Homem da iniquidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escatologia cristã
Diferenças escatológicas
Apocalypse vasnetsov.jpg
Portal do cristianismo

O Homem da iniquidade ou Homem sem Lei (em grego: ἄνθρωπος τῆς ἀνομίας - anthrōpos tēs anomias) é uma pessoa referenciada em 2 Tessalonicenses (2 Tessalonicenses 2:3) e que geralmente é identificada como sendo o Anticristo.

2 Tessalonicenses 2[editar | editar código-fonte]

Anticristo.
Vitral na Igreja de St. Marien, em Frankfurt an der Oder, Alemanha.

Em 2 Tessalonicenses 2:3-10, o "Homem da iniquidade" é descrito como sendo aquele que será revelado antes do Juízo Final. O Codex Sinaiticus e o Codex Vaticanus citam "Homem sem Lei" (no sentido do antinomianismo) e Metzger defende que este é o sentido original.[1] Outros códices, como o Alexandrinus, Boernerianus e o Claromontanus citam "Homem da iniquidade".

Este Homem da iniquidade "se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus" e "se assenta no santuário de Deus, ostentando-se como Deus" (versículo 4). Algo é citado como "detendo-o" (vers. 6) e deixará fazê-lo (vers. 7). "Então será revelado o iníquo" (vers. 8), a quem Jesus destruirá com a "a manifestação da sua vinda".

O Homem da iniquidade também é descrito no versículo 3 como sendo o "filho da perdição", termo que também é utilizado em João 17:12.

Identidade[editar | editar código-fonte]

Quase todos os comentadores bíblicos, antigos e modernos, identificam o Homem da iniquidade de 2 Tessalonicenses como sendo o Anticristo, mesmo que entre eles haja enorme disparidade sobre quem eles enxergam que o Anticristo é.[2] Ele já foi identificado como sendo Calígula,[3] Nero,[4] [5] João de Giscala[6] e o próprio Anticristo do fim dos tempos. Alguns acadêmicos defendem que o trecho não contém nenhuma profecia genuína e representa uma especulação do apóstolo, baseada em Daniel 8:23 e Daniel 11:36, além de ideias contemporâneas sobre o Anticristo.[3]

Referências

  1. METZGER, Bruce M.. A Textual Commentary on the Greek New Testament (em inglês). Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 1994.
  2. Schink, W.F. In: Lange, Lyle e Albrecht, Jerome G.. The Scriptural Doctrine of the Antichrist: Our Great Heritage (em inglês). Milwaukee: Northwestern Publishing house, 1991. p. 572. vol. 3.
  3. a b Man of sin (em inglês) Net Bible. Visitado em 24/04/2011.
  4. João Crisóstomo. Homílias sobre II Tessal.: Homília 4: 2 Thessalonians 2:6-9 (em inglês). [S.l.: s.n.].
  5. Kurt Simmons. Man of Sin (em inglês) Preterist Central. Visitado em 24/04/2011.
  6. John Noē. What about Paul's "Man of Sin"? (em inglês) Preterist Central. Visitado em 24/04/2011.