Instituto Federal de Alagoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de IFAL)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Instituto Federal de Alagoas
IFAL
Fundação 23 de setembro de 1909
Localização Arapiraca
Batalha
Coruripe
Maceió (sede)
Maragogi
Marechal Deodoro
Murici
Palmeira dos Índios
Penedo
Piranhas
Santana do Ipanema
São Miguel dos Campos
Satuba
Viçosa
, Alagoas
Funcionários técnico-administrativos aproximadamente 12.000
Reitor(a) Carlos Guedes - Eleito em 2019
(Reeleito em 2023)
Docentes aproximadamente 3.000
Cores Verde, como predominante, e vermelho nos detalhes
Página oficial http://www.ifal.edu.br/

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) é uma instituição de ensino superior e técnico brasileira, sediada no estado de Alagoas.

Trata-se de uma instituição de educação profissional e superior, vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação (Setec/MEC) e que detém autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar equiparada às universidades federais.

Com esse status, o IFAL é um complexo de educação que engloba pesquisa, extensão e ensino desde a formação básica à pós-graduação, proporcionando, deste modo, uma formação integral ao cidadão, por intermédio dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), técnicos, superiores de tecnologia, bacharelado, de licenciatura e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

O IFAL é composto pela Reitoria e cinco pró-reitorias (Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Administração e Planejamento). Possui mais de 1200 servidores e atende a mais de 10 mil alunos, de modo a contribuir para a formação profissional e inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, com credibilidade e qualidade de ensino. A Reitoria está instalada em Maceió. Possui 16 campi, nas seguintes.

cidades[1]:

História[2][editar | editar código-fonte]

A história do câmpus Maceió teve início em 23 de setembro de 1909, com a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices, através do Decreto Nº 7.566, assinado pelo Presidente da República Nilo Peçanha. Assim, começava a Rede Federal de Ensino Profissionalizante no Brasil, em diferentes unidades federativas, inclusive Alagoas, onde a inauguração da escola ocorreu em janeiro de 1910, em um prédio da Rua Boa Vista, no Centro de Maceió. No ano de 1937, instalada, então, no prédio onde hoje funciona o Espaço Cultural da UFAL, a Escola de Aprendizes e Artífices passou a ser chamada de Liceu de Artes e Ofícios.

Na sequência, transformou-se na Escola Industrial de Maceió e, depois, na Escola Industrial Deodoro da Fonseca. A transformação em Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL) aconteceu em 1968, já na sua sede definitiva: esquina da Rua Mizael Domingues com a Rua Barão de Atalaia, Centro. A partir do dia 22 de março de 1999 foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL), substituindo a ETFAL, e passando a ofertar alguns cursos superiores tecnológicos. Finalmente, através da Lei nº 11.892/08, de 29 de dezembro de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram criados 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), entre eles o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), cuja Reitoria está instalada em Maceió, na Rua Odilon Vasconcelos, 103 (esquina com a Av. Júlio Marques Luz), Jatiúca. Maceió -Alagoas.

O prédio da rua Barão de Atalaia passou a ser denominado: Câmpus Maceió.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de abril de 2014. Arquivado do original em 8 de maio de 2014 
  2. «História». Consultado em 6 de abril de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.