Hospital de Egas Moniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hospital do Ultramar)


Hospital de Egas Moniz
Centro Hospitalar Lisboa Ocidental
Hospital de Egas Moniz
Localização Lisboa, Portugal
Fundação 24 de Abril de 1902
Sistema de saúde Serviço Nacional de Saúde
Tipo Entidade Pública Empresarial
Universidade afiliada Universidade Nova de Lisboa
Urgências Sim
Leitos 404
Site Página Oficial
editar

O Hospital de Egas Moniz (HEM) - antigo Hospital do Ultramar (HU) - é uma unidade hospitalar portuguesa, atualmente integrada no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental EPE (CHLO). Está situado na Rua da Junqueira, freguesia de Alcântara em Lisboa, junto ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Possui cerca de 380 camas.

Integra o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE (CHLO).[1]

História[editar | editar código-fonte]

O atual Hospital de Egas Moniz foi criado como Hospital Colonial por carta de lei do Rei D. Carlos I, a 24 de abril de 1902. Pela mesma carta de lei foi também criada a então Escola de Medicina Tropical - com a qual o hospital deveria colaborar de perto - ficando ambas as instituições instaladas no edifício da Real Cordoaria.

O Hospital Colonial funcionava na dependência do Ministério da Marinha e Ultramar e destinava-se a dar assistência médica aos funcionários civis e militares que regressavam do Ultramar Português com doenças tropicais e infecciosas.

Em 1919, é adquirida a Quinta do Saldanha na Junqueira para aí ser instalado o hospital. É aí construído um pavilhão de internamento, financiado por Macau, que recebe o seu nome e é inaugurado a 1925. As instalações da Junqueira irão ser sucessivamente aumentadas e modernizadas, com a construção de diversos novos pavilhões e edifícios até à década de 1970.

Em 1948, o hospital passa a designar-se "Hospital do Ultramar".

A 5 de outubro de 1974, no âmbito das comemorações do centenário de António Egas Moniz, o hospital passa a designar-se "Hospital de Egas Moniz".

Na sequência da extinção do Ministério do Ultramar, o hospital passa para a dependência da Secretaria de Estado da Saúde.

Em 2002, o hospital é transformado em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, como Hospital de Egas Moniz, S.A. e em 2005 foi integrado no novo Centro Hospitalar Lisboa Ocidental EPE, que também agrupa os hospitais de Santa Cruz e de São Francisco Xavier.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.