Hylaeochampsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaHylaeochampsa
Ocorrência: Cretáceo Inferior
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Crocodylomorpha
Família: Hylaeochampsidae
Género: Hylaeochampsa
Owen, 1874
Espécie
  • H. vectiana Owen, 1874 (tipo)

O Hylaeochampsa é um gênero extinto de crocodilomorfo eusuchiano. É também conhecido apenas a partir de um crânio parcial recuperado de rochas da era barremiana da Formação Vectis do (Grupo Wealden), do Cretáceo Inferior, na Ilha de Wight. Este crânio, BMNH R 177, é curto e largo, com um palato do tipo eusuchiano e dentes aumentados posteriores inferidos, que teriam sido adequados para esmagamento. O Hylaochampsa foi descrito por Richard Owen em 1874, com H. vectiana como a espécie-tipo. Pode ser do mesmo gênero que o ligeiramente mais velho Heterosuchus, que se deduz ter sido de grau evolucionário semelhante, mas não há material de sobreposição como o Heterosuchus, que é conhecido apenas a partir dos vertebrados. Se os dois pudessem ser apresentados como sinônimos, o Hylaeochampsa teria prioridade, porque é o nome mais antigo. O Hylaeochampsa é o gênero-tipo da família Hylaeochampsidae, que também inclui o Iharkutosuchus do Cretáceo Superior da Hungria. James Clark e Mark Norell o posicionaram como o grupo-irmão para o Crocodylia.[1] O Hylaeochampsa é atualmente o mais velho eusuchiano.[2]

Referências

  1. Clark, James M.; and Norell, Mark A.. (1992). "The Early Cretaceous crocodylomorph Hylaeochampsa vectiana from the Wealden of the Isle of Wight" (pdf). American Museum Novitates 3032.
  2. Brochu, Christopher A.. (2003). "Phylogenetic approaches toward crocodylian history". Annual Review of Earth and Planetary Science 31: 357–397. DOI:10.1146/annurev.earth.31.100901.141308.
Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.