Hotfix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um hotfix, na acepção antiga, constituía um reparo de software feito com o sistema operando, ou seja, com ele rodando, estando o sistema ligado. O termo pode ser visto, com emprego semelhante, em unidades de disco rígido

No emprego recente do termo,um hotfix é um único pacote cumulativo que inclui um ou mais arquivos que são usados para endereçar um problema num produto de software (isto é, uma parte de software). Tipicamente, hotfixes são feitos para endereçar uma situação específica de clientes e não pode ser distribuído fora da organização de clientes.Para simplificar, considere um hotfix, ou mesmo um conjunto de hotfixes, um pacote usado para corrigir um série de bugs(falhas), seja em aplicativos ou no próprio sistema. Um exemplo bem tangível são as atualizações de segurança,que objetivam sanar as vulnerabilidades.

Um pacote de hotfix talvez contenha vários reparos incluídos de pedaços, aumentando o risco de possíveis regressões. Um reparo incluído de pedaço é um reparo de pedaço de software que não tem como objetivo principal de um reparo de software, mas antes o efeito colateral dele. Por causa disto algumas bibliotecas usadas para atualizações automáticas como StableUpdate também são características oferecidas para desinstalar os reparos aplicados se for necessário.

Num contexto de Janelas de Microsoft, hotfixes são remendos pequenos projetados para endereçar edições específicas, a maioria comummente a furos frescamente descobertos de segurança. Estes são arquivos pequenos, frequentemente automaticamente instalados no computador com Janelas que se actualizam (embora alguns só podem ser obtidos via Apoio da Microsoft) e podem conter um reparo rápido eliminando a necessidade para uma reinicialização do sistema.

Sistemas operacionais mais modernos e muitos programas autônomos oferecem a capacidade de baixar e de aplicar reparos automaticamente. Em vez de criar esta característica de arranque, os empresários podem escolher usar um proprietário (como RTPatch) ou abre-fonte (como StableUpdate e JUpdater) pacotes que fornecem as bibliotecas necessárias e ferramentas.

Há também um número de programas contra terceiros de software para ajudar na instalação de hotfixes a múltiplas máquinas ao mesmo tempo. Estes produtos de software também ajudam o administrador criando uma lista de hotfixes já instalado em múltiplas máquinas.


Ver também[editar | editar código-fonte]