iCarly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pela trilha sonora de iCarly, veja iCarly (trilha sonora). Se procura pelo jogo eletrônico de iCarly, veja iCarly (jogo eletrônico).
iCarly
Ficheiro:Icarlylogo.png
Informação geral
Formato sitcom
Gênero Comédia
Drama
Romance
Duração 23 min. (episódio regular)
44 min. (episódio duplo)
69 min. (episódio triplo)
Estado Finalizada
Criador(es) Dan Schneider
Elenco Miranda Cosgrove
Jennette McCurdy
Nathan Kress
Jerry Trainor
Noah Munck (a partir da 4ª temporada)
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 7
Episódios 109 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) Robin Weiner
Joe Catania
Bruce Rand Berman
Jake Farrow
Matt Fleckenstein
Arthur Gradstein
Tema de abertura "Leave It All to Me"
por Miranda Cosgrove com participação de Drake Bell
Tema de encerramento "Cenas finais" ou "Leave It All to Me" (instrumental)
Empresa(s) produtora(s) Schneider's Bakery
Nickelodeon Productions
Localização Nickelodeon on Sunset Studios
Estados Unidos Hollywood, Califórnia
Exibição
Emissora original Estados Unidos Nickelodeon
Brasil Nickelodeon
Brasil Band
Distribuição Nickelodeon
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 8 de setembro de 200723 de novembro de 2012
Cronologia
Drake & Josh
Sam & Cat
Programas relacionados Drake & Josh
Victorious
Sam & Cat
Henry Danger
Game Shakers

iCarly é uma série de televisão americana de comédia de situação criada por Dan Schneider e protagonizada por Miranda Cosgrove.

Exibida originalmente pela rede de televisão Nickelodeon entre 8 de setembro de 2007 e 23 de novembro de 2012, tem um total de 109 episódios.

A história retratou a vida de Carly Shay e Sam Puckett, duas melhores amigas de 13 anos que acidentalmente se tornam estrelas da internet junto com seu produtor técnico Freddie Benson, decidem criar um programa na Internet com o nome de iCarly.

O programa foi exibido em dezenas de países, suas estreias e reprises continuam com boas audiências. Entre 2009 e 2011, a série foi nomeada para o Emmy Award e arrecadou cinco prêmios Nickelodeon Kids' Choice Awards durante quatro anos consecutivos.

Produção

Desenvolvimento

A série foi produzida pela Nickelodeon Productions em associação com a Schneider's Bakery.

Schneider começou a desenvolver iCarly sob o título iSam em novembro de 2006. Ele apresentou sua ideia à Steven Molaro com quem havia trabalhado anteriormente, e juntos apresentaram o projeto para a Nickelodeon.

Miranda Cosgrove que interpretava Megan Parker na série Drake & Josh, foi escolhida para viver a protagonista, e logo depois a série foi nomeada para iCarly. As filmagens tiveram início em janeiro de 2007 no Nickelodeon on Sunset Studios em Hollywood, Califórnia. Depois de sete temporadas no ar, o final da série foi promovido pela Nickelodeon. O último episódio, "iGoodbye" foi visto por 6.4 milhões de telespectadores, tornando-se o décimo-segundo episódio mais visto da série. O episódio "iSaved Your Life" da terceira temporada obteve um retorno de 12.4 milhões de telespectadores, tornando iCarly a série infanto-juvenil mais assistida do mundo.[1]

Antecedentes

iCarly era uma menina da quarta série de televisão criada por Dan Schneider para a Nickelodeon. Schneider originalmente desejava criar uma série estrelada por Miranda Cosgrove; a ideia é que ela fosse uma garota normal, e em uma reviravolta do destino, ela fizesse parte do elenco de seu programa favorito, Starstruck. No entanto, durante uma reunião informal com sua esposa e seu amigo Steve, Schneider decidiu que seria muito melhor se a garota tivesse seu próprio programa, em que poderia fazer o que quisesse. Em novembro de 2006, Schneider desconsiderou seu roteiro de Starstruck e escreveu um novo piloto sob o título de iSam, que mais tarde passou a se chamar iCarly. As filmagens começaram em janeiro de 2007.[2]

Miranda Cosgrove, Jennette McCurdy, Nathan Kress, Jerry Trainor e Noah Munck interpretam os papéis principais do seriado.

Enredo

Predefinição:Spoiler Uma garota de treze anos de idade chamada Carly Shay (Miranda Cosgrove) vive com seu irmão mais velho Spencer Shay (Jerry Trainor) em um apartamento triplex no edifício Bushwell Plaza em Seattle, Washington. Durante uma audição para um show de talentos em sua escola, Carly e sua melhor amiga Sam Puckett (Jennette McCurdy) fazem coisas engraçadas, mas não percebem que são gravadas por Freddie Benson (Nathan Kress), que coloca o vídeo na Internet. O público adora a química das meninas e as brincadeiras, pedindo que a dupla grave mais vídeos, e assim nasce o iCarly. O programa tem a finalidade de apresentar coisas divertidas e temáticas, fazendo de Carly, Sam e Freddie celebridades da web. Ao longo da série o trio passa por diversas aventuras, criando amizades, inimizades e situações complicadas.

Personagens

Personagens principais e dubladores

Sam Puckett (Samanta Puckett)

Jennette McCurdy Sam Puckett é protagonista e apresentadora do "iCarly.com" e melhor amiga de Carly. Sam implica com Freddie, mas namoram no decorrer da série, se apaixonam mas logo em seguida terminam, e voltam a namorar posteriormente. É extrovertida, agressiva, odeia professores e regras, porém é leal e fiel aos amigos. Sam tem uma irmã gêmea, Melanie. Sua mãe apareceu em um episódio após uma feroz briga entre as duas. O Q.I de Sam bate quase com o de Freddie. Dubladora: Ana Lúcia Menezes

Carly Shay (Carlotta Shay)

Miranda Cosgrove A protagonista e apresentadora do "iCarly.com". Vive com seu irmão mais velho, Spencer Shay, num apartamento triplex em Seattle e é vizinha de Freddie Benson, que sentia atração por ela nas temporadas iniciais. Sua melhor amiga é Sam, co-apresentadora do webshow. Carly é bem divertida, simpática com todos, e tem um enorme senso de humor, porém se desespera fácil quando as coisas começam a dar errado e não saem como pretendia. Seu pai é um militar que trabalha para a Marinha Americana num submarino, por isso pouco se veem. Dubladora: Luisa Palomanes

Freddie Benson (Fredwardo Benson)

Nathan Kress O protagonista. Freddie é vizinho de Carly, por quem é apaixonado nas primeiras temporadas. Ele adora tecnologia e sabe tudo sobre aparelhos eletrônicos e computadores, o que faz com que seja tachado de "nerd" por Sam, mas mesmo assim os dois acabam por namorar e se apaixonam, terminam logo em seguida e depois voltam a namorar. Sua mãe, Marissa, é uma mulher super-protetora, sendo odiada pelas garotas. A família Benson praticava esgrima, fazendo de Freddie e sua mãe profissionais no esporte. Dublador: Luciano Monteiro

Spencer Shay

Jerry Trainor Irmão mais velho e tutor legal de Carly, vive com a garota em um apartamento triplex na cidade de Seattle, porque o pai dos irmãos é militar. Meião é seu melhor amigo e se conheceram no Canadá. Spencer é um escultor habilidoso e também um artista, tem muitas namoradas na série, inclusive a mãe de Gibby e Guppy, mas nenhum namoro duradouro. Foi ajudado por Sam a mentir num episódio, e também já descobriu que Sam tem uma leve queda por ele. Também já teve algumas brigas com Carly (por não deixá-la ir a uma luta de vale-tudo, por exemplo, e pela garota ter aulas num centro comunitário). Pode-se dizer que Spencer é um "seddie" pois em vários momentos da série deixa Sam e Freddie juntos de propósito. Dublador: Marcus Jr.

Gibby Gibson (Orenton Gibson)

Noah Munck Divertido, Gibby, é amigo de Carly, Sam e Freddie. Gosta de tirar a camisa sem motivo algum. Aparece muitas vezes no "iCarly" como convidado em alguns quadros do programa. Muitas vezes é perseguido por Sam na escola. Já cantou uma canção para Sam e Freddie, quando os dois namoravam. Foi dublado por três dubladores diferentes, Luiz Sérgio Vieira (1ª voz), Fabricio Vila Verde (2ª voz), Matheus Perissé (3ª voz).

Elenco

Personagem[3][4] Temporada
1.ª temporada
(2007-2008)
2.ª temporada
(2008-2009)
3.ª temporada
(2009-2010)
4.ª temporada
(2010-2011)
5.ª temporada
(2011-2012)
6.ª temporada
(2012)
7.ª temporada
(2012)
Carly Shay Miranda Cosgrove
Sam Puckett Jennette McCurdy
Freddie Benson Nathan Kress
Spencer Shay Jerry Trainor
Gibby Noah Munck Noah Munck
Lewbert Jeremy Rowley
Principal Franklin Tim Russ
Mrs. Benson Mary Scheer
Nevel Papperman Reed Alexander
Ms. Briggs Mindy Sterling Mindy Sterling Mindy Sterling
Mr. Howard David St. James David St. James David St. James
Legenda
Cor Papel
Principal
Secundário/Recorrente
Sem aparições

Episódios

Temporada Episódios Exibição original Linha de produção Lançamento do DVD
(por linha de produção)
Estreia de temporada Final de temporada
1 25[5] 8 de setembro de 2007[6] 25 de julho de 2008[7] 1xx[8] 23 de setembro de 2008 (Volume 1)[9]
21 de abril de 2009 (Volume 2)[10]
2 25[11] 27 de setembro de 2008[12] 8 de agosto de 2009[13] 2xx[14] 18 de agosto de 2009 (Volume 1)[15]
4 de janeiro de 2011 (Volume 2)[16]
5 de abril de 2011 (Volume 3)[17]
3 20[18] 12 de setembro de 2009[19] 26 de junho de 2010[20]
4 13[21] 30 de julho de 2010[22] 11 de junho de 2011[23] 3xx[24] 30 de agosto de 2011 (Completa)[25]
5 11[26] 13 de agosto de 2011[27] 21 de janeiro de 2012[28] 4xx[29] 10 de julho de 2012 (Completa)[30]
6 6[31] 24 de março de 2012[32] 9 de junho de 2012[33] 5xx[34] N/A
7 9[35] 6 de outubro de 2012[36][37] 23 de novembro de 2012[38] N/A


Elenco

Atores principais de iCarly. (Miranda Cosgrove, Jennette McCurdy e Nathan Kress)

O elenco de iCarly já estava familiarizado com a mídia antes de participar da série, além de alguns terem trabalhado juntos em outros projetos. Cosgrove e Trainor participaram juntos em Drake & Josh. Cosgrove interpretava Megan,[39] e Trainor era antagonista, interpretando o Steve Louco.[40] Cosgrove também já trabalhou de vários filmes, entre eles School of Rock[41] e Here Comes Peter Cottontail.[42] McCurdy, antes de entrar para o elenco, gravou os filmes Hollywood Homicide[43] e The Last Day of Summer, além de participar de episódios de outros seriados americanos.[44] Kress fez uma participação em The Suite Life of Zack and Cody, série original do Disney Channel, ao lado de Cole Sprouse e Dylan Sprouse,[45] e Munck participou da dublagem do personagem "Xavier", da série do Disney Channel Phineas and Ferb, de acordo com os registros do Internet Movie Database.[46][47]

Divulgação e filmagem

A série e seus episódios são divulgados com chamadas.[48] iCarly também foi divulgada com a liberação da canção de "Leave It All to Me" na iTunes Store. A faixa é interpretada por Miranda Cosgrove e Drake Bell e é a abertura do sitcom.[49] Durante as primeiras temporadas sua filmagem decorreu nos Nickelodeon on Sunset Studios, em Hollywood, Califórnia. A partir da quinta temporada, a série começou a ser gravada no KTLA Studios. A série estreou na Nickelodeon americana em 8 de setembro de 2007, com o episódio iPilot.

Outras mídias

Trilha sonora

A Columbia Records, em parceria com a Nickelodeon Records, lançou a trilha sonora de iCarly em 10 de junho de 2008.[50] A trilha contém faixas gravadas por outros artistas, entre eles Avril Lavigne e The Naked Brothers Band.[51][52][53] No último ano da série, foi lançada o volume dois da trilha sonora sob o nome de iCarly: iSoundtrack II.

Spin-Off

A Nickelodeon anunciou, em agosto de 2012, um spin-off para a série: Sam & Cat. A notícia foi comentada nas redes sociais do mundo inteiro. Sam & Cat, que mostra as personagens Sam (de iCarly) e Cat (de Victorious) trabalhando como babás, está sendo gravada desde janeiro de 2013 e estreou em junho do mesmo ano com 4,2 milhões de telespectadores, tendo sua primeira temporada duplicada para 40 episódios.

Lançamentos em DVD
Título do DVD Lançamento Discos Episódios Extras
iCarly: Season 1, Vol. 1 (Temporada 1, Volume 1)
Estados Unidos 23-09-2008
Brasil 20-10-2009
2 1–2, 16, 3-12 Estados Unidos "Leave It All to Me" music video; Making of of the music video "Leave It All to Me"; Behind-the-Scenes Extras.
Brasil Bastidores; Video clipe "Leave It All to Me"; Making of do video clipe "Leave It All to Me".
iCarly: Season 1, Vol. 2
Estados Unidos 21 de abril de 2009
2 13–15, 17–25 Behind the Slime with the cast of iCarly; Behind-the-Scenes Extras; Special bonus: Pilot Episode of True Jackson, VP
iCarly: Season 2, Vol. 1
Estados Unidos 18 de agosto de 2009
2 26–38 Featurette for The Making of "iGo to Japan"; Behind-the-Scenes Extras
iCarly: iFight Shelby Marx
(Enfrentando Shelby Marx) [54]
Estados Unidos 30-03-2010
Brasil 20-08-2012
1 "Enfrentando Shelby Marx", "Meu Namorado Bad Boy", "Sósias", "Prêmio iCarly" Estados Unidos Behind-the-Scenes Extras; Pilot Episode of Big Time Rush.
Brasil Conheça o Lewbert; Victorious: Brilhante Victória - Episódio Piloto.
iCarly: iGo To Japan
(iCarly No Japão)
Austrália 01-04-2010
Brasil 28-10-2010
1 "iCarly No Japão" Austrália Bonus: iCarly Saves TV; Special feature: The Making of iGo to Japan.
Brasil Episódio Extra: O Programa de TV; Extra: Making Of.
iCarly: iSaved Your Life
(Salvei Sua Vida) [55]
Estados Unidos 08-07-2010
Brasil 17-05-2011
1 "Salvei Sua Vida", "Eu Desisto", "Acho Que Eles se Beijaram!", "As Gêmeas", "Saindo de Casa" Estados Unidos Behind-the-Scenes Extras.
Brasil Sem extras.
iCarly: iSpace Out
(A Viagem Espacial) [56]
Estados Unidos 31-08-2010
Brasil 16-02-2012
1 "Espaço Sideral", "Eu Era Competidora", "Gibby Irritado", "O Retorno da Diva", "Não Vou Cancelar o Programa", "Eu Acredito no Pé Grande" Estados Unidos "iSpace Out" trivia; Bonus episode of Victorious.
Brasil "A Viagem Espacial" com curiosidades; um episódio de Big Time Rush: "Reforma Geral".
iCarly: Season 2, Vol. 2 [57]
Estados Unidos 4 de janeiro de 2011
2 39–52 Behind-the-Scenes Extras
iCarly: Season 2, Vol. 3 [58]
Estados Unidos 5 de abril de 2011
3 53–70 Pilot episode of T.U.F.F. Puppy (featuring the voice of Jerry Trainor as Duddley Puppy); Shorts
The I <3 iCarly Collection [59]
Estados Unidos 19 de julho de 2011
3 Contidos em iFight Shelby Marx, iSaved Your Life e iSpace Out Sem extras
iCarly: The Complete 3rd Season
Estados Unidos 30 de agosto de 2011
2 71, 75, 74, 73, 72, 79, 78, 76-77, 80-83 Carly's Hot New Room Tour; Meet Sam's Mom; Archenemies
iCarly: iParty with Victorious
(Festa com Brilhante Victória)
Austrália 25-04-2011

Brasil 05-07-2012
1 "Festa com Brilhante Victória", "Tenho Um Quarto Novamente!", "Eu Vou", "Vendo Penny Tees" Austrália Nickelodeon Exclusive Bonus Episode.
Brasil Victorious: Brilhante Victória - Episódio: Luta Encenada.
iCarly: The Complete 4th Season
Estados Unidos 10 de julho de 2012
2 85, 84, 86-88, 94, 90-91, 89, 93, 92 5 Bonus How to Rock episodes
iCarly: iStart a Fan War
Alemanha 5 de julho de 2012
1 "A Guerra dos Fãs", "Pegadinhas!", "Virei Mãe de Sam", "Pena do Nevel", "Contratei Um Idiota" Big Time Rush Bonus Episode
iCarly: iLove You
(Eu Te Amo)
Alemanha 03-01-2013
Brasil 22-01-2013
1 "O Namoro de Sam e Freddie", "Perdi a Cabeça", "Não Aguento Mais", "Eu Te Amo", "QI", "Conhecendo a Primeira Dama", "Globos Oculares" Alemanha Nickelodeon Exclusive Bonus Episode.
Brasil Victorious: Brilhante Victória - Episódio: Paixão pela Jade.
iCarly: iGo One Direction
(One Direction)
Brasil 28-05-2013
Austrália 02-10-2013
1 "One Direction", "O Restaurante", "O Dia da Mentira", "A Loja", "A Meio Caminho do Halloween", "A Batalha dos Irmãos", "A Expulsão" Brasil Victorious: Brilhante Victória - Episódio: Sorvetes por Ke$ha.
Austrália Nickelodeon Exclusive Bonus Episode.
iCarly: iGoodbye
(O Adeus)
Brasil 5 de setembro de 2013
1 "Chocando o Mundo", "Os Amigos do Spencer", "Pega Ladrão!", "O Adeus" Victorious: Brilhante Victória - Episódio: A Turma do Café da Manhã
Coleção iCarly:
Eu Te Amo + One Direction + O Adeus
Brasil 5 de setembro de 2013
3 Contidos em Eu Te Amo, One Direction e O Adeus Sem extras

Recepção

Crítica

iCarly recebeu críticas mistas dos críticos. Carey Bryson do About.com, deu ao show 2 estrelas e meia, concluindo "elementos cômicos do show não são todos irreverentes, porém, existem algumas histórias inteligentes e até mesmo alguns momentos tocantes. No geral, o show tem alguma grande comédia, histórias interessantes e atores divertidos".[60] O show foi classificado com 3 estrelas por Emily Ashby do Common Sense Media, que elogiou: "[o] que mostram não é projetado para ser educacional por si só, mas os espectadores jovens vão aprender um pouco sobre a interação com a mídia."[61]

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Recebido por Resultado Ref.
2008 Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite Kids TV Show iCarly Indicado [62]
Young Artist Award Best Performance in a TV Series
Leading Young Actress
Miranda Cosgrove Indicado [63]
Best Performance in a TV Series
Supporting Young Actor
Nathan Kress Indicado [63]
Best Performance in a TV Series
Supporting Young Actress
Jennette McCurdy Indicado [63]
2009 2009 Kids' Choice Awards Favorite Kids TV Show iCarly Venceu [64]
Favorite TV Actress Miranda Cosgrove Indicado [65]
Primetime Emmy Award Outstanding Children's Program iCarly Indicado [66]
Teen Choice Award Choice TV Actor: Comedy Jerry Trainor Indicado [67]
Choice TV Actress: Comedy Miranda Cosgrove Indicado [67]
Choice TV Show: Comedy iCarly Indicado [67]
Choice TV Sidekick Jennette McCurdy Indicado [67]
Young Artist Award Best Performance in a TV Series
Leading Young Actor
Nathan Kress Indicado [68]
Best Performance in a TV Series
Leading Young Actress
Miranda Cosgrove Venceu [68]
Best Performance in a TV Series
Supporting Young Actress
Jennette McCurdy Indicado [68]
Outstanding Young Performers in a TV Series Miranda Cosgrove
Nathan Kress
Jennette McCurdy
Indicado [68]
Meus Prêmios Nick Programa de TV Favorito iCarly Indicado
2010 2010 Kids' Choice Awards Favorite Kids TV Show iCarly Venceu [69]
Favorite TV Actress Miranda Cosgrove Indicado [70]
Primetime Emmy Award Outstanding Children's Program iCarly Indicado [71]
Teen Choice Award Choice TV Actress: Comedy Miranda Cosgrove Indicado [72]
Television Critics Association Award Outstanding Achievement in Youth Programming iCarly Indicado [73]
Young Artist Award Best Performance in a TV Series
Leading Young Actress
Miranda Cosgrove Indicado [74]
Best Performance in a TV Series
Supporting Young Actor
Nathan Kress Indicado [74]
Best Performance in a TV Series
Guest Starring Young Actor 13 and Under
Joey Luthman Indicado [74]
Outstanding Young Performers in a TV Series Miranda Cosgrove
Nathan Kress
Jennette McCurdy
Indicado [74]
Meus Prêmios Nick Programa de TV Favorito iCarly Venceu
Meus Prêmios Nick Artista Internacional Favorito Miranda Cosgrove Indicado
2011 2011 Kids' Choice Awards Favorite TV Show iCarly Venceu [75]
Favorite TV Actress Miranda Cosgrove Indicado [75]
Favorite TV Sidekick Jennette McCurdy Venceu [75]
Noah Munck Indicado [75]
Young Artist Award Best Performance in a TV Series
Leading Young Actress
Miranda Cosgrove Indicado [76]
Best Performance in a TV Series
Guest Starring Young Actress 10 and under
Ashley Switzer Indicado [76]
Primetime Emmy Award Outstanding Children’s Program iGot a Hot Room Indicado
J-14 Teen Icon Awards Iconic TV Show iCarly Indicado [77]
Meus Prêmios Nick Personagem mais Engraçado Sam (iCarly) Venceu
Meus Prêmios Nick Programa de TV Favorito iCarly Indicado
2012 2012 Kids' Choice Awards Favorite TV Show iCarly Indicado [75]
Favorite TV Actress Miranda Cosgrove Indicado [75]
Favorite TV Sidekick Jennette McCurdy Venceu [75]
Jerry Trainor Indicado [75]
Nathan Kress Indicado [75]
Kids Choice Awards México Programa Internacional Favorito iCarly Venceu [78]
Creative Arts Emmy Awards Programa de TV Infantil iCarly Indicado [79]
Meus Prêmios Nick Programa de TV Favorito iCarly Indicado [80]
Kids Choice Awards Argentina Progama de TV Internacional iCarly Indicado [81]
Primetime Emmy Award Children’s Program iCarly Indicado [82]
2013 Nickelodeon Kids' Choice Awards Show de TV Favorito iCarly Indicado
Atriz de TV Favorita Miranda Cosgrove Indicado
Vilão Favorito Reed Alexander Indicado

Dublagem brasileira

Personagem Brasil Dublador (a)
Carly Shay Luisa Palomanes
Sam Puckett/Melanie Puckett Ana Lúcia Menezes
Freddie Benson Luciano Monteiro
Spencer Shay Marcus Jr.
Gibby Gibson Luiz Sérgio Vieira (1ª voz) / Fabricio Vila Verde (2ª voz) / Matheus Perissé (3ª voz)
Nevel Paperman Fabricio Vila Verde
Marissa Benson Melise Maia
Lewbert Marco Ribeiro
Costela Alexandre Moreno (1ª voz) / Marco Ribeiro (2ª voz)
Diretor Franklin Marco Ribeiro
Chuck Matheus Moreira

Créditos da dublagem brasileira:
Estúdio de dublagem: Audio News, RJ
Direção de dublagem: Marco Ribeiro/ José Santanna/ Ana Lúcia Menezes
Tradução: Sandra Brum

Dublagem Portuguesa

Personagens Portugal Dublador
Carly Carla Mendes
Sam / Melanie Sandra de Castro
Freddie João Jesus
Spencer Guilherme Macedo
Gibby Carlos Martins
Sr. Benson Cristina Cavalhinhos (da 1ª até á 4ª Temporada) / Helena Montez (a partir da 4ª Temporada)
Dr. Franklin José Neves
Lewbert Carlos Martins
Nevel

Créditos da dublagem portuguesa:

Estúdio de dublagem: On Air

Direção de dublagem: Paulo Oom

Tradução: Helena Montez

Referências

  1. Seidman, Robert (17 de fevereiro de 2010). «Nickelodeon's iCarly Ranks as Friday's Top Scripted Telecast on All TV» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 23 de agosto de 2011 
  2. Schneider, Dan (8 de julho de 2012). «Dan Answers Fan questions». DanWarp. Consultado em 26 de dezembro de 2012 
  3. «iCarly» (em inglês). TV.com. Consultado em 29 de junho de 2012 
  4. «Cast» (em inglês). TV Guide. Consultado em 29 de junho de 2012 
  5. «iCarly Episodes» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  6. «iCarly: iPilot Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  7. «iCarly: iHave a Lovesick Teacher Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  8. «iCarly Full Episode Guides from Season 1 on Nickelodeon» (em inglês). TV Guide. Consultado em 17 de setembro de 2011 
  9. Lambert, David (10 de junho de 2008). «iCarly - Nickelodeon's Internet-Interactive Series Comes to DVD this Fall» (em inglês). TVShowsonDVD.com. Consultado em 6 de outubro de 2011. Arquivado do original em 11 de setembro de 2009 
  10. Lambert, David (4 de fevereiro de 2009). «iCarly - Release Date Revised for iCarly - Season 1, Volume 2 DVDs» (em inglês). TVShowsonDVD.com. Consultado em 6 de outubro de 2011. Arquivado do original em 25 de maio de 2009 
  11. «iCarly Episodes» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  12. «iCarly: iSaw Him First Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  13. «iCarly: iFight Shelby Marx - Part 1 Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  14. «iCarly Full Episode Guides from Season 2 on Nickelodeon» (em inglês). TV Guide. Consultado em 17 de setembro de 2011 
  15. Lambert, David (20 de maio de 2009). «iCarly - Nickelodeon/Paramount Announce a Season 2, Vol. 1 Set» (em inglês). TVShowsonDVD.com. Consultado em 6 de outubro de 2011. Arquivado do original em 23 de maio de 2009 
  16. Lambert, David (26 de outubro de 2010). «iCarly - 'Season 2, Vol. 2' Announced: Date, Cost, Extras and Package Art» (em inglês). TVShowsonDVD.com. Consultado em 6 de outubro de 2011. Arquivado do original em 30 de outubro de 2010 
  17. Lambert, David (24 de janeiro de 2011). «iCarly - Announcement for DVDs of 'Season 2, Vol. 3' to Finish Off the Season» (em inglês). TVShowsonDVD.com. Consultado em 6 de outubro de 2011. Arquivado do original em 30 de janeiro de 2011 
  18. «iCarly Episodes» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  19. «iCarly: iThink They Kissed Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  20. «iCarly: iBeat the Heat Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  21. «iCarly Episodes» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  22. «iCarly: iGot A Hot Room Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  23. «iCarly: iParty With Victorious - Part 1 Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  24. «iCarly Full Episode Guides from Season 3 on Nickelodeon» (em inglês). TV Guide. Consultado em 17 de setembro de 2011 
  25. Lambert, David (6 de junho de 2011). «iCarly - The Complete Season 3 is Announced for DVD!» (em inglês). TVShowsonDVD.com. Consultado em 6 de outubro de 2011. Arquivado do original em 19 de outubro de 2012 
  26. «iCarly Episodes» (em inglês). TV.com. Consultado em 1 de abril de 2012 
  27. «iCarly: iLost My Mind Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2011 
  28. «iCarly: iToe Fat Cakes Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2012 
  29. «iCarly Full Episode Guides from Season 4 on Nickelodeon» (em inglês). TV Guide. Consultado em 17 de setembro de 2011 
  30. Lambert, David (16 de abril de 2012). «iCarly - 'Season 4' DVDs Include Visits from The First Lady, 'Sheldon,' and Bonus 'How To Rock' Eps» (em inglês). Consultado em 27 de abril de 2012. Arquivado do original em 30 de setembro de 2012 
  31. «iCarly Episodes» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2012 
  32. «iCarly: iApril Fools Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2012 
  33. «iCarly: iBattle Chip Episode Summary» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2012 
  34. «iCarly Full Episode Guides from Season 5 on Nickelodeon» (em inglês). TV Guide. Consultado em 25 de novembro de 2012 
  35. «iCarly Episodes» (em inglês). TV.com. Consultado em 25 de novembro de 2012 
  36. «iCarly: iShock America - Part 1» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2012 
  37. «iCarly: iShock America - Part 2» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de outubro de 2012 
  38. «iCarly Episode - iGoodbye Part 1» (em inglês). TV Guide. Consultado em 26 de outubro de 2012 
  39. «Megan Parker (Character)» (em inglês). Internet Movie Database. Consultado em 14 de outubro de 2011 
  40. «Crazy Steve (Character)» (em inglês). Internet Movie Database. Consultado em 14 de outubro de 2011 
  41. «School of Rock (2003)». Box Office Mojo. Amazon.com. Consultado em 22 de outubro de 2009 
  42. Here Comes Peter Cottontail: The Movie. no IMDb.
  43. Divisão de Homicídios. no IMDb.
  44. The Last Day of Summer. no IMDb.
  45. Kroll, Justin (7 de fevereiro de 2010). «Nathan Kress - Entertainment News». Variety.com. Consultado em 14 de outubro de 2011 
  46. Phineas and Ferb. no IMDb.
  47. Noah Munck. no IMDb.
  48. Nickelodeon. Chamadas dos episódios de iCarly.
  49. «Leave it All to Me - Single by Miranda Cosgrove and Drake Bell» (em inglês). iTunes Store (Apple Inc.). Consultado em 14 de outubro de 2011 
  50. «Amazon - iCarly». Amazon. Apple Inc. 3 de fevereiro de 2009. Consultado em 14 de outubro de 2011 
  51. «iTunes - iCarly». iTunes Store. Apple Inc. 3 de fevereiro de 2009. Consultado em 14 de outubro de 2011 
  52. iCarly Stardart Edition
  53. iCarly Deluxe Fan Pack Edition
  54. «iCarly DVD news: Announcement for iCarly - iFight Shelby Marx». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 24 de maio de 2010 
  55. http://www.tower.com/icarly-isaved-your. Consultado em 24 de maio de 2010  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  56. «iCarly DVD news: Announcement for iCarly - iSpace Out!». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 6 de setembro de 2010 
  57. «iCarly DVD news: Season 2, Vol 2 Announced: Date, Cost, Extras & Package Art». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 30 de outubro de 2010 
  58. «Announcement for DVDs of 'Season 2, Vol. 3' to Finish Off the Season». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 24 de janeiro de 2011 
  59. [1]
  60. «iCarly – TV Show Review» (em inglês). About.com. Consultado em 3 de fevereiro de 2014 
  61. «Common Sense Media - Review» (em inglês). commonsensemedia.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2014 
  62. «2008 Nickelodeon Kids' Choice Awards - Nominees». Kids' Choice Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  63. a b c «29th Annual Young Artist Awards». Young Artist Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  64. «2009 Nickelodeon Kids' Choice Awards - Winners». Kid's Choice Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  65. «2009 Nickelodeon Kids' Choice Awards - Nominees». Kids' Choice Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  66. «61st Primetime Emmy Awards». Primetime Emmy Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  67. a b c d «2009 Teen Choice Awards». IMDb.com. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  68. a b c d «30th Annual Young Artist Awards». Young Artist Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  69. «2010 Nickelodeon Kids' Choice Awards - Winners». Kids' Choice Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  70. «2010 Nickelodeon Kids' Choice Awards - Nominees». Kids' Choice Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  71. «62nd Primetime Emmy Awards». Primetime Emmy Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  72. «2010 Teen Choice Awards». Los Angeles Times. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 [ligação inativa]  [ligação inativa]
  73. «2010 Television Critics Association Awards». Television Critics Association. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  74. a b c d «31st Annual Young Artist Awards». Young Artist Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  75. a b c d e f g h i «2011 Nickelodeon Kids' Choice Awards - Nominees». Kids' Choice Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  76. a b «32nd Annual Young Artist Awards». Young Artist Awards. Consultado em 16 de fevereiro de 2011 
  77. «Vote for J-14's Teen Icon Awards 2011!» (em inglês). J-14 Magazine. 9 de setembro de 2011. Consultado em 5 de dezembro de 2011 
  78. http://kidschoiceawardsmexico.mundonick.com/ganadores/
  79. http://www.spinoff.com.br/2012/09/16/lista-de-vencedores-creative-artys-emmys-2012/
  80. http://www.meuspremiosnick.com.br/vencedores/
  81. http://kidschoiceawardsargentina.mundonick.com/ganadores/index.php
  82. http://mcosgrove.com.br/icarly-indicado-em-melhor-programa-infantil-no-emmy-awards-2012/

Ligações externas

Aviso: O título de apresentação "<i>iCarly</i>" substitui o título anterior "<i>ICarly</i>".