Hooking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em programação de computadores, o termo hooking (enganchar) cobre uma série de técnicas utilizadas para modificar ou melhorar o comportamento de um sistema operacional, aplicações ou outros componentes de software através da interceptação de chamadas de funções, mensagens ou eventos passados entre componentes de software. O código que manipula tais chamadas de funções, mensagens ou eventos interceptados é chamado de "hook" (gancho).

O hooking é utilizado para diversos propósitos, incluindo depuração e extensão de funcionalidade. Alguns exemplos podem ser a interceptação de mensagens de eventos de teclado ou mouse antes que eles cheguem às aplicações ou a interceptação de chamadas do sistema operacional com o objetivo de monitorar o comportamento ou modificar a função de uma aplicação de outro componente.

Também pode ser utilizado por código malicioso. Por exemplo, rootkits, pedaços de software que tentam tornar-se invisíveis fingindo a saída de chamadas de API que caso contrário revelariam sua existência, freqüentemente utilizando técnicas de hooking. Wallhacking é outro exemplo de comportamento malicioso, que pode originar de técnicas de hooking. Ele é feito interceptando-se chamadas de funções de um jogo de computador e alterando o que é mostrado para o jogador, a fim de se obter uma vantagem injusta sobre outros jogadores.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.