IBM PC compatível

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Compaq Portable, o primeiro "PC compatível" portátil.

Definir um computador como sendo IBM PC compatível, era uma forma abreviada de especificar (particularmente no período 1981-1997), um computador genericamente similar ao IBM PC original e seus derivados diretos, o PC XT e o PC AT. Tais computadores também costumavam ser chamados de clones de PC, visto que duplicavam quase que exatamente as principais características do design interno do PC, XT ou AT. A expressão "IBM compatível" tornou-se obsoleta, visto que a IBM não fabrica mais computadores pessoais.[1] Pragmaticamente, a definição operacional de "compatível" agora é "capaz de executar a versão atual do Microsoft Windows", enquanto que o termo PC suplantou por larga margem a expressão IBM compatível para definir os computadores desta linha de descendência.

Os primeiros clones do IBM PC foram criados sem a participação ou aprovação da IBM. Todavia, com a evolução do mercado (e apesar do fracasso do barramento MCA), a IBM obteve um considerável fluxo de renda explorando o licenciamento de suas patentes para empresas que produziam clones de PCs, de forma que a empresa mudou de foco, deixando de desencorajar a fabricação de clones para maximizar sua receita através de royalties.

Descendentes dos IBM PC compatíveis constituem a esmagadora maioria do mercado de microcomputadores da atualidade, embora a interoperabilidade com o barramento e os periféricos dos PC, XT ou AT originais possa ser não-existente.

Sistemas operativos[editar | editar código-fonte]

Através dos anos, foram desenvolvidos muitos sistemas operacionais para o PC:

E outros menos conhecidos...

Notas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]