Internet Group

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de IG Gente)
 Nota: Se foi redirecionado(a) para esta página e não é a que procura, consulte: IG (desambiguação).
iG
iG Publicidade e Conteúdo Ltda.
Internet Group
Logo atual da Internet Group.
Slogan O melhor para você
Proprietário(s) Ongoing
Requer pagamento? Parte
Gênero Portal e provedor de internet
Cadastro Público e pago.
País de origem  Brasil
Idioma(s) Português
Lançamento 9 de janeiro de 2000 (24 anos)[1]
Endereço eletrônico www.ig.com.br

Internet Group do Brasil (conhecido pela sua sigla iG) é um portal de notícias do Brasil e provedor de acesso à Internet brasileiro, adquirido em 2004 pelo grupo Brasil Telecom[2] e fundido aos portais iBest e BrTurbo, que já eram de propriedade da empresa de telefonia. Em 2010, o iG foi adquirido pela Oi, após a venda da Brasil Telecom.[3] Em 18 de abril de 2012 a empresa portuguesa Ongoing anunciou a compra do quinto portal mais acessado do Brasil.[4]

O iG notabilizou-se por prover acesso discado à internet de forma gratuita, serviço que foi ofertado até fevereiro de 2016. A partir de março deste ano, passou a cobrar pela manutenção de contas de e-mails já criadas e também por novas adesões, mantidas por um plano anual de pagamento.[5]

Além de provedor, o iG é conhecido pelo seu portal, que abriga sites importantes como o noticiário Último Segundo, o iG Economia – que detém o conhecido caderno Brasil Econômico –, o iG Gente, o iG Esportes, a TV iG, o iG Queer e o Delas. Parceiro do Google,[6][7] utiliza deste o sistema de busca, e-mail e publicidade de palavras-chave de forma personalizada e regionalizada.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiros passos[editar | editar código-fonte]

O Internet Group do Brasil Ltda. foi fundado pelos grupos GP Investimentos (Telemar) e Opportunity (Brasil Telecom),[1] tendo como sócios fundadores Nizan Guanaes, Jorge Paulo Lemann,[8] Aleksandar Mandic e Matinas Suzuki Jr. com as participações destacadas de Demi Getschko e Carla Sá. A operação entrou no ar em 9 de janeiro de 2000[1] com a marca iG e a primeira versão preliminar pública do portal com serviço de acesso discado grátis, marcados por uma forte campanha publicitária que transformou um West Highland White Terrier em símbolo da empresa—e em celebridade instantânea.

O abalo no mercado foi imediato.[9] Apesar de não ter sido o primeiro provedor gratuito brasileiro, o iG rapidamente atingiu grande popularidade num tempo em que a banda larga era pouco comum e os bancos apenas começavam a oferecer planos de conexão não-tarifada a seus clientes. O portal também estava bem posicionado: reunia um número crescente de sites competentes e criativos, liderados pelo Último Segundo (cuja proposta de redação exclusiva para internet foi considerada ousada para a época, pois todos os grandes noticiários online concorrentes eram vinculados a veículos tradicionais), formando um conjunto de destaque quando a política de portais ainda buscava amadurecimento no Brasil.

O estouro da bolha da internet[editar | editar código-fonte]

O iG apostava num grande retorno com venda de publicidade em seu portal, o que aumentaria o interesse pelas ações da empresa numa eventual abertura de capital. No entanto, os planos não se realizaram da forma prevista. Na sequência do colapso da NASDAQ, com a dificuldade crescente para obtenção de crédito, o portal-provedor fez revisões graduais em seus projetos.

Apesar de continuar protagonizando grandes lances (como a compra do provedor grátis concorrente Super11.net, no segundo semestre de 2000) e lançando produtos de conteúdo, começaram as manobras para "sair do vermelho". Muitos funcionários foram demitidos e vários planos foram adiados ou modificados—alguns dos quais, como o do uso dos estúdios de televisão instalados no térreo do edifício-sede, não chegaram a se realizar de fato, apesar do elevado investimento.

Em fins de 2000 o iG retirou no último momento as candidaturas de todos os seus sites aos prêmios iBest [carece de fontes?] . A manobra surpreendeu o mercado, pois os sites do iG concorriam pela primeira vez aos prêmios e eram fortes concorrentes. Além disso, representou uma reviravolta na política interna do iG, que estimulava fortemente os sites do portal a apresentar suas candidaturas e atrair votos populares.

O iG só conseguiria "sair do vermelho" em 2001, quando alterou seu plano de negócios: passou a receber repasses das operadoras de telefonia fixa por conta do tráfego gerado pelo acesso grátis. A façanha foi marcada pela mudança no logotipo: de vermelho, passou a ser azul. Nesse período reduziu-se o apoio ao conteúdo do portal e reforçaram-se os planos para a oferta de serviços pagos (para fins de marketing, "iG" passou de "Internet Grátis" a "Internet Group").

O breakeven já era uma situação muito rara entre empresas de internet, mas Nizan Guanaes concebia a "fase azul" do iG como uma etapa meramente transitória antes que a operação começasse a dar lucro. Nesse dia, segundo os planos, o iG adotaria a cor verde. Em meio a uma nova rodada de profundas reformas no portal, Guanaes deixou o iG em fins de 2001.[10]

Aquisição do hpG[editar | editar código-fonte]

hpG - Home page grátis

Em agosto de 2001 o IG anunciou um dos maiores negócios da internet brasileira até então, a aquisição do site hpG, o maior serviço de hospedagem gratuita em língua portuguesa num negócio de R$55 milhões de reais. O hpG foi um caso incomum de sucesso da internet brasileira. Criado em março de 2000 por cinco executivos advindos da operação da PSINet (Rodrigo Martinez, Mauricio Meismith, Mauro Bertaglia, Edson Romão e Caio Mário Paes de Andrade) conseguiu, em junho do mesmo ano, ser o terceiro domínio mais acessado no ranking do Ibope eRatins.com, com mais de 540.000 sites e mais de 1,35 milhão de usuários registrados, ficando à frente de gigantes como a Globo, Yahoo! e Microsoft. Com a aquisição, o IG se consolidaria em segundo lugar nas páginas mais acessadas do Brasil, com 57% dos usuários ativos.[11][12][13]

Novos donos[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2004 o iG foi adquirido pela Brasil Telecom,[2] o negócio foi anunciado na entrega do Prêmio iBest. Adotou-se um novo logotipo, mantida a cor azul, agora definido como "Internet Generation". A fusão com os portais iBest e BrTurbo foi concluída em 2006, marcada por nova campanha publicitária.

Em janeiro de 2009 o iG passou a fazer parte do grupo Oi após este adquirir a Brasil Telecom.[3]

Em 27 de março de 2012, o jornal O Estado de S. Paulo anunciou que o portal será comprado pela Ongoing que possui a segunda maior participação acionária na empresa Portugal Telecom.[14]

Em 18 de abril de 2012 a empresa portuguesa Ongoing anunciou a compra do portal brasileiro.[4]

Em 2016, deixa de oferecer de forma gratuita o serviço de e-mail.[5]

Sites[editar | editar código-fonte]

Em ordem alfabética, uma lista incompleta dos sites que fazem ou fizeram parte do portal:

  • Canal do Pet
  • iG Delas
  • iG Busca
  • iG Carros
  • iG Economia
  • iG Esportes
  • iG Gente
  • hpG[15]
  • iG Receitas
  • iG Saúde
  • iG Tecnologia
  • iG Turismo
  • TV Foco
  • Último Segundo
  • iG Queer
  • iG Mais

Serviços[editar | editar código-fonte]

Em ordem alfabética, uma lista incompleta dos sites que fazem ou fizeram parte do portal iG [carece de fontes?] :

  • Categoria Acesso
  • Acelerador
  • Banda Larga
  • Acesso Grátis
  • Wi-Fi

Polêmicas[editar | editar código-fonte]

Blog Conversa Afiada[editar | editar código-fonte]

Durante mais de dois anos, Paulo Henrique Amorim manteve o blog Conversa Afiada no portal iG, em cuja página principal tinha um quadro de destaque permanente. A política era o assunto mais corriqueiro, e Paulo Henrique Amorim mantinha uma seção intitulada "Não coma gato por lebre", cujo objetivo, segundo ele, era deixar claro para o leitor as preferências e gostos do jornalista, de modo a não passar aos usuários uma falsa imagem de imparcialidade.

Em 18 de março de 2008, porém, o portal retirou abruptamente o blog do ar. Em nota, o iG alegou que a audiência esperada estava aquém das expectativas[17] e que os custos de sua manutenção não se justificavam mais, o que motivara a finalização do contrato antes de dezembro de 2008, o prazo final previsto.[18] Paulo Henrique Amorim afirmou que o contrato havia sido encerrado devido às críticas que fez ao suspeito processo de fusão da Brasil Telecom e a Oi, formando a BrOi, segundo o qual o jornalista afirmava que várias personalidades políticas se beneficiaram ilicitamente no processo.

Paulo Henrique Amorim relançou seu blog, Conversa Afiada, 8 horas e 58 minutos depois, no seu website e, em menos de 24 horas, seu advogado Marcos Bitelli obteve na Justiça uma mandado de segurança que impediu a consumação daquilo que Paulo Henrique Amorim chamou de "limpeza ideológica".[19] Ou seja, recuperou os arquivos de tudo o que tinha produzido no iG.

Desligamentos[editar | editar código-fonte]

Em 15 de dezembro de 2009 a No Zebra Network (NZN), detentora dos direitos legais do site Baixaki, anunciou o fim da parceria com o iG que já durava 8 anos, mudando-se para o portal Terra.[20]

Em 18 de julho de 2011 o site Brasil Escola muda para o portal R7.[21]

Em 1 de agosto de 2012 o site Vagalume muda para o portal R7.[22]

11 de Setembro de 2001 - "Dia da Boa Notícia"[editar | editar código-fonte]

Em 2001, o Portal iG protagonizou um caso que se tornou "case" dos cursos de jornalismo. No auge do site, à época um dos portais mais acessados do país, o iG escolheu o dia 11 de setembro de 2001 para ser um dia dedicado exclusivamente a notícias boas, fugindo do hard news que é marca do portal até os dias atuais.

O "Dia da Boa Notícia" foi pensado pelo comando da empresa como uma estratégia de marketing em meio a uma escalada de noticiário negativo, sobretudo relacionado à segurança pública. Pouco antes do 11 de Setembro, Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, havia sido sequestrada. Após sua libertação, o mentor da ação, Fernando Dutra Pinto, invadiu a mansão do dono do SBT, em uma fuga cinematográfica.[23]

Com o ataque ao World Trade Center, em Nova York, a proposta, que havia sido escolhida em uma data aleatória, precisou ficar de lado em prol da noticiabilidade jornalística. O então diretor de jornalismo do iG, Leão Serva, após ver a quebra do acordo com os leitores, escreveu um editorial no mesmo dia, sob o título “O iG tentou, mas a história não deixou”.

O caso foi retrato no curta-metragem "O Dia da Boa Notícia", semi-finalista do São Paulo Film Festival, dirigido por Lucas Zacarias e João Paulo Vicente.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Prêmio Vladimir Herzog
Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog por Internet
Ano Obra Veículo de mídia Autor Resultado
2012 "Um navio estacionado na porta de casa" iG Yan Boechat Venceu[24]

Referências

  1. a b c Redação iG (29 de janeiro de 2010). «A história do portal». iG. iG. Consultado em 23 de setembro de 2011 
  2. a b Ana Lúcia Moura Fé (19 de maio de 2004). «Brasil Telecom compra iG por US$ 17,5 milhões». INFO. Consultado em 23 de setembro de 2011 
  3. a b Agência Estado (11 de fevereiro de 2010). «Anatel aprova compra da Brasil Telecom pela Oi». G1. Consultado em 23 de setembro de 2011 
  4. a b «Ongoing compra iG e promete "alavancar história de sucesso"». AdNews. 18 de abril de 2012. Consultado em 18 de abril de 2012 
  5. a b Rosa, Giovanni Santa (19 de agosto de 2021). «Globo.com anuncia fim do serviço de e-mail e provedor de internet». Tecnoblog. Consultado em 24 de agosto de 2022. O iG, por exemplo, bloqueou as contas gratuitas em 2016 e passou a cobrar pelo serviço. 
  6. «iG vai usar Gmail e outros serviços do Google». Olhar Digital / UOL. 12 de março de 2007. Consultado em 14 de setembro de 2016. Cópia arquivada em 14 de setembro de 2016 
  7. Redação INFO (9 de março de 2007). «iG vai usar tecnologia do Google nos serviços». Info Exame. Consultado em 23 de setembro de 2011 [ligação inativa] 
  8. «Portal IG deve ser vendido» - Estadão.
  9. Redação iG (29 de janeiro de 2010). «Criadores e ex-presidentes do iG comentam os 10 anos do portal». iG. Consultado em 23 de setembro de 2011 
  10. Blecher, Nelson (10 de dezembro de 2012). «Nizan Guanaes: "Odeio tudo que é VIP"». Época Negócios. Consultado em 24 de agosto de 2022 
  11. Fernandes, Manoel (15 de agosto de 2001). «R$55 milhões pelo hpG» (PDF). Forbes. Forbes Brasil: 31. Consultado em 22 de junho de 2022 
  12. «iG compra hpG e assume segundo lugar de audiência». IT Forum (em inglês). 31 de julho de 2001. Consultado em 22 de junho de 2022 
  13. «Internet Group do Brasil compra hpG - Link». Estadão. Consultado em 22 de junho de 2022 
  14. Roberta Scrivano (27 de março de 2012). «Português Ongoing negocia compra do iG». Estadão. Consultado em 27 de março de 2012 
  15. «UOL - Economia - iG compra site de hospedagem hpG para ser 2o.em audiencia 31/07/2001 12h45». www1.uol.com.br. Consultado em 22 de junho de 2022 
  16. «Confira dez sites brasileiros que foram 'enterrados'». TechTudo. Consultado em 22 de junho de 2022 
  17. Marina Dias (18 de março de 2008). «Baixa audiência no IG tira Paulo Henrique Amorim do ar». Portal IMPRENSA. Consultado em 23 de setembro de 2011 
  18. Caio Túlio Costa (18 de março de 2008). «Editorial - Sobre a saída de Paulo Henrique Amorim do iG». iG. Consultado em 23 de setembro de 2011 
  19. «Paulo Henrique Amorim vai à guerra contra o iG». Vermelho.org.br. Consultado em 6 de julho de 2011 
  20. Andressa Xavier. «O Baixaki mudou de portal. Veja as novidades que vêm por aí». Tecmundo. Consultado em 15 de dezembro de 2009 
  21. «Portal R7 é o novo parceiro dos sites do Brasil Escola». Portal Brasil Escola. Consultado em 18 de julho de 2011 
  22. «Vagalume é o novo parceiro do portal R7». meio&mensagem. 31 de julho de 2012. Consultado em 13 de outubro de 2015 
  23. Colon, Leandro (9 de setembro de 2021). «No 11 de Setembro, ataques derrubaram Torres Gêmeas e 'Dia da Boa Notícia'». Folha de S.Paulo. Consultado em 15 de dezembro de 2023 
  24. «Definidos os vencedores do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos». ABRAJI. 10 de outubro de 2012. Consultado em 2 de abril de 2020. Cópia arquivada em 2 de abril de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]