Honorato de Milão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santo Honorato de Milão
Bispo de Milão
Nascimento Milão
Morte
Gênova
Veneração por Igreja Católica<br
Festa litúrgica 2 de fevereiro
Portal dos Santos

Honorato de Milão foi arcebispo de Mediolano (atual Milão) de 576 a 572. A Igreja Católica o venera como santo e celebra sua memória em 8 de fevereiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Segundo uma tradição da Baixa Idade Média, ao menos desde o fim do século XIX ele era considerado pertencente à família milanesa dos Castiglioni.

Honorato foi eleito arcebispo[1] depois do trágico período da peste em Milão, doença que levou à morte seus dois predecessores.

Depos de somente dois anos de episcopado, com o ataque de Alboíno, rei doslombardos, Honorato fugiu a Gênova com toda a sua corte, o clero ordinário (aqueles em serviço nas duas catedrais) e as famílias abastadas da cidade: dessa data em diante, os arcebispos de Milão ficaram em Gênova pelos oitenta anos seguintes.

O afastamento do arcebispo da sede de Milão determinou uma crise não apenas na vida da cidade, mas também na sua função de sé episcopal, comprometendo as relações entre o titular da cátedra e seus fiéis que ficaram sob dominação lombarda, principalmente depois da Controvérsia dos Três Capítulos.

Embora tivesse abandonado apressadamente o seu povo para tutelar a instituição da Igreja milanesa, Honorato é louvado por seu interesse pelos pobres de Milão.

Em 572, ele morreu em Gênova, onde foi sepultado.

Notas e referências

  1. Usa-se aqui o termo arcebispo porque Milão já era seguramente uma metropolia. De fato, para o chefe da Igreja milanesa começou-se a usar o título de "arcebispo" somente ao final do século VIII.
  • Artigo inicialmente traduzido da wikipedia em italiano, dessa edição [1].

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dizionario di erudizione storico-ecclesiastica| de Gaetano Moroni, 1879, Venezia, Tip. Emiliana
  • Dizionario Biografico degli Italiani di Alberto Maria Ghisalberti, Massimiliano Pavan, Istituto della Enciclopedia italiana - 1960, Milano

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.