Hong Xiuquan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hong Xiuquan

Hong Xiuquan (Guangdong, 1 de janeiro de 1814Nanquim, 1 de junho de 1864) foi um revolucionário religioso chinês que liderou a rebelião Taiping.

Biografia

Nasceu no seio de uma família hakka pobre, em Guangdong, mas conseguiu educar-se. Por volta dos 20 anos, contraiu uma doença grave, durante a qual tinha visões místicas. Mais tarde, aprovado nos exames de manchu, converteu-se ao Cristianismo e logo auto-denominou-se "o mais jovem irmão de Jesus", o "filho de Deus, mandado por Ele para salvar a China".

Conseguiu um grande número de adeptos pobres, iniciando sua rebelião em 1850, na província de Guangxi, e estendendo-se rapidamente pela região do Yangtzé. Os rebeldes tomaram Nanquim (Nanjing) e chegaram a desfechar um ataque malsucedido a Pequim (Beijing).

Em Nanquim, Xiuquan estabeleceu uma teocracia autoritária, impondo uma disciplina extrema às suas tropas. Nesse tempo, levou a cabo uma tradução chinesa da Bíblia.

Mas o governo central da China reagiu e tropas imperiais - auxiliadas por militares ingleses e mercenários norte-americanos - esmagaram a revolta. Cercado em Nanquim, Hong Xiuquan suicidou-se, trespassando-se com uma espada.

Bibliografia

  • Toledo, J. Dicionário de Suicidas Ilustres. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1999. ISBN 85-01-05335-X


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.