IBM System/360

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um IBM System 360/20 no Deutsches Museum em Munique, Alemanha. Os painéis frontais foram removidos. Um IBM 2560 MFCM é visto à direita.

O IBM System/360 (S/360) constitui-se numa família de mainframes lançada pela IBM em 7 de abril de 1964. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção clara entre a arquitetura e a implementação, permitindo que a IBM lançasse um conjunto de projectos compatíveis em várias faixas de preço. Foi comercialmente muito bem-sucedido, permitindo que os consumidores comprassem um sistema menor sabendo que sempre poderiam migrar para um modelo mais avançado em caso de necessidade. O projecto é considerado por muitos como sendo um dos mais bem-sucedidos da história dos computadores, influenciando o desenho de novas máquinas por anos a fio. O responsável pela arquitetura do S/360 foi Gene Amdahl.

Notas

  • Emerson W. Pugh, Lyle R. Johnson, John H. Palmer, IBM's 360 and Early 370 Systems. MIT Press, Cambridge, 1991. É considerada a obra de referência definitiva sobre a origem da família S/360.
  • IBM Corp (1964). IBM System/360 Principles of Operation. Poughkeepsie, NY: IBM Systems Reference Library, File No. S360-01, Form A22-6821-0.

Foi o primeiro computador da IBM a utilizar 8 bits para codificaçao de caracteres.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Documentos do IBM Journal of Research and Development (arquivos PDF)
Geral
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.