Hugo Bonemer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hugo Bonemer
Hugo Bonemer
Bonemer em 2018
Nome completo Hugo Angeli Bonemer
Nascimento 25 de junho de 1987 (36 anos)
Maringá, PR
Residência Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Estatura 1,74m
Ocupação
Período de atividade 1994–presente
Prêmios Lista

Hugo Angeli Bonemer (Maringá, 25 de junho de 1987) é um ator, dublador, apresentador e músico brasileiro. Foi protagonista da versão brasileira do musical da Broadway, Hair, de Ayrton Senna, O Musical e de Rock in Rio: O Musical, no Brasil e em Portugal. Concorreu aos prêmios Broadway World Cabaret 2020 e Botequim Cultural 2018 por Yank! o Musical,[1] ao Cesgranrio de 2016 pela sua atuação em Ordinary Days e em 2017 por Ayrton Senna, O Musical.

Na televisão, participou em 2019, do Show dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão,[2] ficando em terceiro lugar. É apresentador do canal L!KE, na NET/ClaroTV, indicando filmes e séries. Esteve nas duas temporadas de A Vida Secreta dos Casais na HBO, onde também esteve com Preamar e O Negócio. Esteve no ar pelo Universal Channel e pela TV Brasil com a série Natalia; esteve no GNT em As Canalhas e Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu Vou; no Multishow em 220 Volts; e na TV Globo em Malhação Casa Cheia, Alto Astral e A Lei do Amor.

No cinema esteve em Confissões de Adolescente, na animação Trolls, da Dreamworks,[3] em Bohemian Rhapsody e em Minha Fama de Mau. No streaming, pode ser encontrado na Netflix com o desenho animado Trolls dublando o protagonista Tronco.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Nascido em Maringá, é filho da coreógrafa Marcia Elaine Angeli e do empresário Christian de Toledo Bonemer.[4][5] Assim como o primo, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, é descendente de libaneses que imigraram para o Brasil. Seu sobrenome translitera-se da língua árabe como Bou Nemr.[6]

Em março de 2018, Hugo revelou no programa TV Fama, da RedeTV!, que mantinha relacionamento com o também ator Conrado Helt; os dois atuaram juntos no musical Yank! e se separaram em 2019.[7]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Hugo Bonemer, como Charleston, em 1997.

Hugo cresceu nos bastidores da escola de dança da mãe, no Paraná. Cursou o quarto ano do ensino médio alemão, em Bremen, optando pelo currículo artístico. Morou em São Paulo onde estudou Comércio Exterior; Gerenciou o site de vendas de uma multinacional; e fez formação livre em teatro, paralelamente, destacando-se em sua formação aulas de canto com Ronald Kneblevsky e Wendy Paar, as reuniões com o Grupo TAPA, dirigido por Eduardo Tolentino de Araújo e aulas com Bárbara Heliodora, Emilia Mazer e Camila Amado. Ingressou no teatro ainda jovem. Sua primeira peça foi O Pequeno Alfaiate Valente, em 1994 e desde então trabalhou como contrarregra e dublador, além de dirigir, escrever e atuar nos espetáculos de dança da Academia Marcia Angeli, em Maringá.

Hugo na peça Cardiff (2008).

No ano de 2008 estreou em São Paulo com peça Mulheres de Shakespeare, onde interpretou Romeu, sua primeira contratação fora do Paraná, em um mês de temporada que atingiu bilheteria de R$ 16,00. Na sequência, atua na remontagem de Cardiff, original de Eugene O'Neill como parte do coro de marinheiros, sob direção de André Garolli. Seu primeiro musical foi Bark - Um Latido Musical, escolhido pelo diretor José Possi Neto, em 2009, como substituto coringa do elenco masculino, mas se apresentou apenas três vezes ao longo dos cinco meses de temporada.

Ainda no fim de 2010, após sucessivas negativas em testes de publicidade, foi aprovado pelo diretor Charles Möeller, em uma audição que contou com cinco mil inscrições, para atuar na remontagem do clássico da Broadway, Hair,[8] no papel do protagonista Claude Bukowski[9] nas temporadas do Rio de Janeiro, em 2010/11, e de São Paulo, em 2011/12,[10] além de "Pocket Show" em Angra dos Reis, tendo sido muito elogiado pela crítica especializada.

No ano de 2012, estreou na televisão, interpretando o coprotagonista Fred, na série Preamar, do canal por assinatura HBO. Um garoto que vende drogas nas areias de Ipanema.[11][12][13] A série teve direção geral de Estevão Ciavatta e episódios dirigidos também por Marcus Baldini, Mini Kerti, Anna Muylaert, Marcia Faria e Lao de Andrade. Foi exibida em 42 países e foi transmitida pela HBO e Cinemax, no Brasil, e pela HBO Latina, nos Estados Unidos e na Europa.

Hugo Bonemer como Aleph em Rock in Rio - O Musical (2013)

Em 2012, após o fim da temporada paulista de Hair, foi selecionado pelo diretor João Fonseca para protagonizar o que se tornou sua segunda superprodução musical. Rock in Rio, o Musical inaugurou a Cidade das Artes no Rio de Janeiro e misturou ficção e fatos da biografia do empresário Roberto Medina, criador do Festival Rock in Rio. Fez temporada em São Paulo em 2013 e Pocket em Angra dos Reis. Foi um marco nas produções do gênero atingindo 12 milhões de reais em orçamento para um musical brasileiro.

Em 2013 foi contratado pela Rede Globo para integrar o elenco da 21ª temporada de Malhação, como Martin, um dos protagonistas da temporada,[14] representação da arquetípica "Odisseia do Pobre Menino Rico". O casal formado com Lais Pinho ganhou destaque, encabeçando uma trama paralela.

Protagonizou dois curtas-metragens antes de estrear, em 2014, em Confissões de Adolescente, ao lado de Sophia Abrahão.[15] O filme teve direção de Daniel Filho. A parceria com Sophia voltaria a se repetir duas vezes em duas novelas em que fizeram par. Fez participações especiais em quadros e seriados de comédia na Rede Globo, (A Mulher da sua vida, ao ar no Fantástico); no Multishow (220 Volts) e no GNT (Os Homens são de Marte e é pra lá que eu vou;[16] e As Canalhas).[17]

Com a comédia teatral A História dos Amantes, escrita e dirigida por Marcelo Serrado, esteve em turnê ao lado de Daniel Rocha, Bruno Gissoni e Anderson Di Rizzi, visitando Niterói, Salvador, Santos, Maceió, Campinas, Curitiba, Natal, Brasília, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em 2015, esteve em Alto Astral, novela da TV Globo, no horário das 19h, no papel do fotógrafo Nicolas Romantini.[18]

Pela primeira vez, um musical se apresentou na Cidade do Rock, durante o maior festival de música do mundo. O musical Rock in Rio, 30 anos em 15 minutos fez cinco apresentações por dia, por sete dias, em um palco alternativo, nos intervalos dos shows principais do Palco Mundo.

Em 2016, subiu ao Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, todos os dias, abrindo shows como Queen, Maroon 5, Ivete Sangalo e Bruce Springsteen para um público de 70 mil pessoas.[19][20] No mesmo ano, retornou à HBO, como Rodolfo, na terceira temporada de O Negócio, apresentou-se com Enterro dos Ossos, escrito por Jô Bilac, na arena do SESC Copacabana, no Rio de Janeiro, apresentou-se com o musical Off-Broadway Ordinary Days em sua primeira montagem no Brasil, gravou a primeira fase da nova novela das 21h 'A Lei do Amor', da Rede Globo, dublou canções e falas do personagem Tronco na animação Trolls, da Dreamworks, originalmente feito por Justin Timberlake e realizou a estreia nacional, em Salvador, do espetáculo Frames, escrito por Franz Keppler, repetindo a parceria nos palcos com o amigo Daniel Rocha. Até o fim do ano a peça realizou uma turnê pelo estado de Santa Catarina.

Em 2017 fez temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro do espetáculo Frames, integrou elenco principal da série A Vida Secreta dos Casais, original da HBO, foi o escolhido para interpretar Ayrton Senna no musical homônimo no Teatro Riachuelo no Rio de Janeiro com produção da Aventura Entretenimento[21] e estreou o musical Yank! no Rio de Janeiro, contando a história de amor entre dois soldados, em uma produção feita por financiamento coletivo que esgotou a bilheteria no teatro Serrador.

Desde 2018 apresenta com Maytê Piragibe o canal L!ke na grade da NET/Claro TV onde indica filmes e séries. Fez temporada de Ayrton Senna em São Paulo, dublou Freddie Mercury no filme Bohemian Rhapsody,[22] distribuído pela Fox Film do Brasil e apresentou mais uma temporada de Yank! O Musical, no Rio de janeiro, ao lado de Conrado Helt. Yank e Ayrton Senna renderam indicações nos principais prêmios de teatro do país.

Em 2019 estreia Minha Fama de Mau, como o cantor americano Bobby Darin e continua apresentando resenhas cinematográficas no Canal L!ke. Há uma nova temporada de Yank! prevista para o segundo semestre em São Paulo, em fase de pré-produção.

Ainda mantém vínculo com Maringá, sua cidade natal, e com a escola de danças de sua mãe (Academia Marcia Angeli), escrevendo histórias e dublando personagens. Sua produtora Bonemer Produções, em São Paulo, que foi responsável por Enterro dos Ossos e Frames, pesquisa a adaptação de textos brasileiros para o formato musical e tem documentários em pré-produção.[carece de fontes?]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
1994 O Pequeno Alfaiate Valente Alfaiate
1995 Sítio do Pica-Pau Amarelo Pedrinho
1998 O Quebra-Nozes Quebra-Nozes
2000 O Mágico de Oz Leão
2001 A Bela e a Fera Lumiére (voz) Também contrarregra
2006 Cinderella Príncipe
2007 Bela Adormecida Príncipe
2008 Mulheres de Shakespeare Romeu
Cardiff Coro
2009 Bark! The Musical Bark!: Um Latido Musical Rocks / Sam
Pedacinho do Céu Petruquio / Lobato (voz) Também autor e diretor
2010 Coppelia Franz (voz) Também autor
2010–12 Hair Claude Bukowski
2011 O Quebra Nozes Autor
2012; 15 De Camões a Cazuza Ele mesmo
2012 A Outra Face do Espelho Autor
2012–13; 16 Rock in Rio: O Musical Alef
2013 Sonho de Verão Franz (voz) Também autor
2014 Via Sacra Jesus Cristo
A História dos Amantes Luizinho
Romeu e Julieta Romeu / Ama Também autor
2015–16 Ordinary Days Jason
2015 Rock in Rio: 30 Anos em 15min Apresentador
2016 Enterro dos Ossos Astronauta
2017 Frames Bruno / Laura / Ela / Theo Também produtor
2017–18 Yank! Stu
Ayrton Senna, O Musical Ayrton Senna
2018 Frames, Nossa Diferença Liberta Bruno / Laura / Ela / Theo
2019 Trolls, O Musical Diretor
Tem de Tudo Nesse Show Diretor

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem / Cargo Notas
2011 Lara com Z Claude Bukowski (Hair)
2012 Preamar Frederico Velasco (Fred)
2013 220 Volts Álvares de Azevedo / Ele mesmo
2013–14 Malhação Casa Cheia Martin Goulart Temporada 21
2014 A Mulher da Sua Vida Chico (jovem)
Os Homens São de Marte e É pra Lá que Eu Vou Lucas Episódio: "O Que Faz a Carência"
2015 Alto Astral Nicolas Romantini
As Canalhas Pedro Henrique Episódio: "Karen"
2016 O Negócio Rodolfo
A Lei do Amor Augusto Tavares (jovem) Episódios: "3–7 de outubro"
2017–19 A Vida Secreta dos Casais Erick Andreazza Temporadas 1–2
2018 Natália[23] Theo Villaça Júnior Temporada 2
2019 Show dos Famosos Participante Temporada 3
Vai que Cola Comissário Ruan Episódio: "Love Is in the Air"
2021 Passaporte para Liberdade[24] Günter Schmidt
2022 Vai que Cola Comissário Ruan 10ª Temp. - Episódios 01 e 26

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
2009 Aperte o Play Carlos Curta-metragem
2011 Talvez Eu Nem Saiba O Que É Isso Pedro
2014 Confissões de Adolescente Lucas
2019 Minha Fama de Mau Bobby Darin

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Estúdio
2016 Trolls Tronco Delart
2017 A Cure for Wellness Lockhart
War for the Planet of the Apes Travis
Trolls Tronco
2018 Deadpool 2 Professor torturador
Bohemian Rhapsody Freddie Mercury
Trolls: The Beat Goes On! Tronco
2020 Trolls World Tour
2021 007 - Sem Tempo para Morrer Safin

Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Cargo / Personagem Emissão Notas
2018–20 L!ke Apresentador[nota 1] NET, ClaroVideo e YouTube
2020 Sofia Daniel Spotify Radionovela

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Canção Trabalho Notas Nota 2
2009 "Aperte o Play" Aperte o Play Cena musical Curta-metragem
2011 "Pro Dia Nascer Feliz" Rock in Rio: O Musical Promocional Rádio
2014 "Pilha Forte" Malhação Casa Cheia Episódio musical Televisão
"Give Me Love" Cena musical
"Será"
"Pais e Filhos"
"O Leãozinho" Confissões de Adolescente Cinema
2016 "True Colors" Trolls
2018 "Splish Splash" Minha Fama de Mau
"Rock Around the Clock" Trilha sonora
2019 "Medley" (Luan Santana) Domingão do Faustão Show dos Famosos Televisão
"Toxic" (Britney Spears)
"Bandolins" (Osvaldo Montenegro)
"Sugar" (Maroon 5)
"Valerie" (Amy Winehouse)
"Tempos Modernos" (Lulu Santos)
"Somewhere Over the Rainbow" (Israel Kamakawiwo'ole)
"Bohemian Rhapsody" (Freddy Mercury)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Recipiente Resultado Ref.
2010 Prêmio Arte Qualidade Brasil Melhor Ator Hair Indicado
2014 Prêmio Jovem Brasileiro Perfil Jovem Hugo Bonemer Indicado
2015 Troféu Internet Melhor Ator Malhação Casa Cheia Indicado
2015 Prêmio Jovem Brasileiro Melhor Ator Jovem Hugo Bonemer Indicado [25]
Perfil Jovem Indicado
2016 Prêmio Cesgranrio de Teatro Melhor Ator em Teatro Musical Ordinary Days Indicado [26]
2017 Prêmio Cenym de Teatro Melhor Ator em Teatro Musical Yank! Indicado [27]
Premio Cesgranrio Melhor Ator em Teatro Musical Ayrton Senna, O Musical Indicado [28]
2018 Prêmio Botequim Cultural Melhor Ator em Teatro Musical Yank! Indicado [29]
2020 Prêmio Broadway World Cabaret Melhor Solista em Teatro Musical Indicado [30]

Notas

  1. Momento Trailer, Listas, Censura Livre, Tesouros Escondidos, Entrevista e Festivais

Referências

  1. «Hugo Bonemer concorre a prêmio internacional de teatro». fleekus. Consultado em 24 de junho de 2021 
  2. Thaís Meinicke (11 de abril de 2019). «Hugo Bonemer sobre 'Show dos Famosos': 'Quero me divertir horrores'». gshow.globo.com. GShow. Consultado em 18 de abril de 2019 
  3. Rodrigo Bueno. «Entrevista Exclusiva com Hugo Bonemer». Acesso Cultural. Consultado em 3 de fevereiro de 2017 
  4. Luciana Peña (15 de abril de 2020). «Prefeito registra queixa contra empresário. Em solidariedade ao empresário teve café da manhã na porta da delegacia». CBN Maringá. Consultado em 27 de abril de 2021 
  5. «Coranavírus e Bolsonaro colocam pai e filho em lados opostos?». O Diário de Maringá. 13 de abril de 2020. Consultado em 27 de abril de 2021 
  6. «William Bonner, vedette du journal télévisé au Brésil et fier de sa libanité». L'Orient-Le Jour. 6 de janeiro de 2014. Consultado em 27 de abril de 2021 
  7. «Após revelar namoro com ator, Hugo Bonemer recebe elogio do primo, William Bonner: 'Orgulho'». extra.globo.com. Extra. Consultado em 25 de março de 2018 
  8. «Hugo Bonemer, protagonista da peça "Hair", fala das dificuldades da carreira». Jornaldooeste.com.br. Arquivado do original em 13 de novembro de 2013 
  9. «'Hair' estreia nova versão brasileira». Veja 
  10. «Primo de Bonner estreia 'Hair' em SP e nega contrato com a Globo». Terra Networks. Diversao.terra.com.br 
  11. «Primo de William Bonner, Hugo Bonemer, da série da HBO 'Preamar', fala com orgulho do parentesco: 'Somos amigos'». Globo.com. Extra.globo.com 
  12. «Hugo Bonemer estreará na HBO». Angelorigon.com.br 
  13. «Hugo Bonemer estreia na TV como traficante». Globo.com 
  14. «Sucesso de Musicais Hugo Bonemer entra em Malhação». Patricia Kogut 
  15. «Sophia Abrahão e Hugo Bonemer terão romance no cinema». Patricia Kogut 
  16. «Monica Martelli e Julia Rabelo gravam serie com Hugo Bonemer e Cacau Hygino». kogut.oglobo.globo.com 
  17. «Juliana Lohmann atacara virgem em Canalhas». kogut.oglobo.globo.com 
  18. «Solteiro, Hugo Bonemer fala da entrada de Nicolas em Alto Astral]]». kogut.oglobo.globo.com 
  19. «Hugo Bonemer comenta expectativa de abrir o Rock in Rio Lisboa». ego.globo.com 
  20. «Rock in Rio o Musical, uma história de 30 anos cantada em grandes hits». rfm.sapo.pt 
  21. «Hugo Bonemer fará Ayrton Senna em musical». terra.com.br. Portal Terra. Consultado em 15 de setembro de 2017 
  22. «Hugo Bonemer dubla Freddie Mercury e conta como foi escolhido». Revista Quem. revistaquem.globo.com. 8 de outubro de 2018. Consultado em 13 de julho de 2019 
  23. Davi de Castro (2 de fevereiro de 2018). «Conheça os personagens da segunda temporada de Natália». TV Brasil. Consultado em 25 de maio de 2021 
  24. Zean Bravo (12 de maio de 2021). «Hugo Bonemer usa lentes azuis para gravar a série 'O anjo de Hamburgo'». Extra. Consultado em 12 de maio de 2021 
  25. «Monica Iozzi apresenta a 14ª edição do Prêmio Jovem Brasileiro». Portal Ligação Teen. 21 de outubro de 2015. Consultado em 3 de novembro de 2019 
  26. Centro Cultural Cesgranrio. «Prêmio Cesgranrio de Teatro 2016 – Indicados». Prêmio Cesgranrio de Teatro. Consultado em 30 de janeiro de 2017 
  27. «ATEB - Prêmio Cenym». ATEB - Prêmio Cenym. Consultado em 21 de setembro de 2017. Arquivado do original em 21 de setembro de 2017 
  28. «Prêmio Cesgranrio de Teatro 2017 – Indicados». ATEB - Prêmio Cesgranrio. Consultado em 14 de dezembro de 2017 
  29. «7o. Prêmio Botequim Cultural – Indicados». ATEB - Prêmio Botequim Cultural. Consultado em 14 de dezembro de 2017 
  30. «Broadway World Cabaret 2020» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]