Hugo de Carvalho Ramos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hugo de Carvalho Ramos
Nascimento 21 de maio de 1895
Vila Boa de Goiás
Morte 12 de maio de 1921 (25 anos)
Rio de Janeiro
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Contista e poeta
Magnum opus Tropas e Boiadas (1917)

Hugo de Carvalho Ramos (Vila Boa de Goiás atual Cidade de Goiás, 21 de maio de 1895Rio de Janeiro, 12 de maio de 1921) foi um contista e poeta brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era filho do juiz e poeta Manoel Lopes de Carvalho Ramos e de Mariana Fenelon Ramos. Iniciou seus estudos na cidade natal onde, desde cedo, impressionou seus mestres pelo fascínio demonstrado pela literatura, que o levou a ler os clássicos universais ainda na adolescência. Dentre seus mestres, não deve passar em branco o fato de ter sido aluno da mestre escola Silvina Ermelinda Xavier de Brito. Fase em que conviveu com ilustres colegas tais como: Benjamin Vieira, Breno Guimarães, Cora Coralina, Leão Caiado e Vítor de Carvalho Ramos (seu irmão) e outros não menos ilustres.

Ultrapassada a primeira etapa dos estudos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, matriculando-se, em 1916, na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais.

Iniciou-se cedo na carreira literária escrevendo em prosa e em verso. Sabe-se que alguns de seus contos mais conhecidos foram escritos aos quinze ou dezesseis anos. Em 1917 publicou Tropas e Boiadas, uma coletânea de contos de inspiração sertaneja, que mereceu referências elogiosas da crítica nacional.

Em 1920, estando prestes a concluir o curso jurídico e estando já abatido por crise de depressão, viajou ao interior de Minas Gerais e São Paulo. No ano seguinte, novamente de volta ao Rio de Janeiro, vítima da angústia e da depressão, cometeu suicídio. A 31 de janeiro de 1999, um seleto júri selecionado pelo jornal mais importante do Estado de Goiás, "O Popular", de Goiânia, incluiu a sua obra imortal, "Tropas e Boiadas" (1917), dentre as vinte obras literárias goianas mais importantes do século XX, tendo obtido o primeiro lugar com "10 menções" por parte do júri.[1]

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • Tropas e Boiadas (contos). Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 1917.[2]
  • Obras completas de Hugo de Carvalho Ramos. São Paulo: Panorama, 1950, 2 v.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.