Dead Meadow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Howls from the Hills)
Dead Meadow
Dead Meadow
Dead Meadow no 2011
Informação geral
Origem Washington, D.C.
País Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock
Stoner rock
Heavy metal
Neo-psicodelia
Rock psicodélico
Período em atividade 1998 - atualmente
Gravadora(s) Xemu Records
Matador Records
Tolitta Records
Planaria Records
Afiliação(ões) Wolfmother
Integrantes Jason Simon
Steve Kille
Mark Laughlin
Ex-integrantes Stephen McCarty
Cory Shane
Página oficial Sitio Oficial

Dead Meadow é uma banda de stoner rock/rock psicodélico formado em Washington, DC., Estados Unidos no ano de 1998. Eles já lançaram sete álbuns em sua carreira.

História[editar | editar código-fonte]

O Dead Meadow foi criado na cena punk/indie de DC, embora sua música se inspirasse em outras fontes (neo-psicodelia). A banda se formou no final de 1998 das cinzas de duas bandas locais, The Impossible Five e Colour,quando o vocalista e guitarrista Jason Simon, o baixista Steve Kille e o baterista Mark Laughlin uniram-se para demonstrar seu amor pelo hard rock dos anos 70 e na psicodelia dos anos 60 e de escritores como J.R.R. Tolkien e H.P. Lovecraft. A banda lançou seu debut em 2000 pelo selo independente Tolotta Records,[1] que pertencia ao ex-Fugazi, Joe Lally e lança uma versão em vinil pelo selo independente, Planaria Records, localizado em DC. Em 2001 a banda lança o seu segundo álbum, ainda pela gravadora Tolotta. A banda gravou e produziu o seu primeiro álbum em seu próprio local de ensaio, por alguns dólares e com alguns deslizes de produção, já Howls From The Hills foi concebido em um celeiro em Liberty, Indiana. Naquele tempo, o som da banda soava mais maduro e com uma produção mais cuidadosa e o resultado disso é que a banda experimentou mais em relação ao último álbum, contendo do heavy rock à baladas blues-folk, do space rock à boogie. No começo de 2002, o baterista original,Mark Laughlin relutantemente deixa o grupo, logo sendo substituído pelo velho amigo e colaborador, Stephen McCarty (na qual a fazenda do avô, foi gravado o segundo álbum da banda). Na metade de 2002, a banda conhece Anton Newcombe da banda Brian Jonestown Massacre, que grava, produz e prensa o álbum ao vivo da banda batizado de Got Live if You Want It! com a impressão "Committee to Keep Music Evil" (algo como, para manter a música verdadeira) da lendária gravadora underground, Bomp! Records. Logo depois, gravam uma Peel Session aonde o Fugazi costumava ensaiar, era também a primeira vez que a BBC gravava-o fora do seu estúdio.[2]

Pouco tempo após assinar com a gravadora Matador Records em 2003,[3] a banda produz seu terceiro álbum de estúdio chamado Shivering King And Others. A banda o produziu em um estúdio em DC chamado Pirate House, localizado nos porões deste em aproximadamente cinco meses e durante uma grande série de shows. A banda usou a mesma fórmula, com influências de hard rock e blues como no seus outros álbuns, mas se aprofundou mais nas raízes psicodélicas dos integrantes, com toques acústicos e baladas.

Em 2005, a banda grava o segundo álbum pela Matador Records, chamado Feathers e tem a entrada do guitarrista Cory Shane, velho amigo da banda, mas este logo sai da banda devido a seu mal-estar com longas turnês. O álbum tem ótimas críticas e é eleito pela revista inglesa NME,[4] um dos melhores álbuns do ano de 2005. A sonoridade do álbum é mais acessível que seus outros lançamentos, com isso, houve um aumento considerável de fãs e de shows.

A banda nesses anos todos, já excursionou pelo mundo todo, tocando em vários festivais e dividindo o palco com bandas como Sonic Youth, Black Mountain, Dinossaur Jr e até de músicos como Yoko Ono.

A banda esta gravando novo material, escrito enquanto a banda estava na estrada e será o terceiro pela gravadora Matador Records e tem previsão de lançamento entre o final de 2006 e o começo de 2007. Em agosto de 2006, a gravadora Xemu Records relançou seus três primeiros álbuns.[5]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Tolotta Records: Dead Meadow». Consultado em 8 de Fevereiro de 2010 
  2. Rick Kutner. «allMusic: Dead Meadow, Biografia». Consultado em 8 de Fevereiro de 2010 
  3. «Matador Records: Dead Meadow». Consultado em 8 de Fevereiro de 2010. Arquivado do original em 27 de janeiro de 2010 
  4. «Dead Meadow back with new album: News: NME.COM». 4 de Dezembro de 2007. Consultado em 8 de Fevereiro de 2010 
  5. «Discogs: Dead Meadow, Discografia.». Consultado em 8 de Fevereiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.