IC25

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


IC 25 - Itinerários Complementares de Portugal
IC 25
2,2
Cruza com:
 A 42 , N 106

O IC 25 é uma via rápida portuguesa, que liga actualmente Nevogilde a Santa Eulália da Ordem, no concelho de Lousada.

Desde o Plano Rodoviário Nacional de 1985, que estava prevista a construção do IC 25, uma via rápida que serviria de variante à antiquada e saturada EN207, e que se tornaria no principal acesso rodoviário aos concelhos de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras.

No final da década de 1990, e após sucessivos adiamentos, foi finalmente construído o primeiro troço desta via, entre Ferreira e Santa Eulália da Ordem, com apenas 6,2 km de extensão, mas que veio revolucionar as comunicações entre os concelhos de Paços de Ferreira e Lousada.

Faltava agora levar a via rápida até Felgueiras e ao Porto. Porém, e novamente após vários adiamentos, o Governo Central decidiu que não se deveria fazer o que faltava do itinerário em via rápida, mas antes em formato de auto-estrada, posteriormente denominada  A 42 . O novo projecto abandonou também em parte o traçado do anterior, que deveria contornar a vila de Lousada a sul desta, tendo sido preferido um novo traçado a norte da vila.

Do traçado original do IC 25, uma parte, entre Ferreira e Nevogilde, desapareceu, tendo sido duplicada e integrada na  A 42 , onde posteriormente foi colocado um polémico pórtico de portagem em pleno traçado da antiga via rápida. Já o troço entre Nevogilde e Santa Eulália da Ordem foi preservado, e permanece actualmente como acesso da  A 42  e do concelho de Paços de Ferreira à variante à EN106, à vila de Lousada e à cidade de Penafiel. Tem perfil de 2x1 em toda a sua extensão, em grande parte devido à forte inclinação de 7,5% patente ao longo de todo o seu traçado.

Nós de Ligação[editar | editar código-fonte]

Nevogilde - Figueiras[editar | editar código-fonte]

Saída km Destinos Estrada que liga
nó de Lousada oeste
Paços de Ferreira / Porto
Lousada / Felgueiras
 A 42 
Penafiel / Lousada centro
Santa Eulália da Ordem / Vizela
N 106

IC 25 - Ferreira / Figueiras[editar | editar código-fonte]

Troço Estado Extensão
Ferreira - Nevogilde Em serviço (09/02/1999) como via rápida (  IC 25 )
Duplicado (11/2006) para formato de auto-estrada (  A 42 )
8,5
NevogildeFigueiras Em serviço (09/02/1999)
Formato de via rápida (  IC 25 )
2,2