Hugo VI de Lusignan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hugh VI (c. 1039/1043 - c. 1103/1110), chamado o Diabo, foi Senhor de Lusignan e Conde de La Marche (como Hugo I), filho e sucessor de Hugo V de Lusignan e Almodis de La Marche. Participou na Crusada de 1101.

Apesar da sua devoção, Hugo estava em conflito constante com a abadia de S. Maixent. Em muitas ocasiões as suas querelas com os monges foram tão violentas que o duque da Aquitânia, os bispos de Poitiers, e o Papa Pascoal II se viram forçados a intervir. Por causa desses conflitos Hugo recebeu o cognome de "le diable" (o diabo) dos monges de S. Maixent.

Em 1086 o exército de Castela foi destruído numa batalha contra os Almoravides. O meio-irmão catalão de Hugo, Berenguer Ramon II, Conde de Barcelona, estava ameaçado pelos Almoravides. Hugo VI empreendeu uma expedição à Espanha em 1087, juntamente com outro meio-irmão, Raimundo IV de Tolosa, para ajudar o conde de Barcelona.

Hugo tomou parte na Primeira Cruzada, com seus irmãos Raimundo IV de Tolosa e Berenguer Ramon II, Conde de Barcelona. Participou na Crusada de 1101.

De seu casamento (cerca de 1065) com Ildegarda de Thouars, filha de Aimery IV de Thouars, Visconde de Thouars, Hugo teve um filho e sucessor, Hugo VII de Lusignan.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Riley-Smith, Jonathan - The First Crusaders, 1095 - 1131 - 1998.
Precedido por
Boso III
Conde de La Marche
1091-1110
Sucedido por
Hugo VII