Hotel Imperial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hotel Imperial
 Estados Unidos
1939 •  p&b •  67 min 
Gênero drama
Direção Robert Florey
Roteiro Gilbert Gabriel
Robert Thoeren
Lajos Biró (história)
Elenco Isa Miranda
Ray Milland
Reginald Owen
Gene Lockhart
J. Carrol Naish
Distribuição Paramount Pictures
Idioma inglês

Hotel Imperial é um filme estadunidense de 1939, do gênero drama, dirigido por Robert Florey e estrelado por Isa Miranda e Ray Milland.

A produção foi atribulada desde o início, ainda em 1936. Por essa época, Marlene Dietrich deveria ser a heroína, contudo suas constantes brigas com o diretor Henry Hathaway levaram-na a abandonar o projeto, isso depois de ter exigido que todo o roteiro fosse reescrito. As filmagens somente recomeçaram meses mais tarde, com Margaret Sullavan no papel principal. Ela, no entanto, caiu do cavalo enquanto passeava ao lado do set, e acabou com um braço quebrado.[1] O estúdio queria que ela continuasse a atuar usando uma tipoia,[2] mas isso foi demais para Hathaway, que também partiu. La Dietrich fez uma tentativa de retornar, com o diretor Josef von Sternberg a tiracolo, porém a Paramount desprezou-a e chamou Isa Miranda. Isa era um sex symbol na sua Itália natal, mas não sabia inglês, por isso teve de recitar foneticamente suas falas.[2] Para coroar tantos infortúnios, o astro Milland quase morreu durante as filmagens, ao cair do cavalo em uma sequência de carga de cavalaria.

Hotel Imperial é a semirrefilmagem, com o roteiro modificado,[1] da produção homônima de 1927, estrelada por Pola Negri. Outra versão seria feita em 1943 por Billy Wilder, sob o título de Five Graves to Cairo, com a ação transportada para o Egito.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Estortores da Primeira Guerra Mundial. Anna Warschawska chega a uma pequena cidade na fronteira entre Rússia e Áustria. Seu objetivo é vingar-se do oficial austríaco que ocasionou o suicídio de sua irmã. Dele, ela sabe apenas o número do quarto em que está hospedado, por isso emprega-se como arrumadeira no hotel. Enquanto tece seu plano, Anna também posa como modelo, o que chama a atenção do General Videnko, amante de pinturas, e conhece o Tenente Nenassey, que ela julga ser o traidor que procura.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Isa Miranda Anna Warschawska
Ray Milland Tenente Nenassey
Reginald Owen General Videnko
Gene Lockhart Elias
J. Carrol Naish Kuprin
Curt Bois Anton
Henry Victor Sultanov
Albert Dekker Sargento
Betty Compson Soubrette

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • EAMES, John Douglas, The Paramount Story, Londres: Octopus Books, 1985

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b EAMES, John Douglas, The Paramount Story, Londres: Octopus Books, 1985 (em inglês)
  2. a b http://www.allrovi.com/movies/movie/hotel-imperial-v95686[ligação inativa]
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.