IRIS GL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A biblioteca IRIS GL (Integrated Raster Imaging System Graphics Library), por vezes designada apenas como GL era uma biblioteca de funções gráficas criada pela Silicon Graphics (SGI) para as suas estações gráficas da linha IRIS, equipadas com o sistema operativo IRIX.

A implementação da biblioteca IRIS GL serviu de base ao desenvolvimento do standard OpenGL, lançado pela Silicon Graphics em 1992 e cuja especificação é do domínio público. Contrariamente ao que acontecia com a bilioteca IRIS GL, existem implementações de OpenGL para quase todos tipos de arquitectura e de sistemas operativos.

Uma vez que as funcionalidades de interação com o sistema gestor de janelas da biblioteca IRIS GL eram orientadas especificamente para as estações gráficas da linha IRIS, na especificação das bibliotecas OpenGL não foram incluídas funcionalidades deste tipo. A implementação de aplicações com OpenGL passa normalmente pela utilização de outras bibliotecas de funcionalidades gráficas tais como glut.

A utilização de IRIS GL foi progressivamente descontinuada em favor de OpenGL. A Silicon Graphics publicou em 1998 o OpenGL® Porting Guide para apoiar a migração de aplicações IRIS GL para OpenGL e disponibilizou também um utilitário de migração designado por toogl.

Ver também[editar | editar código-fonte]