HyperMemory

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AMD HyperMemory
Lançado em Março de 2005
Concorrência TurboCache
Processadores gráficos 3D AMD
2D: Mach

Direct3D 1–6: AMD RageRage 128

Direct3D 7.x: Radeon R100

Direct3D 8.x: Radeon R200

Direct3D 9.x: Radeon R300R420R520

Direct3D 10: Radeon R600R700

Outras tecnologias AMD
Placas-mães: IGP3xx9000/9100 IGPXpress

Para GPUs: AMRCrossFireHyperMemory

Workstations: FireGLFireMVFireStream

Software: CatalystAVIVO

Dispositivos portáteis: ImageonXilleon

Consoles de jogos: GameCubeXbox 360WiiPlayStation 4Xbox One

HyperMemory é uma tecnologia da ATI Technologies usada para alocar memória de sistema como parte da memória de vídeo de suas aceleradoras gráficas da família Radeon de chipsets para placas de vídeo e placas-mãe, se utilizando da alta velocidade do barramento PCI Express. Foi anunciado em setembro de 2004[1] e lançado em março de 2005[2] .

No entanto, para não depender totalmente da memória de sistema, mais lenta, uma quantidade reduzida de memória de vídeo local é implementada nas placas, em geral um ou dois módulos de memória, com um barramento reduzido (de 32-bit ou 64-bit). Esta quantidade reduzida de memória é utilizada pelos dados mais acessados, devido a sua menor latência com relação ao chipset da GPU.

Para o usuário, não existe uma separação perceptível entre as regiões de memória de sistema e local utilizadas pela placa de vídeo e assim, muitas das marcas que vendem soluções baseadas na tecnologia HyperMemory anunciam seus produtos com valor de memória superior à encontrada na própria placa de vídeo, sendo que na realidade esse número inclui parte da memória de sistema utilizada pela placa de vídeo.

As vantagens principais da tecnologia se concentram na redução de custos, com uma menor quantidade de módulos de memória, menor complexidade de interconexões na placa, que também tem suas medidas reduzidas. No entanto, assim como sua principal concorrente, TurboCache, oferece um desempenho apenas mediano na aceleração gráfica 3D, apesar de ser uma opção viável para usos domésticos ou em ambientes que não necessitem de desempenho 3D avançado, sendo mais popular em notebooks e computadores de baixo-custo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Press release (setembro de 2004) ATI develops HyperMemory technology to reduce PC costs (em inglês) acessado em 23 de abril de 2007.
  2. Shilov, Anton (1° de março de 2005) ATI’s HyperMemory Technology Enables sub-$50 Graphics Cards (em inglês) acessado em 23 de abril de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.