HuffYUV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Huffyuv ou HuffYUV é um codec de vídeo sem perdas criado por Ben Rudiak-Gould, que objetiva substituir o YCbCr não comprimido como formato de captura de vídeo.

Apesar do YUV no nome, ele não comprime o espaço de cor YUV, mas o YCbCr. "Sem perdas" significa que o sinal de saída do descompressor é idêntico bit-a-bit ao sinal original de entrada do compressor, uma vez que nenhuma conversão de espaço de cor acontece. O algoritmo do Huffyuv é similar àquele do JPEG-LS sem perdas, visto que ele prevê cada amostra e então usa o Código de Huffman para codificação de erros.

Implementações[editar | editar código-fonte]

A implementação original foi escrita para Windows por Ben Rudiak-Gould e publicada sob os termos da GPL. A implementação é considerada muito rápida, fornecendo uma taxa de compressão de até 38 Megabytes por segundo em um Celeron de 416 MHz. O Huffyuv oficial não recebeu uma nova versão desde 2002. Um fork mais atualizado do código está disponível como Lagarith.

O projeto FFMPEG também contém uma implementação do HuffYUV que permite que arquivos HuffYUV sejam criados e executados em GNU/Linux e MacOS X. Adicionalmente, isto significa que muitas das aplicações que usam FFMPEG como base também podem executar/ criar arquivos HuffYUV, incluindo VLC media player, MPlayer e ffdshow.

Tradução em avanço de http://en.wikipedia.org/wiki/Huffyuv