Hooverville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma hooverville perto de Portland, no Oregon.

Hooverville era o nome popular dado para as favelas construídas por pessoas sem-teto durante a Grande Depressão nos Estados Unidos. Esses assentamentos receberam esse nome por causa do presidente americano na época, Herbert Hoover, acusado de ter supostamente deixado o país mergulhar na depressão. O termo foi cunhado por Charles Michelson, chefe de publicidade do Comitê Nacional Democrata.1

Histórico[editar | editar código-fonte]

Sem-tetos estavam presente antes da Grande Depressão nos Estados Unidos e eram comuns na década de 1920, mas a crise econômica aumentou a quantidade de pessoas sem casa e as concentrou em assentamentos urbanos perto dos "sopões" administrados por instituições de caridade. Esses assentamentos foram formados em áreas vazia e, geralmente, consistiam de tendas e barracas pequenas. As autoridades não reconheciam oficialmente estas hoovervilles e ocasionalmente removiam os ocupantes por invasão de propriedades privadas, mas os governantes frequentemente toleravam ou ignoravam esse problema. O New Deal promulgou programas de apoio especiais visando os desabrigados.

Alguns dos homens que acabaram forçados a viver nestas condições possuíam habilidades de construção e eram capazes de construir suas casas em pedra. A maioria das pessoas, no entanto, recorria para a construção de suas residências em madeira de caixotes, papelão, sucatas de metal, ou quaisquer outros materiais que estavam disponíveis no lugar. Eles geralmente tinham um pequeno fogão, camas e um par de utensílios de cozinha simples.

Após 1940, a economia se recuperou, o desemprego caiu, e programas de erradicação das favelas destruiu todas as hoovervilles.2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hans Kaltenborn, It Seems Like Yesterday (1956) p. 88
  2. Steven L. Danver, Revolts, protests, demonstrations, and rebellions in American History (2010) p. 839
Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço relacionado ao Projeto América do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.