Hyōka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hyōka
氷菓
Gênero Mistério
Light Novel
Autor Honobu Yonezawa
Editora Kadokawa Shoten
Data de publicação 31 de outubro de 2001
Mangá
Autor Task Ohna
Editora(s) Kadokawa Shoten
Revista Shōnen Ace
Público-alvo Shōnen
Data de publicação Março de 2012 – Presente
Volumes 3
Anime
Direção Yasuhiro Takemoto
Estúdio Kyoto Animation
Exibição original 22 de abril de 2012 – 16 de setembro de 2012
Emissoras de TV Chiba TV
Nº de episódios 22 (Lista de episódios)
OVA
Direção Yasuhiro Takemoto
Estúdio Kyoto Animation
Lançamento 12 de janeiro de 2013
Duração 24 minutos
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Hyōka (氷菓?) é uma série de light novels de mistério escrita por Honobu Yonezawa, além de ser o primeiro volume da série Clube de Literatura Clássica (古典部, Koten-bu?). Uma adaptação em mangá foi feita por Task Ohna, a qual começou a ser serializada em março de 2012, pela revista Shōnen Ace da Kadokawa Shoten. Um anime de 22 episódios foi produzido pela Kyoto Animation e dirigido por Yasuhiro Takemoto, indo ao ar entre 22 de abril e 16 de setembro de 2012.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A pedido de sua irmã mais velha, o estudante Hōtarō Oreki se junta ao Clube de Literatura Clássica, para impedí-lo de ser fechado, junto com Eru Chitanda, Satoshi Fukube e Mayaka Ibara. Nele, Oreki e os demais membros começam a investigar um caso que ocorreu há 45 anos, o qual envolve o tio de Chitanda. As dicas deste mistério se encontram em uma obra intitulada Hyōka, feita através de dados coletados pelo antigo Clube de Literatura Clássica. Assim, o grupo de amigos passa a resolver casos misteriosos que ocorrem dentro e fora da escola.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Hōtarō Oreki (折木 奉太郎, Oreki Hōtarō?)
Dublador: Yūichi Nakamura
Um garoto pouquíssimo energético que se junta ao Clube de Literatura Clássica a pedido de sua irmã mais velha, Tomoe Oreki, para impedir que suas atividades sejam encerradas. Ele diz que não gosta de desperdiçar energia, mas caso lhe dêem um mistério para ser analisado, consegue deduções lógicas e brilhantes sobre ele. Para Oreki, Eru é alguém que ele não consegue ignorar, tanto que, por insistência da garota, começa a se enturmar com os colegas de classe e passa a participar das atividades escolares.
Eru Chitanda (千反田 える, Chitanda Eru?)
Dubladora: Satomi Satō
Uma garota educada e gentil, filha de uma família rica de fazendeiros, que se junta ao Clube de Literatura Clássica. Embora sempre consiga notas altas nos testes da escola, ela geralmente depende das habilidades de raciocínio de Oreki para solucionar os mistérios que aparecem ao decorrer da série.
Satoshi Fukube (福部 里志, Fukube Satoshi?)
Dublador: Daisuke Sakaguchi
Um amigo de Oreki que se junta ao Clube de Literatura Clássica. Ele possui uma memória impressionante, referindo-se a ela como um banco de dados humano. Embora Satoshi sempre fale para Oreki curtir mais a vida, no final, é revelado que ele, secretamente, tem inveja dele, devido as suas habilidades de raciocínio. Ele chama Mayaka Ibara por seu primeiro nome, o que indica que os dois são bastante próximos. Mais tarde, Satoshi revela que é apaixonado por Mayaka, mas não quer ficar "obcecado" por ela. Ele começa a namorar Mayaka na primavera de seu segundo ano.
Mayaka Ibara (伊原 摩耶花, Ibara Mayaka?)
Dubladora: Ai Kayano
A última pessoa a se juntar ao Clube de Literatura Clássica. Mayaka não se dá bem com Oreki, porém o relacionamento dos dois melhorou depois dela se tornar amiga de Chitanda. Ela adora desenhar mangás, tanto que também é membro do Clube de Mangá da escola. Ela sempre foi apaixonada por Satoshi, o qual sempre encarou esse fato de maneira fria. Porém, mais tarde, Mayaka e Satoshi começam a namorar. Ela chama Satoshi de Fuku-chan.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Light Novel[editar | editar código-fonte]

Hyōka é o primeiro volume da série Clube de Literatura Clássica (古典部, Koten-bu?), escrita por Honobu Yonezawa e publicada pela Kadokawa Shoten, em 31 de outubro de 2001. A partir de 25 de junho de 2010, mais cinco volumes foram lançados. A série possui histórias adicionais, que foram publicadas pela revista Yasei Jidai da Kadokawa Shoten.

# Título Lançamento
1 "Hyōka"
氷菓
31 de outubro de 2001[1]
2 "Chega de acreditar nas mentiras"
Gusha no End Roll (愚者のエンドロール)
31 de julho de 2002[2]
3 "A ordem dos Kudryavka"
Kudryavka no Junban (クドリャフカの順番)
30 de junho de 2005[3]
4 "A boneca Hina que sofreu um desvio"
Tōmawari Suru Hina (遠まわりする雛)
3 de outubro de 2007[4]
5 "A diminuição da distância entre os dois"
Futari no Kyori no Gaisan ふたりの距離の概算)
25 de junho de 2010[5]

Mangá[editar | editar código-fonte]

A adaptação em mangá, intitulada Hyōka, foi ilustrada por Task Ohna e começou a ser serializada em março de 2012, na revista Shōnen Ace da Kadokawa Shoten. O primeiro volume tankōbon foi lançado em 26 de abril de 2012;[6] outros cinco volumes foram lançados em 12 de janeiro de 2013.[7]

Anime[editar | editar código-fonte]

A adaptação em anime é composta por 22 episódios, os quais mostram as histórias presentes nos primeiros quatro volumes da light novel. Ele foi dirigido por Yasuhiro Takemoto e produzido pela Kyoto Animation, indo ao ar no Japão entre 22 de abril e 16 de setembro de 2012.[8] [9] Um episódio bônus foi transmitido online pela UStream em 8 de julho de 2012 e foi lançado mais tarde em Blu-ray Disc junto com o terceiro volume do mangá, em 12 de janeiro de 2013.[10] [11] O primeiro episódio foi apresentado no dia 14 de abril, durante um evento especial no Kadowaka Cinema em Shinjuku.

A primeira abertura do anime se chama "Yasashisa no Riyū" (優しさの理由, A Razão da Bondade?) e é cantada por ChouCho, sendo procedida pela canção "Mikansei Stride" (未完成ストライド, Passo Incompleto?) por Saori Kodama. Os temas de encerramento foram "Madoromi no Yakusoku" (まどろみの約束, Promessa do Sono?) e "Kimi ni Matsuwaru Mystery" (君にまつわるミステリー, O Mistério Em Torno de Você?), ambos cantados por Satomi Satō e Ai Kayano.

Referências

  1. 氷菓 (em japonês). Kadokawa Shoten. Página visitada em 1 de outubro de 2012.
  2. 愚者のエンドロール (em japonês). Kadokawa Shoten. Página visitada em 1 de outubro de 2012.
  3. クドリャフカの順番 (em japonês). Kadokawa Shoten. Página visitada em 1 de outubro de 2012.
  4. 遠まわりする雛 (em japonês). Kadokawa Shoten. Página visitada em 1 de outubro de 2012.
  5. ふたりの距離の概算 (em japonês). Kadokawa Shoten. Página visitada em 1 de outubro de 2012.
  6. 氷菓 (1) (em japonês). Kadokawa Shoten. Página visitada em 1 de outubro de 2012.
  7. 氷菓 (3) オリジナルアニメBD付き限定版 (em japonês). Kadokawa Shoten. Página visitada em 13 de janeiro de 2013.
  8. Kyoto Animation's Hyoka Mystery TV Series Inspires Manga. Anime News Network (22 de dezembro de 2011). Página visitada em 21 de janeiro de 2012.
  9. Kyoto Animation Schedules Hyoka for April. Anime News Network (19 de janeiro de 2012). Página visitada em 21 de janeiro de 2012.
  10. Hyouka 'Episode 11.5' to Be Streamed Before BD Release. Anime News Network (11 de maio de 2012). Página visitada em 1 de outubro de 2012.
  11. Hyouka Teen Mystery Manga to Bundle Original Anime BD. Anime News Network (24 de março de 2012). Página visitada em 15 de abril de 2012.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]