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Comuns[editar | editar código-fonte]

Acidwire[editar | editar código-fonte]

Acidwire (アシッドワイヤー Ashiddowaiyā em japonês) é a forma Hollow de Sora Inoue,irmão de Orihime Inoue.Após a luta contra Ichigo, ele recupera a sanidade mental,purificando a si mesmo com a zanpakutou de Ichigo e indo diretamente para a Soul Society.

Dublado por Yuji Ueda (Japão) e por Marcelo Campos (Brasil)

Shrieker[editar | editar código-fonte]

Shrieker (シュリーカー Shurīkā em japonês) apareceu nos episódios 4 e 5 do anime.Quando ainda era humano,Shrieker cometeu inúmeras atrocidades como um serial killer,e por isso foi mandado para o inferno logo após ter sido derrotado por Ichigo.

Dublado por Hisao Egawa (Japão) e Guilherme Lopes (Brasil)

Metastacia[editar | editar código-fonte]

Metastacia (メタスタシア Metasutashia em japonês) foi um Hollow experimental usado por Sousuke Aizen antes dos eventos iniciais da série.Ele tinha a habilidade de se fundir com Shinigamis,e com isso acabou se fundindo com Kaien Shiba,forçando Rukia Kuchiki à matá-lo.No entanto,Metastacia foi recriado e mandado para o Hueco Mundo e assim em algum momento ele foi devorado por Aaroniero Arruruerie,dando a ele as habilidades de Metastaciaa e de Kaien.

Dublado por Hōchū Ōtsuka (Japão)

Bawabawa[editar | editar código-fonte]

Um Hollow gigante usado como transporte e animal de estimação de Nel Tu, Pesche e Dondochakka.Ele vive dentro de Dondochakka

Grand Fisher[editar | editar código-fonte]

Grand Fisher (グランドフィッシャー,Gurando Fisshā) foi o Hollow que matou a mãe de Ichigo Kurosaki,Masaki Kurosaki. Mais tarde ele se tornou um Arrancar através dos poderes do Hougyoko e foi morto por Isshin Kurosaki.

Dublado por Chafurin no japão e por Paul St. Peter na adaptação em inglês.

Especiais[editar | editar código-fonte]

Hollow interior de Ichigo (Ogihci/Shirosaki)[editar | editar código-fonte]

O Hollow interior de Ichigo inicialmente não aparentava ter um nome,mas,eventualmente,o mesmo revela-se ser Zangetsu (斩月? literalmente, "Lua Matadora"),afirmando que o outro personagem seria uma espécie de impostor.O Hollow lembra exatamente Ichigo,mas ele é totalmente branco (exceto a íris amarela e negra dos olhos).Inicialmente,ele é apresentado como uma espécie de lado obscuro de Kurosaki Ichigo que deveria ser contida e derrotada,mas futuramente é revelado que o Hollow seria uma parte do subconsciente de Ichigo,e que deveria estar ao seu lado,como o oposto do personagem.Ele é a fonte dos poderes Hollow de Ichigo.

O Branco[editar | editar código-fonte]

Um dos primeiros experimentos de Aizen envolvendo a Hollowficação.O Branco,é um Hollow de cor preta,com chifres e de tamanho humanóide.Com apenas uma mordida,ele contaminava suas vítimas,que aos poucos se convertiam em Hollows.Ele é apresentado no flashback de Kurosaki Isshin no arco da Guerra sangrenta dos mil anos,revelando o mistério por trás das origens de Ichigo.O Branco caçava shinigamis antes de Kurosaki Isshin confrontá-lo.Em meio a luta,Kurosaki Masaki surge para ajudar Isshin,e juntos eles conseguem aniquilar o Branco.Masaki no entanto acaba sendo infectada pela mordida do hollow.Urahara Kisuke diz a Isshin que poderia salvá-la da morte certa,mas que isto só poderia ser feito se Isshin sacrifica-se seus poderes de shinigami no processo,vivendo ao lado de Masaki como um simples humano.Isshin aceitou,Masaki foi salva,e como resultando houve a união do casal.O primeiro filho deles,Ichigo Kurosaki,acabou herdando a infecção do Branco no nascimento,o que acabou resultando na criação de seu Hollow interior.

Arrancars[editar | editar código-fonte]

Privarón espadas[editar | editar código-fonte]

Dordoni Alessandro Del Soccacio[editar | editar código-fonte]

Foi o primeiro privarón espada a aparecer na série.Logo que Dordoni começa a mostrar sua ressurection e começa a exigir que Ichigo use sua bankai,o mesmo se mostra bastante ameaçador,diferentemente de antes.Durante a luta Dordoni revela que era o antigo espada e que tinha o desejo de voltar a participar deste grupo pelas vantagens que isso lhe dava.De todos,era o privarón espada mais forte.

Sua ressurection chamasse Giralda

Cirucci Thunderwitch[editar | editar código-fonte]

Cirucci foi a segunda privarón espada a aparecer e lutar contra Ishida.Ela não tinha uma espada e sim uma espécie de ioio gigante feito de ferro (sua zanpakutou).Ela foi a arrancar 105,e no passado foi também uma espada.

Sua ressurection chamasse Golondrina.

Gantenbeinne Mosqueada[editar | editar código-fonte]

O último privarón espada a aparecer que enfrenta Sado.Sua zanpakutou é semelhantes a duas adagas de pontas duplas (chamadas de draga).Era também era um antigo espada que agora havia se tornado o Arrancar 107.

Números[editar | editar código-fonte]

Shawlong Qu Fong[editar | editar código-fonte]

O Arrancar número 11.Shawlong era bastante inteligente,e controlava naturalmente seus companheiros,mesmo não sendo mais forte ou tendo um cargo alto na hierarquia dos arrancars.Ele era extremamente fiel a Grimmjow,e assim como Arrancars,Shawlong foi usado como peão nos planos dos tres traidores da Soul Society.Junto de Nakim,ele ataca a casa de Inoue Orihime.Lutando contra Hitsugaya Toushirou,Shawlong opta por fugir após uma luta prolongada com o capitão,mas acaba sendo executado com um golpe certeiro de Toushirou.

Sua ressurection chamasse Tijereta.

Edriad Liones[editar | editar código-fonte]

Eduardo é um Arrancar arrogante que adora lutar,apesar de não ser tão fanático.Ele é o Arrancar número 13 e um dos 5 arrancars que vieram à Karakura com Grimmjow para atacar Ichigo e seus amigos.Eduardo acaba lutando com Ikkaku,e este sem escolha acaba liberando sua Bankai,até o momento desconhecida,acabando com o arrancar numa luta bem equilibrada.

Sua ressurection chamasse Volcanica.

Il Forte Grantz[editar | editar código-fonte]

Ele é o 15° Arrankar.Grantz é um sádico que adora machucar os outros,mas que odeia ser machucado.Ele é o irmão do 8º espada,Szayel Aporro Grantz.Il Forte é um dos Arrankares que veio para Karakura a mando de Grimmjow Jeagerjaques para matar qualquer pessoa com energia espiritual alta.Se separando do grupo e indo em direção à loja de Urahara Kisuke,ele se depara com Abarai Renji.Sem a permissão de entrar no modo Bankai,Renji é pressionado por Grantz,mas quando Ururu chega para ajudá-lo,a situação muda de figura,e no final Renji o mata.

Sua ressurection chamasse Del Toro e a fura.

Nakeem Grimdina[editar | editar código-fonte]

É um Arrancar que entrou mudo e saiu calado.Sua única palavra foi "Sonido".Ele participou do grupo de Grimmjow Jeagerjaques na invasão da cidade de Karakura com outros Arrancars. Junto com Shawlong Qu Fong foi para a casa de Inoue Orihime,onde lutou contra Matsumoto Rangiku,e acabou perdendo.

Sua ressurection é desconhecida,já que ele nem sequer a usou.

D-Roy Kinker[editar | editar código-fonte]

D-Roy foi mais um dos arrancars que invadiram Karakura junto de Grimmjow.Antes de se tornar Arrancar,D-Roy era um Adjuchas.Depois de derrotar Sado,ele enfrenta Rukia,que usando os poderes de sua Shikai consegue vencê-lo facilmente.Seus "companheiros" disseram após sua morte que ele era o mais fraco de todos aqueles que vieram até Karakura.

Assim como Nakim,não mostrou sua ressurection.

Ex-fraccións[editar | editar código-fonte]

Pesche Guatiche[editar | editar código-fonte]

Pesche Guatiche (ペッシェ・ガティーシェ Pesshe Gatīshe em japonês) é um hollow humanoide cuja máscara lembra uma cabeça de inseto.Ele e Dondochakka eram Fraccións de Nel quando esta ainda era uma Espada.Eles juraram jamais revelar tal segredo a Nel,que havia perdido a memória com o ataque de Nnoitra.Sua ressurection chamasse Última.Junto de Dondochakka eles criam o cero sincrético.

Dublado por Takehito Koyasu (Japão)

Dondochakka Bilstin[editar | editar código-fonte]

Dondochakka (ドンドチャッカ・ビルスタン Dondochakka Birusutan) é um Hollow grande com aparência humanoide,com máscara tiki e olhos de inseto. Ele é conhecido pela fala com sotaque de yakuza (traduzido nos fansubs como "sinhô?" ou "tá ligado?" no final das frases).Não demonstrou muito de seu poder além do cero sincrético que ele lança junto de Pesche e do hollow que vive dentro de seu organismo,Bawabawa.

Dublado por Daisuke Gouri (Japão)

Espadas[editar | editar código-fonte]

Yammy Llargo[editar | editar código-fonte]

Yammy Llargo (ヤミー リヤルゴ, Yamī Riyarugo) é um Arrancar do exército de Aizen. Ele é o 10º Espada, mas após liberar sua Ressureción(Ira) passa a ser o 0º Espada.[11] Seu aspecto de morte é a raiva.[12] Yammy é derrotado pelos capitães Kuchiki Byakuya e Zaraki Kenpachi no Hueco Mundo.[13] [14]

Dublado por Kenji Nomura no japão e por Paul St. Peter na adaptação em inglês.

Coyote Stark e Lilynette Gingerbuck[editar | editar código-fonte]

Coyote Stark (コヨーテ・スターク, Koyōte Sutāku) e Lilynette Gingerback (リリネット・ジンジャーバック, Ririnetto Jinjābakku) são Arrancars e juntos, o 1º espada do exército de Sosuke Aizen. Lilynette foi criada por Stark, que dividiu sua alma em dois, pois estava solitário em Hueco Mundo. Por ela ser metade da alma dele, este necessita dela para fazer sua ressurection (Los lobos). [15] Stark é um personagem preguiçoso e apático que, aparentemente, passa muito do seu tempo dormindo e ninguém, exceto Lilynette, aparece para tentar impedi-lo de fazê-lo. Stark concordou em se juntar a Aizen por acreditar que assim estaria junto de outros. [16] Seu aspecto de morte é a solidão. Starrk luta contra Shunsui Kyouraku, sendo derrotado por este.[17]

O nome "Coyote Stark" foi sugerido por um fã brasileiro, conhecido como KewuxWalike ou pelo próprio Coyote Starkz. O nome verdadeiro era Coyote Starkz, porém Kubo tirou o "z".

Dublado por Rikiya Koyama no japão e por Keith Silverstein na adaptação em inglês.

Baraggan Louisenbairn[editar | editar código-fonte]

Baraggan Louisenbairn (バラガン・ルイゼンバーン, Baragan Ruizenbān), é um Arrancar do exército de Aizen e o 2º Espada.O seu aspecto de morte é o envelhecimento.Antes de se tornar um Espada, Baraggan foi o indiscutível "Rei do Hueco Mundo" e governante original de Las Noches. Ele reinava sobre inúmeros Hollows,e tinha um grande exército.Sua ressurection chamasse Arrogante,sendo que o poder liberado nesta envolve um ar enegrecido.Um simples toque neste ar,e a vítima começa a corroer-se aos poucos. Barragan luta contra Soi Fon, Oomaeda e Hachigen na Batalha De Inverno e por um golpe de sorte Barragan acabou sendo atingido por seu próprio golpe e morto. [18]

Dublado por Shōzō Iizuka no japão e por Steve Kramer (Eps. 145-161)/Michael McConnohie (Eps. 216 em diante) na adaptação em inglês.

Tier Halibel[editar | editar código-fonte]

Halibel é a 3ª Espada e única mulher do grupo.Seu aspecto de morte é o sacrifício.Sua ressurection chamasse Tiburón,aonde esta readquire a forma semelhante ao de um tubarão.Durante a Batalha De Inverno, Halibel luta contra Toshiro Hitsugaya,mas acabou sendo traída por Aizen ,sendo atingida por um golpe.Felizmente ela de alguma forma foi salva e se tornou a príncipal Arrancar no comando de Las Noches,o palácio real do Hueco Mundo e a nova Imperatriz.Recentemente Halibel foi derrotada por Yhwach,sendo aprisionada pelos Vandenreichs,que invadiram e começaram a conquistar Hueco Mundo.

Halibel é dublada por Megumi Ogata no Japão e por Laura Bailey na adaptação inglesa.

Neliel Tu Odelschwank[editar | editar código-fonte]

Neliel Tu Odelschwank ,mais conhcida como Nel Tu (ou só Nel), era a ex-3°Espada do exécito de Aizen.Seu aspecto de morte é ainda desconecido, mas possivelmente possa ser a honra.Seu número 3 é encontrado em suas costas reprensentando seu posto de 3°espada. Sua aparência de antigamente era de uma bela mulher de cabelos verdes seios fartos e uma máscara em forma de bode em sua cabeça.Antiguamente Nel era a única mulher entre os espadas,assim como Halibel. Ela era diferente de qualquer outro espada, pois ela possui uma certa empatia pelos Hollows inferiores e afortunados e de seus únicos Fraccíons: Pesche e DondoChakka. Ela possui um enorme respeito contra seus oponentes e só mata guerreiros fortes que sejam dignos de sua razão,por causa de sua honra. Àlem disso Nel não vê motivos pra querer luta,o que irritava muito o 5°Espada Nnoitra Gilga(Nnoitora Jiruga se prefirir)que sempre a desafiava para uma luta e sempre perdia pra ela. Até que uma vez, quando Nel estava procurando por Pesche e DondoChakka para jantar,Nnoitra os ataca, restirando suas máscaras.Quando Nel viu isso,enfurecida ataca o espada para vingar seus presciosos amigos,mas com a ajuda do despositivo de Szayel Aporro,Nel é gravimente ferida por Nnoitra e acabou sendo jogada em poço em algum lugar de Las Noches pelo próprio espada, junto de seus Fraccíons.Quando estava prestes a morrer, a reiatsu(pressão espiritual) de Nel transformou-a em uma criança Arrancar, apagando sua antiga memória e adormecendo seu verdadeiro poder e forma . Desde então Nel vive ao lado de Pesche,DondoChakka e Bawabawa,sempre realizando brincadeiro pelo Hueco Mundo, com seu jeito alegre, brincalhona, cômica de ser e que leva as vezes tudo um pouco a sério.Até que um dia ela conheceu Ichigo, Uryu e Chad e quando percebeu que não eram seres comuns os confundiu como os vilões e planejou acabar com eles num plano de coloca-los na sua brincadeira de pega-pega sem fim,onde não acabou dando certo,mas foi salva a tempo por Ichigo três vezes: durante a execução de seu plano, durante o ataque de Lunuganga e protegida na floresta dos Menos. Devido a essas boas ações de Ichigo,quando chegou a hora de invadir Las Noches,Nel decide seguir Ichigo por querer ter gostado de sua companhia, pra querer ajudá-lo e por se preocupar com ele. Ela o acompanhou, nas lutas contra Dordoni,Grimmjow e Nnoitra.Quando Ichigo e Orihime precisavam de sua ajuda,o poder que estva ocultado em Nel finalmente desperta, recuperando sua antiga memória e poder,podendo lutar de igual pra igual contra Nnoitra. Durante essa luta a ressureccíon de Nel é finalmente revelada e seu nome é Gamuza, onde Nel adquire a forma um centauro com um rosto semelhante ao de um bode.Quando estava prestes a dar o golpe final a Nnoitra,o tempo de duração da tranformação se esgotou, fazendo com que Nel retorna-se a sua forma de criança.Com isso Nel se tornou um alvo fácil para Nnoitra e acabou sendo ferida por ela.Mas felizmente ela conseguiu sobreviver. Dezessete meses depois Nel retorna para pedir ajuda a Ichigo, para resgatar DondoChakka, que havia sido aprisionado pelos Vandereich. Àpos esse resgate Nel ajuda Orihime,Chad e Urahara a resgatar Arrancars aprisionados.

Ulquiorra Cifer[editar | editar código-fonte]

Ulquiorra Cifer é o 4º Espada do exército de Aizen. Acredita-se que seu nomes tenha sido inspirado em uma designer chamada Patricia Urquiola ou de uma variação em espanhol de "aquele que chora",El Que Llora .[19] Seu aspecto de morte representa o nada.

Ulquiorra é um espada frio e praticamente sem emoções,incapaz de compreender plenamente o significado de "coração",e apoiando a sua firme convicção de que o que os olhos não podem ver o que não existe.Empenhado em concluir as missões impostas a ele por Sōsuke Aizen,Ulquiorra não tem escrúpulos em atacar seus próprios aliados se estes o atrapalham,considerando indivíduos fracos desinteressantes e dispensáveis.[20]

Enquanto os outros Hollows investiam mais em suas habilidades referentes a força bruta ao se tornarem Arrancars,Ulquiorra decidiu manter suas habilidades de regeneração em alta velocidade intactos (com apenas seu cérebro e órgãos internos incapazes de serem regenerados).[21] Apesar de ser o 4º espada,Ulquiorra pode ser considerado como o espada mais poderoso,isso por que foi o único apresentado no arco com uma segunda Resurrección (Murciélago e Murciélago Segunda Etapa),visto na luta contra Kurosaki Ichigo.[22] Sofrendo danos irreparáveis na luta contra Ichigo (em sua monstruosa forma de Vasto Lorde),Ulquiorra acaba morrendo,chegando a compreender de certa forma o verdadeiro significado de "coração".[23]

Há controvérsias de que ele e Grimmjow Jeaguerjaques ainda estejam vivos já que Tite Kubo não afirmou a morte deles.

Ulquiorra Cifer del Nutte'la é dublado por Daisuke Namikawa no japão,e por Tony Oliver na adaptação Inglesa.


Referências

  1. Kubo, Tite. Bleach, Volume 1. [S.l.]: Viz Media, 2004. ISBN 1-59116-441-9.
  2. http://bleach.wikia.com/wiki/Hollow
  3. Bleach manga; Chapter 535, page

    13

  4. Bleach manga; Chapter 4, page 11
  5. Bleach manga; Chapter 28, pages 11-12
  6. Bleach manga; Chapter 4, pages 10-11
  7. Bleachmanga; Chapters 28-30
  8. http://bleach.wikia.com/wiki/Ichigo_Kurosaki#Fake_Karakura_Town_arc
  9. Kubo, Tite. Bleach, Volume 21. [S.l.]: Viz Media, 2007. ISBN 1-4215-1165-7.
  10. http://bleach.wikia.com/wiki/Arrancar
  11. Bleach manga; chapter 230, page 14
  12. Bleach manga; chapter 352, page 4
  13. Bleach manga; chapter 342
  14. Bleach manga; chapter 422
  15. Bleach manga; chapter 361, pages 18-19
  16. Bleach manga; Chapter 375, pages 4-7
  17. Bleach anime; episode 283
  18. Bleach manga; chapter 318, page 11-13
  19. Shonen Jump.Volume 6 , Issue 6. Junho de 2008. Viz Media. 12.
  20. ' mangá Bleach , capítulo 191 , página 16
  21. ' mangá Bleach ; . capítulo 351 , página 5
  22. ' mangá Bleach , capítulo 348 , página 10
  23. Capítulo 353 e 354
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.