Holsácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras acepções, veja Holstein (desambiguação).
Jutlândia e extremo norte da Alemanha mostrando Eslésvico e Holsácia no atual Estado Federal Alemão de Eslésvico-Holsácia.

Holsácia[1] (em alemão: Holstein; em baixo-alemão Holsteen; em dinamarquês: Holsten) é a porção meridional da região de Eslésvico-Holsácia e localiza-se na Alemanha, entre os rios Elba e Eider, [2] com capital em Kiel. Já existiu como condado (em alemão: Grafschaft Holstein) e depois como ducado (em alemão: Herzogtum Holstein) e era o território mais ao norte do Sacro Império Romano-Germânico. Sua história é estreitamente ligada à história do ducado dinamarquês de Eslésvico. Seu nome origina-se dos holcetas, uma tribo saxônica mencionada por Adão de Brema como vivendo na margem norte do Elba, a oeste de Hamburgo. O nome, traduzido do baixo alemão, significa "habitantes da floresta".

História[editar | editar código-fonte]

Emblema dos condes da Holsácia

Situada ao norte do domínio ocupado pelos saxões no século VII, a região foi conquistada por Carlos Magno, em 804, com a ajuda dos eslavos obodritas. A revolta destes (817) ocasionou sua expulsão em proveito dos saxões. A Holsácia foi elevada a condado (1110–1111) e seus condes, em conflito com os dinamarqueses, favoreceram sua cristianização e sua germanização.

Em 1326, Geraldo III, o Grande (1304–1340) estabeleceu seu sobrinho, Valdemar III, no trono da Dinamarca, e seus filhos obtiveram o Ducado de Eslésvico em 1386. Em 1460, o Holsácia e o Eslésvico foram concedidos a Cristiano I, rei da Dinamarca e fundador da casa de Oldemburgo.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  2. Encyclopaedia Britannica. Holstein

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • (em italiano) Treccani. Dizionario di Storia:holstein


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.