Homo sovieticus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Homo sovieticus em russo: Советский народ — Foi um termo adotado pelo antigo dirigente soviético russo Nikita Sergeevich Khrushchyov em cirílico Никита Сергеевич Хрущёв no 22º Congresso do Partido da União Soviética em 1961 quando ele declarou que na URSS não havia formado uma nova comunidade histórica de pessoas de diversas nacionalidades, tendo características comuns, o povo soviético.

O "povo soviético" foi dito ser "uma nova comunidade histórica, social e internacional de pessoas possuírem em comum um território, economia e conteúdo socialista, uma cultura que reflete as particularidades de múltiplas nacionalidades, um estado federal, e um final comum objetivo: a construção do comunismo."

Homo sovieticus é um termo do latim, que quer dizer "Homem soviético". Foi usado para descrever os soviéticos, como um povo de personalidade e características próprias.

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.