Horrible Histories (Série de TV)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Horrible Histories
HHlive-actionlogo.png
Informação geral
Formato Série
Duração 30 minutos
Criador(es) Dominic Brigstocke
Caroline Norris
País de origem  Inglaterra
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Steve Connelly
Dominic Brigstocke (Temporadas 2-4)
Chloe Thomas (Temporadas 1 e 4)
Narrador(es) John Eccleston (Rattus Rattus)
Elenco Mathew Baynton
[[Simon Farnaby]]
Martha Howe-Douglas
Jim Howick
Laurence Rickard
Ben Willbond
Sarah Hadland
Tema de abertura Richie Webb
Matt Katz
Exibição
Emissora de
televisão original
BBC HD
Formato de exibição [1080i]] (HDTV)
Transmissão original 16 de abril de 2009 - 23 de julho de 2013
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 65 episódios regulares, 7 episódios especiais

Horrible Histories ou Deu a Louca na História foi uma série de televisão infantil de comédia britânica, inspirado nas histórias da franquia infantil de mesmo nome escritos por Terry Deary. O show foi produzido para CBBC, por Lion Television e Citrus Television; e ocorreu entre os anos 2009 até 2013 por cinco temporadas de treze episódios com duração de trinta minutos, com pontuais promoções sazonais e Olímpicos adicionais.

O programa de TV exerce sobre o estilo gráfico e grande parte do conteúdo do Horrible Histories série de livros. Ele mantém um foco irreverente, mas precisa geralmente da franquia nos aspectos escuros, horríveis ou escatológicas dos britânicos e outro mundo ocidental da história, abrangendo desde a Idade da Pedra até a era pós-Segunda Guerra Mundial. Épocas históricas individuais ou civilizações são definidas e nomeadas como nos livros, com esboços de vários períodos de tempo diferentes combinados em um único episódio utilizando muitas vezes live-action, outras mídias ou paródias do Reino Unido, celebridades e vídeos de música que são intercaladas com animações e questionários. A trupe é estrelada por Mathew Baynton, Simon Farnaby, Martha Howe-Douglas, Jim Howick, Laurence Rickard e Ben Willbond ao lado de um grande elenco de apoio liderado por Sarah Hadland, Lawry Lewin, Alice Lowe e Dominique Moore. O rato fantoche "narrador", Rattus Rattus, aparece em segmentos curtos, explicando a base real para cada desenho.

A equipe de criação foi em grande parte recrutados do Reino Unido para desenvolver cenas de comédia. Eles se inspiraram nos clássicos de história-comédia, tipicamente britânica, como nos filmes Blackadder e os Monty Python. A série foi um sucesso de crítica e classificações, acabou ganhando um grande público de todas as idades através da sua abordagem não condescendente e inclusivo. Ele já ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais e foi nomeado entre as maiores séries de televisão para crianças britânicas de todos os tempos.

No Brasil, estreou no canal aberto TV Cultura em 2011. Atualmente, está sendo exibido pelo canal público TV Escola.

Em 2011, um game show spin-off, Horrible Histories: Gory Games, foi lançado no CBBC. No mesmo ano, o show original foi remontado para o canal principal BBC One como Horrible Histories com Stephen Fry, tendo Fry como apresentador substituindo o rato fantoche.