Humberto VII de Thoire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Humberto de Villars o de Thoire, Humberto (VIII) de Thoire-Villars [1][2], senhor de Thoire et Villars [3], morreu em 1424 em Trevoux.

Família[editar | editar código-fonte]

Sucessor de Roberto II de Genebra, o Antipapa Clemente VII, por falta de filho varão da longa família de Amadeu III de Genebra, Humberto toma o título de Conde de Genebra pelo casamento com Maria de Genebra filha de Amadeu III.

Anteriormente já tinha sido casado com Alice de Rossillon, e à morte de Maria, casa-se com Isabeau, filha de João VI de Harcourt. Ainda assim sem descendentes a sucessão passará ao seu tio, Odon de Thoire,

Condado de Genebra[editar | editar código-fonte]

Pedro I de Genebra, conde de Genebra no seu testamento de 24 Mar. 1394, designa como herdeiro o filho único da sua irmã, Maria de Genebra, este mesmo Humberto. O irmão de Pedro, Roberto II de Genebra que seria o antipapa, contestou essa sucessão e toma o título, mas compromete-se a fazer de Humberto o seu sucessor.

Quando morre Roberto II de Genebra, Amadeu VIII de Saboia também tem pretensões ao título e espera a morte de Odon de Thoire para anexar o Condado de Genebra à Casa de Saboia.


Antecessor Humberto VIII de Thoire
(1342- †1424)
Sucessor
Roberto II de Genebra
Conde de Genebra
1394 - 1402
Odão I de Thoire

Referências

  1. Renée-Paule Guillot, Histoire secrète de Genève, 1982, p.103 (on line)
  2. Maria José da Bélgica, La maison de Savoie: Amédée VIII, le duc qui devint pape , 1962, p.133 (on line)
  3. Família que tem origem na união, no Século XIII], de Agnês filha de Etienne de Villars nos Dombes, com o Senhor de Thoire, no Bugey, vassalo dos condes de Saboia (na versão FR)

Ver também[editar | editar código-fonte]