Homem-Coruja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas Wayne Júnior
Informações gerais
Primeira aparição Justice League of América #29 (Agosto 1964)
Criado por Gardner Fox
Mike Sekowsky
Editora DC Comics
Estado atual Ativo
Características físicas
Espécie Humano
Família e relacionamentos
Parentes Thomas Wayne (pai)
Martha Wayne (mãe, falecida)
Bruce Wayne (irmão, falecido nesta terra)
Informações profissionais
Ocupação Vilão
Poderes Intelecto genial, Pico da Condição Humana, físico avantajado, mestre em artes marciais, disfarces e fugas, tecnologia de ponta
Inimigos Batman
Afiliações atuais Sindicato do Crime
Aparições
Gênero(s) Masculino

Coruja (DC Comics), Homem-Coruja ou Owlman (em inglês), é um personagem fictício que aparece nas histórias em quadrinhos publicadas pela DC Comics. Ele é um supervilão criado como uma contraparte maléfica do Batman, e é membro da organização criminosa, o Sindicato do Crime da Amérika, versão maligna da Liga da Justiça. Owlman apareceu primeiro em Liga Justiça da América #29 em 1964.[1][2][3][4] Ele foi criado como uma versão do mal do Batman porque corujas são conhecidas por serem as predadoras de morcegos.

Não deve ser confundido com o personagem Nite Owl (conhecido como "Coruja" na versão em português) da graphic novel Watchmen, são dois personagens completamente diferentes.

LJA: Terra 2[editar | editar código-fonte]

Homem-Coruja foi revivido (junto com seus colegas de equipe na graphic novel LJA: Terra 2) na década de 90 para a continuidade da DC moderna. Na história, foi declarado que o Owlman moderno e sua equipe vieram da Terra do universo de antimatéria que conteve a maioria dos elementos de Pré-Crise da Terra 3. Como estabelecido em LJA: Terra 2, a divergência do Homem-Coruja e do Batman começou na infância deles. Na maioria dos universos da DC, a gênese de Batman aconteceu quando Bruce Wayne foi testemunha do assassinato de seus pais, Thomas Wayne e Martha Wayne, quando ainda era uma criança e após essa tragédia se tornou inspirado em dedicar sua vida a combater o crime. Porém, no universo de antimatéria Bruce teve um irmão chamado Thomas Wayne Jr. Bruce foi morto junto com sua mãe por um policial corrupto quando Thomas Wayne Jr. se recusou em acompanhá-lo a interrogatório. Thomas Wayne Jr. havia escapado da cena do crime com o linha-dura Joe Chill que ele considerou um herói e cresceu se tornando o Coruja (no caso de Bruce ele foi praticamente criado pelo mordomo da família, Alfred). Equipando com um cinto de utilidades que contém tecnologia e armas semelhantes aos usados por Batman e também por possuir uma grande inteligência (dedicada ao crime ao invés de servir a lei), Coruja se tornou um mestre criminoso e aliado do Chefe Gordon (a versão da Terra de antimatéria de James Gordon). Depois ele descobriu que seu pai Thomas Wayne ainda estava vivo e tinha se tornado o chefe de polícia na versão do mundo deles de Gotham City, juntando uma estrutura de policial que não cedia ante a corrupção excessiva que infestou a versão deles da Terra. Homem-Coruja culpa o pai pelas mortes da mãe e do irmão e é dedicado fortemente a se vingar de seu pai. Para todos os efeitos, Coruja é a versão maléfica do Batman, sendo a representação do tipo de pessoa que Bruce poderia ter se tornado caso seus familiares tivessem sido mortos por um policial corrupto, ao invés de um criminoso comum, e também se após isso tivesse tido a má influência de um criminoso ao invés da criação de seu mordomo Alfred Pennyworth (que já foi um membro da Scotland Yard).

Em algumas das aparições do Pré-Crise da Terra 3, Coruja teve também a habilidade para controlar as mentes de outras pessoas brevemente, entretanto nunca foi revelado como ele adquiriu esta habilidade. Em LJA: Terra 2, Alexander Luthor, a versão heróica de Lex Luthor da Terra 3, faz uma referência ao córtex cerebral do Homem-Coruja, embora esta versão do Homem-Coruja não demonstra poder sobre-humano. Presumivelmente, Homem-Coruja usa algum tipo de droga somente para aumentar a sua capacidade mental.

Os Novos 52[editar | editar código-fonte]

Neste novo universo, que reiniciou todo o Universo DC, Owlman é, assim como todos os outros personagens e grupos da editora, reformulado. Aqui, Owlman foi o responsável pela morte de seus pais e de seu irmão mais novo Bruce. Ao perceber que tanto ele quanto Bruce ficariam pobres devido aos gastos excessivos de sua mãe, e notando que seu pai jamais iria se firmar contra isso, Thomas Wayne Jr. arquiteta um plano junto a Bruce e o Alfred Pennyworth deste mundo. Em última análise, Bruce se arrepende e acaba morto por Thomas. Curioso ao ver uma coruja perto do local do crime, Thomas se inspira nela para cometer seus crimes sob um pseudônimo, assim criando o Coruja.

Versões Alternativas[editar | editar código-fonte]

Em 52: Semana 52, uma versão alternada de Terra 3 foi mostrada como uma parte do Multiverso novo. Na representação era caráter que são alterados versões da Liga da Justiça de América original, inclusive Batman.

Em Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Coruja, assim como o resto do Sindicato do Crime, é apresentado na animação de 2010 Liga da Justiça: Crise em Duas Terras, sendo dublado por James Woods. Nesta animação, ele é representado mais como um chefe da máfia, sendo o responsável pela Afiliação Coruja, e tendo uma tendência niilista.

Links[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Owlman». ComicVine.com 
  2. «Cosmic Teams: Crime Syndikate». Consultado em 29 de abril de 2013. Arquivado do original em 25 de fevereiro de 2009 
  3. DCU Guide: Owlman I
  4. DCU Guide: Owlman II