Homossexualidade e anglicanismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Homossexualidade
e cristianismo
Adventistas
Anglicanos
Batistas
Católicos
Ortodoxos
Luteranos
Metodistas
Mórmons
Pentecostais
Presbiterianos
Testemunhas de Jeová

O assunto da homossexualidade é controverso na Igreja Anglicana. Durante a décima-terceira Conferência de Lambeth em 1988, uma resolução foi aprovada declarando que atos homossexuais são "incompatíveis com a Escritura" por uma votação de 526 a 70. [1] No entanto, o documento também continha uma declaração dizendo que esta política não seria a palavra final e a pesquisa continuaria (As Resoluções de Lambeth não são obrigatórias para as igrejas membros da Igreja Anglicana, mas têm considerável autoridade moral). Outras resoluções foram aprovadas, como a Issues in Human Sexuality, aprovada em 1991, que declara que relações estáveis entre pessoas do mesmo sexo são aceitáveis para leigos mas não para o clero.[2]

Em 2003, a Igreja da Inglaterra anunciou a nomeação de Jeffrey John, um clérigo vivendo em uma relação doméstica com outro homem, como bispo de Reading. Tradicionalistas da Igreja se sentiram ofendidos e John sucumbiu à pressão do Arcebispo de Cantuária (que tinha apoiado a nomeação inicialmente) e outros para desistir antes que tivesse sido formalmente eleito. Ele foi então nomeado Deão de Saint Albans. Até o ano de 2004, outras províncias tais quais a Igreja Episcopal dos Estados Unidos, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Anglicana do México, a Igreja Episcopal da Escócia e a Igreja Anglicana da África Meridional permitiam a ordenação de clérigos homossexuais não-celibatários e a benção de uniões do mesmo sexo. Na Igreja Anglicana do Canadá, seis paróquias na Diocese de New Westminster abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo, e o deão Peter Elliott daquela diocese é um homossexual em uma relação compromissada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. David Skidmore, 1998-08-07, Lambeth Conference 1998 Archives. Accessed 2007-04-12.
  2. House of Bishops of the General Synod of the Church of England. Issues in Human Sexuality. New York City: Morehouse, 1992. ISBN 0819215880.