Horário de Moscovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Horário de Moscovo é a zona horária da cidade de Moscovo, Rússia e maioria do ocidente da Rússia, incluindo São Petersburgo. Do ocidente, é a segundo das 11 zonas horárias na Rússia. Em concordância com o Decreto de Sovnarkom, Conselho dos Comissários do Povo, de 16 de Junho de 1930, o Decreto de Horário foi introduzido, adicionando uma hora a cada zona horária da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, então o Horário de Moscovo tem 3 horas a mais do Tempo Universal Coordenado.

O Horário de Moscovo é usado para os horários de comboios, aviões, barcos, etc. em toda a Federação Russa, este horário é registado em telegramas, etc. Os horários na Rússia são muito anunciados em todas as estações de rádio do país como Horário de Moscovo.

O Horário Standard de Moscovo (MSK, МСК) tem 3 horas a mais do UTC, ou UTC+3.

O Horário de Verão de Moscovo (MSD) tem uma hora a mais do Horário Standard de Moscovo, fazendo UTC+4.

Uso[editar | editar código-fonte]

A secção europeia da Rússia (a porção da Rússia a oeste dos Montes Urais), que contem a cidade de Moscovo, usa o Horário de Moscovo só durante o Inverno, entre o último domingo de outubro e o último domingo de março. Em Kaliningrado é usado o Horário do Leste Europeu (UTC+2). Samara, e Udmurtia usam o Horário de Samara (UTC+4) em vez do Horário de Moscovo.

Na Zona Horária de Samara é usado UTC+4, em Samara e Udmúrtia.

No passado, o Horário de Moscovo foi usado na secção europeia da antiga URSS:

Entre 1922 e 1930 e 1991 e 1992, o Horário do Leste Europeu foi usado em Moscovo.

Horário de Verão de Moscovo[editar | editar código-fonte]

Como a maior parte do resto do Mundo, durante o Verão, o horário de Moscovo adianta uma hora para UTC+4.

Desde 1981 é usado na secção europeia da antiga URSS:

O Horário de Verão de Moscovo foi usado em Samara entre 1989 e 1990.

Só a cidade de Moscovo usou o Horário de Verão do Leste Europeu em 1991-1992 e foi usado o Horário de Verão do Leste Europeu no Verão de 1991. Pelo Verão de 1992, a cidade e a região reverteu para o Horário de Moscovo.