Hotel Balmoral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hotel Balmoral
Hotel Balmoral
Balmoral Hotel
Informações
Localização Escócia Edimburgo, Escócia (Reino Unido)
Inauguração 1902
Estrelas 5 de 5 estrelas.
Arquiteto W. Hamilton Beattie
Proprietário The Rocco Forte Collection
Restaurantes 2
Quartos 188
Suítes 20
www.thebalmoralhotel.com.br

O Hotel Balmoral (em inglês: Balmoral Hotel) ou simplesmente The Balmoral é um luxuoso e famoso hotel cinco-estrelas da cidade de Edimburgo, Escócia. Localizado no centro da cidade na famosa Princes Street, principal rua da Cidade Nova de Edimburgo.

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado em 1902, tendo sido projetado pelo arquiteto William Hamilton Beattie e ficou conhecido durante todo o século XX como Hotel Britânico do Norte. Foi concebido para abrigar os passageiros da Estação Warveley. Manteve esse nome até o final da década de 1980, quando foi remodelado e rebatizado de Balmoral Hotel em referência ao Castelo de Balmoral.

O Balmoral era famoso por seus alojamentos confortáveis e luxuosos e por sua torre, construída para auxiliar os passageiros nos horários de embarque. O prédio foi construído em estilo Vitoriano.

Cultura Popular[editar | editar código-fonte]

  • Em Fevereiro de 2007 foi confirmado que a autora J. K. Rowling terminou o último livro da série Harry Potter, Harry Potter e as Relíquias da Morte neste hotel. Rowling deixou uma carta dizendo: "Eu, J. K. Rowling terminei o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte neste quarto (652) em 11 de janeiro de 2007."[1]
  • O Hotel foi cenário de grande parte do filme escocês Hallam Foe.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «BOOK 7 completed». The Scotsman. Consultado em 3 de fevereiro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]