iMac G3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
iMac G3 original.

iMac G3 foi uma linha de computadores pessoais fabricada pela Apple Inc. no final da década de 1990, precisamente entre 1998 e 2003.[1]

A linha iMac G3 da Apple foi um sucesso entre os consumidores domésticos, pois seu monitor era colorido e trazia uma inovação: ocupava pouco espaço, visto que o seu CPU e alto-falantes eram embutidos no monitor (sendo o CRT de 15 polegadas).

Design e Avanços[editar | editar código-fonte]

Como é de praxe a Apple Inc. querer impressionar os consumidores, o iMac G3 impressionou a todos no seu lançamento em 1998, teve um design super futurístico e bem pensado para economizar espaço, foi desenhado com a mesma ideia do Macintosh original, um computador do tipo All in One visando a portabilidade e economia de espaço. Foi um sucesso de vendas, contando com diversas cores translucidas (acabando com a ditadura do bege), compacto e com design moderno e inovador. Porem era demasiado infantil para os empresários e usuários empresariais, mas encantou aos usuários domésticos e crianças, que viam como um brinquedo.

Um avanço foi a utilização em massa de interface USB aposentando assim, o antigo sistema ADB (parecido com o conector PS/2 dos pcs comuns). Tambêm seu Mouse USB foi grande motivo de discução, pelo seu formato de bola até então nunca visto, dividia opiniões, mas depois, foi acusado de causar dores nas mãos por causa do seu formado novo.

Seu hardware tambem foi um grande avanço para a época, contando com um processador PowerPC G3 com clock de 233 MHz e 350 MHz (produzidos para competir com o Intel Pentium II), HD de 4 a 8 GB, placa de video ATI Radeon onboard com 2 a 8mb, Alto-Falantes Harman/Kardon, e Infra-vermelho.

Mas a Apple queria revolucionar uma época que ainda não existia. Um de seus erros foi a ausência de leitor de disquetes 3 1/2, (usados em 95% dos computadores) e contar com um avançado leitor e gravador de CD (pouco comuns). A Apple anunciava a morte dos disquetes, e ainda em 1998 muitos computadores não tinham sequer gravador de cds, por isso a empresa foi obrigada a criar um periférico de disquetes. Para se ter uma idéia do avanço,os leitores de disquetes só foram deixados de lado em 2007, quase 10 anos depois, e gravador em 2004.

Preço[editar | editar código-fonte]

Apple USB Mouse presente nos primeiros modelos do iMac G3.

O iMac original 233 MHz PowerPC G3 (PowerPC 750) chip, e teve um 4 GB de disco rígido, 32 MB de RAM, 2 MB de Vídeo RAM com Mac OS 8.1, foi vendido por US$ 1.299.

Fama[editar | editar código-fonte]

O iMac foi publicitado em vários filmes de Hollywood [carece de fontes?], sendo essa uma possível explicação para a sua popularidade quanto a sua comercialização.

Extinção[editar | editar código-fonte]

A extinção aconteceu no início de 2003, com o lançamento do eMac, que substituiu o iMac no mercado de educação. A Apple continua a fornecer suporte aos utilizadores [carece de fontes?].

Sucessores[editar | editar código-fonte]

O iMac G3 foi sucedido pelo iMac G4 e pelo eMac.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paul Thurrott (May 6, 1998). Whooa! Apple Announces the iMac Windows IT Pro. Visitado em February 26, 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]