Huayna Picchu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Huayna Picchu

Huayna Picchu ou Wayna Pikchu (em quíchua: “jovem montanha”)[1] [2] é uma montanha localizada no Peru, que forma parte oriental do maciço de Salcantay, em torno da qual o rio Urubamba segue seu curso. É a montanha icônica das fotos de Machu Picchu. O pico de Huayna Picchu esta por volta de 2.720 metros acima do nível do mar.

De acordo com guias locais, no topo da montanha era a residência do sumo sacerdote. [carece de fontes?]. Todas as manhãs, antes do nascer do sol, o sumo sacerdote, com um pequeno grupo ia a pé a Machu Picchu para assinalar a chegada do novo dia. O Templo da Lua, um dos três templos principais na área de Machu Picchu, situado no lado da montanha, a uma altitude inferior a Machu Picchu. Adjacente ao Templo da Lua é a grande caverna, outro templo sagrado com alvenaria.

Turismo[editar | editar código-fonte]

O número de visitantes diários autorizados a entrar Huayna Picchu é limitado a 400 e dois turnos de 200.[3] Uma subida exaustiva leva ao cume. Algumas partes são escorregadias e protegidas por cabos de aço. Às vezes, durante a estação chuvosa, os passeios estão fechados.

Templo da Lua

A partir da cúpula, uma trilha leva até o Templo da Lua. Essas cavernas naturais, na face norte da montanha, são inferiores ao ponto de partida da trilha. O caminho de retorno às cavernas completa uma volta em torno da montanha.

Referências

  1. Teofilo Laime Ajacopa, Diccionario Bilingüe Iskay simipi yuyayk'ancha, La Paz, 2007 (Quechua-Spanish dictionary): wayna - adj. s. m. Joven. Hombre que está en la juventud. pikchu - s. Pirámide. Sólido puntiagudo de varias caras. || Cono. Ch'utu.
  2. Diccionario Quechua - Español - Quechua, Academía Mayor de la Lengua Quechua, Gobierno Regional Cusco, Cusco 2005: wayna - s. Joven, mozo, adolescente, hombre de 18 a 30 años. SINÓN; q'aqo. pikchu - s. Geog. Pirámide. Cerro o prominencia de base ancha que termina en puntas afiladas. Waynapikchu - s. Arqueol. (Cerro o pico joven) Grupo arqueológico ubicado en la cresta del cerro del mismo nombre, ... Waynapikchu - s. Zool. (Oncideres poecila Bates) Escarabajo serruchador. Orden coleóptera. Familia cerambyeidae. Escarabajos pequeños o grandes, aplanados o cilíndricos con antenas largas, pinzas bucales poderosas que cortan ramas de naranjos, paltos y cacaoteros. || Bot. (Galactia speciosa) Planta herbácea de la zona de ceja de selva.
  3. Comunicado de la DRC-C sobre Huayna Picchu. Qosqo.info 26.7.2011