Horace Walpole

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Horace Walpole.jpg

Horace Walpole (24 de setembro de 17172 de março de 1797) foi um aristocrata e romancista inglês. Inaugurou um novo gênero literário, o romance gótico, com a publicação da obra O Castelo de Otranto (The Castle of Otranto ,1764).

Walpole, conde de Orford, filho caçula do primeiro ministro britânico Robert Walpole, formou-se no King´s College, de Cambridge, onde estudou matemática, música e anatomia. Em 1741, ingressou no Parlamento inglês, onde permaneceu como deputado após o falecimento de seu pai, em 1745.

Leal ao rei Rei George II e à rainha Carolina, Walpole toma o partido deles, contra o filho Frederick, príncipe de Galles, a quem ele se refere com amargura em suas memórias. A residência de Walpole, Strawberry Hill, perto de Twickenham, é um conjunto fantasioso de estilo neogótico, que cria uma nova tendência arquitetônica.

Em 1757, Walpole passa a imprimir suas obras em Strawberry Hill. As publicações são inúmeras, mas são as suas memórias, registradas nas correspondências com seus amigos, que acabaram por tornar-se para os historiadores, uma fonte detalhada de informações sobre o cenário político e social daquele período.

Em uma destas cartas, escrita em 28 de janeiro de 1754, Walpole cria o termo serendipty, fazendo referência à história persa Os Três Príncipes de Serendip e à capacidade dos protagonistas de realizar descobertas acidentalmente.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Horace Walpole