Information Systems Audit and Control Association

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ISACA)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

ISACA é o acrônimo para Information Systems Audit and Control Association (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação), uma associação internacional que suporta e patrocina o desenvolvimento de metodologias e certificações para o desempenho das atividades de auditoria e controle em sistemas de informação.

História[editar | editar código-fonte]

A ISACA foi fundada em 1967, quando um grupo de profissionais com funções específicas de auditoria em sistemas de computador perceberam a necessidade de centralizar a fonte de informação e metodologia para área de atuação. Foi em 1969 que o grupo formalizou a associação, incorporada inicialmente como EDP Auditors Association. Em 1976 o nome foi consolidado para como é conhecido atualmente, incluindo o estabelecimento da primeira certificação profissional de Auditoria de sistemas de informação, o CISA.

Hoje, os membros da ISACA são mais de 86.000 em todo o mundo, caracterizam-se pela sua diversidade. Vivem e trabalham em mais de 160 países, atuando numa variedade de posições profissionais relacionadas com as TI – para mencionar apenas algumas: auditoria de sistemas de informação, consultores, educadores, profissionais de segurança da informação, reguladores, diretores de TI (CIOs) e auditores internos. Alguns são novos na área, outros estão em níveis de gestão e outros em posições de maior senioridade. Esses profissionais trabalham em praticamente todas as áreas de negócio, incluindo setor financeiro e bancário, contabilidade pública, governo e empresas do setor público, utilitários e manufaturas. Essa diversidade permite aos membros aprender uns com os outros e trocar pontos de vista diferenciados numa variedade de tópicos, considerado uma das maiores forças da ISACA.

Uma outra força do ISACA é a sua rede de capítulos locais. A ISACA tem mais de 185 capítulos estabelecidos em mais de 75 países em redor do mundo e esses capítulos proporcionam aos seus membros formação, partilha de recursos, apoio e networking profissional e outros benefícios ao nível local.

Desde a sua criação, o ISACA tem-se tornado numa organização global de profissionais de governação de TI, controlo, segurança e auditoria. Os padrões de auditoria de sistemas e controles são seguidos por profissionais no mundo todo, e as suas pesquisas destacam as questões profissionais que desafiam seus constituintes.

Fatos sobre a ISACA[editar | editar código-fonte]

  • São os custodiantes do framework COBIT;
  • São os criadores do ITGI (IT Governance Institute);
  • Desenvolveram quatro certificações profissionais reconhecidas no mercado:
    • CISA - Certified Information Systems Auditor;
    • CISM - Certified Information Security Manager;
    • CGEIT - Certified in the Governance of Enterprise IT;
    • CRISC - Certified in Risk and Information Systems Control.

Sobre as Certificações[editar | editar código-fonte]

Artigos e Podcasts sobre a ISACA e suas Certificações[editar | editar código-fonte]

  1. SegInfoCast #7 – Podcast sobre a Certificação CISM – Certified Information Security Manager – ISACA
  2. SegInfocast #4 – Podcast sobre Certificações na área de Segurança da Informação
  3. Artigo: Principais Certificações na área de Segurança da Informação – Segurança de Redes, Forense Computacional, Segurança no Desenvolvimento de Software, Gestão e Auditoria
  4. Artigo: Trilhas de certificação em Segurança da Informação – Qual caminho seguir?

Ligações externas[editar | editar código-fonte]