A.C.Camargo Cancer Center

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hospital AC Camargo)
Ir para: navegação, pesquisa

O A.C.Camargo Cancer Center [1] (antigo Hospital A.C.Camargo, apelidado pela sociedade de Hospital do Câncer) é um hospital oncológico localizado no bairro da Liberdade na cidade de São Paulo. É especializado no diagnóstico, tratamento e pesquisa de câncer em humanos.[2] [3]

História[editar | editar código-fonte]

Mantenedora do Hospital do Câncer de São Paulo, a Fundação Antônio Prudente é o embrião da própria instituição hospitalar.

Tudo começou em 1934, quando o Prof. Dr. Antonio Cândido de Camargo, da Faculdade de Medicina da USP, lançou a semente da Associação Paulista de Combate ao Câncer. A APCC teve seu primeiro estatuto social em 1936 e buscava combater os tumores malignos através de assistência médica hospitalar, difusão de informação, preparo de educadores voluntários e leigos e aperfeiçoamento de médicos e técnicos na área de Oncologia.

Antônio Prudente, jovem e renomado cirurgião, discípulo de A. C. Camargo, trazia consigo a idéia de fundar um hospital para tratar o câncer. Em 1943 conseguiram-se os primeiros 100 contos de Réis. Depois vieram as campanhas para a arrecadação de fundos, com destaque para o donativo oferecido pelo Comendador Martinelli, tratado pelo cirurgião Prudente, de 1.000 Contos de Réis.

Em 1946, a jornalista Carmen Prudente, já então casada com Antônio, cria a Rede Feminina de Combate ao Câncer e envolve boa parcela da população de São Paulo em torno da construção do hospital. Um jovem estudante de Medicina, Humberto Torloni, filho de imigrantes italianos, vence o concurso de arrecadação de fundos e como premio ganha uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, quando volta ao Brasil oferece-se a fazer parte da equipe da Fundação Antonio Prudente, tornando-se nos dias de hoje um grande e renomado icone do Hospital A. C. Camargo. No dia 23 de abril de 1953 entrava em funcionamento o Instituto Central - Hospital A. C. Camargo. Era o 1º. hospital de São Paulo erguido pela população e voltado para ela, sem distinções.

O corpo clínico do Hospital era constituído de 54 médicos efetivos, selecionados por Prudente. Compunham também a equipe cinco consultantes e 16 médicos residentes, distribuídos em 5 departamentos: Cirurgia (três serviços), Medicina, Radiologia, Anatomia patológica e Patologia Clínica. No ano de 1955 formava-se a 1ª turma de Residência Médica. Em 21 de novembro de 1961 o Hospital é considerado Instituto Complementar da USP e a Residência Médica como curso de Extensão Universitária, credenciada oficialmente pelo MEC.

No ano de 1973 a APCC é transformada em Fundação Antônio Prudente, hoje entidade filantrópica reconhecida oficialmente. Seu Conselho Curador elege, periodicamente, a Diretoria Executiva do Hospital e supervisiona sua gestão.

O Hospital do

Câncer A. C. Camargo e a Fundação Antônio Prudente fizeram do Brasil um dos países de destaque no diagnóstico do câncer, tratamento e pesquisas sobre o câncer.[2] [3] [4]

No dia 14 de Maio de 2013 teve seu nome alterado para A.C.Camargo Cancer Center, buscando referência internacional como centro oncológico que atua nas frentes de prevenção, tratamento, ensino e pesquisa.[5]

Referências

  1. http://agencia.fapesp.br/17270
  2. a b Equipe do A.C.Camargo Câncer Center, Equipe de Comunicação Corporativa do Hospital A.C.Camargo Câncer Center e instituições associadas. História do Hospital A.C.Camargo. A.C.Camargo Câncer Center. Página visitada em 30 de Agosto de 2013.
  3. a b Equipe do R7, Sempre TOPS. Hospital A.C.Camargo-Telefone e Endereço. Sempre TOPS.com. Página visitada em 30 de Agosto de 2013.
  4. DINO. A.C.Camargo é o 1º hospital voltado exclusivamente ao câncer a atingir marca de 50 mil fãs no Facebook. DINO o divulgador de notícias. Página visitada em 30 de Agosto de 2013.
  5. Agência FAPESP. Hospital A.C.Camargo passa a se chamar A.C.Camargo Cancer Center. FAPESP.com. Página visitada em 30 de Agosto de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.