Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de IBMEC)
Ir para: navegação, pesquisa

O IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), também conhecido como Instituto IBMEC, foi criado no Rio de Janeiro, em maio de 1970, pela antiga Bolsa de Valores do Rio de Janeiro como entidade independente, sem fins lucrativos, e com ampla autonomia operacional, com duas finalidades, divulgar e fomentar o mercado de capitais e prover recursos técnicos capacitados. O Conselho de Administração foi sempre preenchido por figuras de projeção no cenário econômico brasileiro.[1]

Para atingir a primeira das finalidades sempre desenvolveu projetos, estudos, pesquisas e publicações, como a Revista brasileira de mercado de capitais. [2]

A segunda era suprida pela elaboração de cursos variados, inclusive a implementação de um pioneiro MBA em finanças no Brasil, contribuindo de forma decisiva, ao longo de três décadas para a formação profissional dos indivíduos envolvidos com o mercado de capitais no país.

A partir de 1999 a atividade educacional, por questões tributárias, deu causa a uma cisão, em que o Instituto manteve as características de entidade sem fins lucrativos, dedicada à tarefa institucional de fomentar o Mercado de Capitais. E foram criada, sem quaisquer vinculações societárias, para explorar os negócios no campo educativo, as faculdades Ibmec, de vários proprietários, de expressão nacional, com seus cursos de graduação, mestrado, pós-graduação e complementação acadêmica.

Referências

  1. Simone Azevedo, Marta Barcellos. Histórias do Mercado de Capitais no Brasil. [S.l.]: Elsevier, 2011. 93 pp. ISBN 978-85-352-3994-2 GB.
  2. Revista brasileira de mercado de capitais. [S.l.]: Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. GB.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]