Eu Sou a Lenda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de I Am Legend)
 Nota: "I Am Legend" redireciona para este artigo. Este artigo é sobre o filme com Will Smith. Para o livro que lhe deu origem, veja I Am Legend (romance).
Eu Sou a Lenda
'I Am Legend'
Eu Sou a Lenda
 Estados Unidos
2007 •  cor •  100 min 
Gênero ficção científica
terror
drama
Direção Francis Lawrence
Produção Akiva Goldsman
David Heyman
James Lassiter
Neal H. Moritz
Coprodução Tracy Tormé
Jeffrey Wetzel
Produção executiva Bruce Berman
Dana Goldberg
Erwin Stoff
Michael Tadross
Roteiro Mark Protosevich
Akiva Goldsman
John William Corrington
Joyce Hooper Corrington
Elenco Will Smith
Alice Braga
Dash Mihok
Música James Newton Howard
Cinematografia Andrew Lesnie
Direção de arte Howard Cummings
William Ladd Skinner
Patricia Woodbridge
David Lazan
Efeitos especiais Conrad V. Brink Jr.
Figurino Michael Kaplan
Edição Wayne Wahrman
Companhia(s) produtora(s) Warner Bros. Pictures
Village Roadshow Pictures
Weed Road Pictures
Overbrook Entertainment
3 Arts Entertainment
Heyday Films
Original Film
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento 14 de dezembro de 2007 (eua)
Idioma inglês
Orçamento US$ 150 milhões
Receita US$ 585,3 milhões

I Am Legend (Eu Sou a Lenda, no Brasil[1] e em Portugal[2]) é um filme pós-apocalíptico de ficção científica, terror e suspense de 2007, dirigido por Francis Lawrence e estrelado por Will Smith e pela atriz brasileira Alice Braga.

É a terceira adaptação do livro homônimo de Richard Matheson[3], precedida por The Last Man on Earth de 1964 e The Omega Man de 1971.[4][5]

Smith interpreta o virologista Robert Neville, que é imune a um vírus. Ele trabalha para criar uma cura enquanto vive em Manhattan no ano de 2012[6], numa cidade habitada por mutantes vítimas do vírus transmitido pelo ar.

A Warner Bros. começou a desenvolver o filme em 1994, e vários atores e diretores foram anexados ao projeto, embora a produção tenha sido atrasada devido a preocupações orçamentais relacionadas com o script. A produção começou em 2006 na cidade de Nova Iorque, filmando vários lugares da cidade, incluindo a cena de $5 milhões[7] da Ponte do Brooklyn, a mais longa cena já filmada na cidade até hoje. A Warner Bros. lançou uma revista em quadrinhos e um jogo online multiplayer no Second Life como parte da campanha de marketing. I Am Legend foi lançado no dia 14 de Dezembro de 2007 nos Estados Unidos. Foi a maior bilheteria do mês de dezembro.[8]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o vírus do sarampo foi geneticamente alterado, originalmente para ser uma cura para o câncer, porém acaba se transformando em uma cepa letal que mata 90% dos infectados, transforma 9% em vampiros que se alimentam de sangue e são extremamente vulneráveis ​​à luz solar (Por isso o nome).

Três anos depois, o cientista Robert Neville (Will Smith) é o único sobrevivente de Nova Iorque (marco zero da disseminação do vírus) e acredita estar sozinho na cidade, sendo o único sobrevivente. Por algum motivo que nem ele conhece, é imune ao vírus, que se propaga pelo ar e por mordidas. Vivendo com sua companheira Sam, uma cadela, ele sai de dia para procurar mantimentos e caçar infectados que usa como cobaias de testes para uma possível cura do vírus, que busca em um laboratório sob sua casa, fortifica à noite para manter os infectados do lado de fora. Durante o dia, ele também envia mensagens via rádio, na tentativa de encontrar algum sobrevivente. Intercaladas com o enredo principal, são exibidas cenas de 2009, em que Neville anuncia que sua esposa Zoe (Salli Richardson) e a filha Marley (Willow Smith) deverão deixar a cidade, mas o helicóptero em que estão é atingido por outro helicóptero que perdeu o controle ao ser agarrado por civis desesperados com o bombardeamento de pontes por parte de caças das forças armadas, uma medida drástica para tentar garantir que o vírus não saia de Manhattan.

Um dia, Neville captura uma cobaia fêmea (Lauren Haley) e vê que um outro infectado (Dash Mihok) faz menção de sair ao ar livre, o que chama a atenção do cientista, uma vez que os raios solares são muito dolorosos para os infectados. Ao testar a cura na infectada capturada, ele começa a perceber melhoras como o retorno da pigmentação da pele, e a diminuição da euforia e agressividade. Um dia, ao sair para caçar, ele descobre que um dos manequins que espalhou pela cidade para não se sentir tão sozinho está num local diferente de onde ele o havia deixado. Ao se aproximar para verificar, ele é capturado em uma armadilha semelhante às que ele arma para pegar cobaias e desmaia.

Despertado pelo alarme do seu relógio de pulso, que dispara toda vez que o sol está para se pôr, ele consegue se libertar mas fere sua perna na queda. Enquanto se arrasta para o carro, três cães infectados esperam o último resquício de sol ir embora para poder atacá-lo. A poucos centímetros do veículo, o sol se põe e os cães avançam. Sam defende seu dono mas acaba mordida e infectada com o vírus. Neville a leva de volta para casa e tenta curá-la, mas ela logo começa a manifestar a raiva característica dos infectados e ele se vê forçado a matá-la.

Inconformado, Neville pega seu carro e massacra vários infectados, mas acaba dominado por eles. Quando está prestes a ser capturado, Anna (Alice Braga) o resgata e o leva inconsciente para sua casa. Neville desperta no dia seguinte e Anna explica que ela veio de um navio de refugiados da Cruz Vermelha de São Paulo, Brasil e veio até ele após ouvir as transmissões de rádio, acompanhada do garoto Ethan (Charlie Tahan). Anna revela que há uma colônia de sobreviventes em Bethel, Vermont, e que ela planeja ir até lá. Neville, por outro lado, acredita que eles são os únicos sobreviventes do mundo todo e não devem se arriscar.

Naquela noite, Neville descobre um exército de infectados vindo em direção à sua casa. Mesmo usando todos os equipamentos que preparou para um possível ataque, os infectados conseguem invadir o prédio. Refugiados na sala de testes do laboratório e separados dos infectados por uma porta de vidro fortificado, Neville recolhe uma amostra da cura, dá para Anna e coloca ela e Ethan numa câmara. Em seguida, ele abre a porta da sala e puxa o pino de uma granada, cuja detonação mata todos os infectados e o próprio cientista. No dia seguinte, Anna e Ethan são vistos chegando à colônia de sobreviventes, onde Anna entrega a cura para outro ser humano saudável.

Em um final alternativo, Neville observa pela porta de vidro o mesmo infectado que fez menção de sair à luz do dia quando ele capturou a cobaia - que está na sala com os três sobreviventes, ainda inconsciente e presa à maca. Deduzindo que o bando veio resgatá-la, Neville a reinfecta com o vírus e abre a porta. O infectado pega sua companheira e vai embora com seus amigos. No dia seguinte, os três sobreviventes são vistos dirigindo por uma estrada enquanto é reproduzida uma transmissão de Anna chamando por outros sobreviventes e informando sobre a colônica em Bethel.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Alice Braga é Anna.
Nome Personagem
Will Smith Robert Neville
Alice Braga Anna
Dash Mihok Homem Alpha
Charlie Tahan Ethan
Salli Richardson-Whitfield Zoe Neville
Willow Smith Marley Neville
Darrell Foster Mike
Emma Thompson Dra. Alice Krippin
April Grace Personalidade da TV
Joanna Numata Mulher Alpha
Abbey Sam
Kona Sam
Samuel Glen Jay
Marin Ireland Mulher evacuada
Pedro Mojica Sargento
Anthony C. Mazza Policial da evacuação
James Michael McCauley Homem evacuado
Calista Hill Menina evacuada #1
Gabriella Hill Menina evacuada #2
Madeline Hill Menina evacuada #3
Adhi Sharma Militar técnico de escaneamento
Uyree Michael Simpson Policial da evacuação #2
Blake Lange Guarda costeira
Alexander John Homem evacuado #2
Abraham Sparrow Homem evacuado #3
Pat Fraley Voz do presidente
Mike Patton Voz da criatura
Jack Caruso Policial da evacuação #3
Don Money Hank

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Indicado
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films
Categoria Melhor Filme de Ficção Científica
Golden Trailer Awards
Categoria Melhor Spot TV Thriller
Categoria Melhor Wildposts
Categoria O Spot mais Original de TV
MTV Movie Awards
Categoria Melhor Filme
Motion Picture Sound Editors
Categoria Melhor Edição de Som / Efeitos Sonoros e Foley
National Movie Awards
Categoria Melhor Ação / Aventura
Categoria Melhor Atuação Masculina Will Smith
Satellite Awards
Categoria Melhor Som (Mixagem e Edição) Tod A. Maitland, Skip Lievsay, Rick Kline e Jeremy Peirson
Young Artist Awards
Categoria Melhor Atuação em Longa Metragem para Criança ou Adolescente Willow Smith
  • Ganhou
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films
Categoria Melhor Ator Will Smith
Golden Trailer Awards
Categoria Melhor Horror
Categoria Melhor Edição de Som
MTV Movie Awards
Categoria Melhor Atuação Masculina Will Smith
Teen Choice Awards
Categoria Melhor Ator de Horror / Thriller Will Smith
World Soundtrack Awards
Categoria Compositor de Filmes do Ano James Newton Howard

Referências

  1. Eu Sou a Lenda no AdoroCinema
  2. «Eu Sou a Lenda». no CineCartaz (Portugal) 
  3. Neto, João (13 de novembro de 2022). «Crítica | 'Eu Sou a Lenda', de Richard Matheson, mostra como o livro é superior às adaptações para o cinema». NERD SITE. Consultado em 13 de novembro de 2022 
  4. Before I Am Legend's release in cinemas in 2007, the direct-to-DVD I Am Omega was released by The Asylum to cash-in on the adaptation's potential success. Todd McCarthy (7 de dezembro de 2007). «I Am Legend review». Variety. Consultado em 18 de dezembro de 2007 
  5. «Rubens Ewald Filho» 
  6. «Was 'I Am Legend' Set in 2021?». Snopes.com. 12 de janeiro de 2021. Consultado em 20 de janeiro de 2021 
  7. «A 'Legend' in the Making». Hollywood Reporter. Consultado em 23 de março de 2008 
  8. Gitesh Pandya (16 de dezembro de 2007). «Box Office Guru Wrapup: Will Smith Rescues Industry With Explosive Opening For I Am Legend». Rotten Tomatoes. Consultado em 17 de dezembro de 2007 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de ficção científica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.