IPS In-Plane Switching

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

IPS In-Plane Switching é uma tecnologia de cristal líquido TFT adotado em Tvs e Monitores de LCD. O segmento de telas de LCD ganhou um reforço com o anúncio da aliança entre a Hitachi e a Matsushita Electric Industrial. As empresas anunciaram que trabalharão em conjunto para fortalecer e fomentar o mercado de telas de cristal líquido e de tecnologias relacionadas.

Origem[editar | editar código-fonte]

Esta tecnologia foi desenvolvida pela empresa Hitachi em 1996, tendo como seu principal objetivo melhorar a reprodução de cores e o ângulo de visão. A aliança entre Hitachi Matsushita e Electric Industrial visou acelerar o desenvolvimento de tecnologias de última geração em telas e expandir o raio de aplicação das mesmas. A empresa detém uma linha de sofisticadas tecnologias de cristal líquido, dentre as quais a IPS (In-Plane Switching).

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O funcionamento do IPS é adotado em cristais líquidos, que são alinhados na horizontal, ao contrário de modelos convencionais que estão alinhando na vertical.

As moléculas de cristal líquido do painel IPS giram em plano horizontal, sem considerar o alinhamento perpendicular das moléculas de cristal na tela de LCD.

Características[editar | editar código-fonte]

O Painel IPS proporciona recursos para a definição da imagem da LCD, fazendo com que o sistema ofereça suporte de 200 Hz até 240Hz de taxa de atualização, que indica o numero de vezes por segundo que a imagem é renovada a tela, com isso a LCD alcança um rápido tempo de resposta para fazer transmissão de grandes quantidades de informação em alta velocidade sem que tenha perda de dados para a formação da imagem .

MPRT tempo de resposta em imagens em movimento MPCS Mudança de cor em imagem em movimento,

• Touch Screen

Qualidade de imagem estável a tocar na tela.

O IPS tem a sua tela resistente é ideal para display interativos com tela touch screen , porque o painel mantém a imagem estável mesmo quando a tela é tocada. Esta tecnologia IPS evita aquele “ efeito fantasma” embasamento ou aliteração de cores, características freqüentes em outras tecnologias pelo afterimage do objeto em movimento que ficava constante na tela. Não altera a cor em qualquer ângulo Imagem nítida em qualquer ângulo de visão

O painel IPS tem a característica de um amplo ângulo de visão de 178° evitando a refração e tem cores consistentes que não são alteradas de nenhum ângulo de visão.

• Produto Ecológico

Baixo consumo de energia.

A tecnologia de LCD funciona com um backlight (luz traseira) que ilumina todo o painel continuamente. Para a exibição da imagem na tela, os cristais se movem permitindo ou não a passagem da luz, conforme a cena a ser exibida.

No processo de formação de imagem o painel IPS tem 2 diferenciais

Transistores mais eficientes: A constituição do painel IPS é formada por um tipo de transistor, o que permite o uso de uma quantidade menor para gerar a mesma quantidade de energia. A redução do número de transistores acaba reduzindo também o consumo de energia.

Backlight Inteligente: o backlight é inteligente, ou seja, aumenta ou diminui a intensidade da luz conforme a fonte de imagem exibida, por exemplo, em filmes com cenas escuras, a luz se ajusta com menor intensidade.

  • Tamanho 42" , 47"

Dimensões maiores A tecnologia do painel IPS também dispõe de dois tamanhos telas diferentes em uma TV LCD que são de 42” e 47” que é vista como a diferença de uma tela de notebook de 12,5” e de DVD portáteis de 8,5” de outras LCD.

Fabricantes[editar | editar código-fonte]

Atualmente os painéis IPS em geral (IPS, S-IPS) são fabricados pela LG / Philips e utilizados em suas próprias TVs. A LG Display hoje em dia é um dos maiores fabricantes da tecnologia IPS (In-Plane Switching). As fabricantes de eletrônicos investem milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e de novas formas utilização.

O Painel IPS-Alpha são fabricados pela Panasonic e Matsushita e são utilizados nos modelos novos LX80.

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.