Horácio Slughorn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Horace E. F. Slughorn
Horace Slughorn
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 28 de Março de 1906
Cabelo Careca (outrora cabelos cor de palha), grande bigode prateado (outrora ruivo)
Olhos Verde claros e protuberantes
Sangue Puro
Família Desconhecida
Dados biográficos
Casa Blason Serpentard.svg Slytherin
Organizações as
quais pertence
Nenhuma
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Intérprete Jim Broadbent
Personagem da série Harry Potter

Horácio Slughorn é um personagem fictício da série Harry Potter. Ele é professor de Poções no sexto ano da série. Já tinha dado aulas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (teve como alunos Lílian Evans,Tiago Potter,Severo Snape, vários outros Comensais da Morte e o próprio Lord Voldemort).

Vaidoso, adora papagaiar a fama de personalidades do mundo bruxo que foram seus alunos. Para organizar essa rede, ele formou o Clube do Slugue, um grupo de estudantes talentosos ou próximos de pessoas influentes que ele procura orientar para que no futuro, possam retribuir essa atenção com pequenos favores.

Ele é um homem contraditório. Aparentemente gordo e jovial, sempre trata os estudantes de meu rapaz e parece deliciado quando eles se saem bem nas suas aulas. Ele é também um apreciador das boas coisas da vida, boa comida, boa bebida e boa companhia.

Slughorn na história[editar | editar código-fonte]

Slughorn apareceu pela primeira vez em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, capítulo quatro: Horácio Slughorn, no qual Harry e Dumbledore o visitam a fim de convidá-lo a lecionar em Hogwarts. Como o professor não tem interesse em ensinar nesse colégio, ele finge que a casa onde estava atualmente havia sido invadida e destruída pelos Comensais da Morte. Felizmente ele havia utilizado em sua "encenação barata" sangue de dragão, o que o denunciou ao Professor Dumbledore.

Ele já foi Professor de Poções em Hogwarts, e também diretor da Sonserina nessa mesma época, por volta de 1940. Se retirou de seus cargos no ano de 1980, sucedido por Severo Snape.

Por baixo de toda pompa, Slughorn é um homem que carrega pesada culpa, há mais de cinquenta anos. Foi Horácio Slughorn quem, no outono de 1943, sem pensar, contou ao aluno Tom Riddle, então com 16 anos, os segredos da magia mais desprezível, conhecida como Horcrux.

Riddle era um dos alunos preferidos de Slughorn (senão o preferido) por sua capacidade e inteligência. O professor sempre soube que ele seria alguém importante.

Depois de extrair do professor tudo o que queria saber, Riddle começou seu reino de terror sobre o mundo dos bruxos assumindo o nome de Lord Voldemort e se tornando praticamente imortal.

Na realidade, o professor não disse muito sobre os Horcruxes, nada que Riddle não pudesse descobrir sozinho (ele já estava no caminho). Mesmo assim Horácio não se perdoou por ter deixado as palavras escaparem de sua boca impensadamente, ele só percebeu o enorme interesse do rapaz tarde demais. Desde então passou a se culpar de toda a destruição, maldades e mortes causadas pelo Lord das Trevas.

Na época, ele era professor de Poções e chefe da Sonserina, e vivia satisfeito com seu Clube do Slugue. Ele era bem menos gordo e ainda tinha cabelos. Ele sempre foi um pouco covarde pois se escondia de todos que detinham cargos de poder.

Suas aulas, em 1943, eram dadas exclusivamente aos alunos de sua Casa, com Riddle, Lestrange e Avery como participantes. Todos mais tarde se tornariam Comensais da morte, mas Slughorn não se importava e nem se dava conta disso. O que o levou para Sonserina foi sua ambição e sua atração pelo poder e pelos poderosos, não seu desejo de perseguir os trouxas ou a preocupação com a pureza do sangue. A prova disso é que suas alunas preferidas foram Lílian Evans e Hermione Granger, ambas trouxas.

Uma característica forte de Slughorn é que ele sempre fica onde acha que tem mais segurança (ele mesmo só foi para Hogwarts depois que Harry o convenceu de que estaria seguro sob a proteção de Dumbledore).

Ele viveu um ano se escondendo, depois da volta de Voldemort, com medo que os comensais da morte, por ele ter sido da Sonserina, quisessem sua ajuda. Ele não concorda com as atividades de Voldemort e também é bastante covarde, tanto que não assume completamente sua participação na Ordem da Fênix, grupo que luta contra Voldemort.

Ele lecionou em Hogwarts pelo menos até o final dos anos 70, porque foi professor de Lílian Evans (que entrou para Hogwarts em 1971). É provável que ele tenha trabalhado até o final de 1980-1981, quando se aposentou e foi substituído por Severo Snape.

Depois disso ele aproveitou sua vida tranquila por cerca de quatorze anos, embora, sem dúvida soubesse da verdadeira identidade de Lord Voldemort e seus sentimentos de culpa e arrependimento as vezes o incomodassem.

Envolvimento na história[editar | editar código-fonte]

Slughorn é o personagem crucial para a vitória de Harry sobre Voldemort.

A princípio, todos achavam que ele ensinaria Defesa Contra as Artes das Trevas, mas, na hora do banquete de abertura, descobriu-se que ele seria o professor de Poções e que Severo Snape passaria a ensinar Defesa Contra as Artes das Trevas (seu grande sonho).

Snape só aceitava alunos que tivessem conseguido um O (Ótimo) nos N.O.M.s em sua classe, ou seja, a nota máxima. Como Harry só conseguiu um E (Excede Expectativas), pensou que não fosse estudar com Snape e não comprou material. Slughorn ficou satisfeito com um E e permitiu que os alunos que conseguiram essa nota entrassem em sua classe. Ele entregou a Harry e Rony dois livros antigos de Preparo avançado de poções, sendo que Harry recebeu um livro assinado pelo "Príncipe Mestiço", que continha observações sobre o melhor preparo de poções e até mesmo feitiços ligados à Arte das Trevas, como o Levicorpus e Sectumsempra (o qual Harry usou contra Draco Malfoy, algum tempo depois). No final da história é descoberto que o Príncipe Mestiço era na verdade Severo Snape.

Esse livro foi o grande trunfo para o rapaz ganhar a poção Felix Felicis, que além de ser útil para Harry, foi crucial para os membros da A.D. enfrentarem os comensais da morte dentro de Hogwarts, no dia da morte de Dumbledore.

A poção Felix Felicis também permitiu que Harry extraísse de Slughorn a memória do acontecido entre ele e Tom Riddle, quando contou sobre os Horcruxes. E o melhor foi que depois o professor nem soube do ocorrido, pois tal fato aconteceu no "velório" de Aragogue (Acromântula gigante que morava na Floresta Proibida, era um "bicho de estimação" de Hagrid) , onde Slughorn estava completamente bêbado.

Ao fim, depois que Snape foi embora de Hogwarts com os Comensais da Morte, Slughorn tornou a ser professor de poções e diretor da Casa Sonserina, como foi visto no funeral de Dumbledore.

Ficha técnica de Horácio Slughorn[editar | editar código-fonte]

Nome completo: Horácio E. F. Slughorn

Data de Nascimento: 28 de Março de 1906

Cabelo: Careca (outrora cabelos cor de palha), grande bigode prateado (outrora ruivo)

Olhos: Verde claros e protuberantes

Físico: Baixo e extremamente gordo e barrigudo.

Associações: Sonserina, Clube do Slugue

Primeira aparição: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Habilidades: É um perfeito preparador de Poções, cujo talento é reconhecido até mesmo por Voldemort.

Peculiaridade: Uma de suas sobremesas favoritas é abacaxi cristalizado. Adora usar coletes (que sobem pela sua barriga enquanto os botões quase arrebentam) e jaquetas de veludo.

Sobre o nome[editar | editar código-fonte]

Seu nome em inglês soa como o nome de vários sonserinos. Pode ser derivado de "Slug", beber álcool, e de "Horn", que além de chifre pode ser também a palavra para um antigo tipo de cálice. Slughorn é um nome escocês, assim como Scrimgeour, McLaggen, Moody e McGonagall.

Seus alunos[editar | editar código-fonte]

Slughorn tem uma coleção de fotos de seus alunos mais brilhantes. Entre eles estão Barnabás Cuffe, editor do Profeta Diário, Guga Jones, que é capitã do time feminino de quadribol Harpias de Holyhead, Lílian Potter, Régulo Black

Horácio Slughorn é nomeado novo vice diretor de Hogwarts e Minerva nova diretora.

Cargos[editar | editar código-fonte]

Antecedido por Cargo Sucedido por
Desconhecido Professor de Poções
1930-1980
Severo Snape
Severo Snape Professor de Poções
1º de setembro de 1996
Horácio Slughorn
Horacio Slughorn Diretor da Sonserina
1930-1980
Severo Snape
Severo Snape Diretor da Sonserina
Junho de 1997
Horácio Slughorn