I Got a Boy (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"I Got a Boy"
Single de Girls' Generation
do álbum I Got a Boy
Lançamento 1 de janeiro de 2013
Formato(s) Download digital
Gravação 2012
Gênero(s) K-pop, electronica, rap
Duração 4:31
Gravadora(s) SM Entertainment
Composição Will Simms, Sarah Lundbäck Bell, Anne Judith Wik, Yoo Young-jin
Produção Will Simms, Yoo Young-jin
Cronologia de singles de Girls' Generation
Último
Último
"Dancing Queen"
(2012)
Próximo
Próximo

"I Got a Boy" é uma canção do girl group sul-coreano Girls' Generation, lançada em 1 de janeiro de 2013, como faixa-título de seu quarto álbum em coreano, I Got a Boy.

O vídeo musical foi gravado em outubro de 2012, com uma coreografia inspirada no hip-hop tratada pelos renomados coreógrafos estadunidenses, Nappytabs. O vídeo se tornou um sucesso instantâneo no YouTube, recebendo mais de 10 milhões de visualizações em 55 horas. No geral, foi bem recebido pelos críticos de música, com a Billboard chamando-o um dos "singles pop com um pensamento a frente ouvido em qualquer país".[1]

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

Em 20 de dezembro de 2012, a SM Entertainment publicou uma imagem teaser contendo as palavras "2012. 12. 21 10 A.M." sob o nome do grupo em um emblema cercado pela flor nacional da Coreia do Sul, em seu Twitter oficial.[2] [3] No dia seguinte o vídeo musical e single de "Dancing Queen", um single de pré-lançamento, foi lançado. O vídeo termina com um teaser para "I Got a Boy", apresentando as meninas em trajes excêntricos e coloridos, com data de lançamento da faixa-título de 1º de janeiro de 2013 sendo revelada no mesmo tempo.[4]

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Rolling Stone 3.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar half.svgStar empty.svg[5]

O crítico de música do Los Angeles Times, Randall Roberts, chamou-a de um hino "disperso" e uma canção "alegremente caótica" que pode indicar uma trajetória futura da música pop. Ele também descreveu o vídeo musical como "maravilhosamente estranho".[6] A Billboard elogiou a canção como "um dos singles com um pensamento mais a frente para ser ouvida em qualquer país" por sua mistura intensa de sons e melodias diferentes.[7]

Nick Catucci, contribuidor da Rolling Stone, descreveu a canção como uma rotina de ginástica musical cuidadosamente traçada e notou sua "terra dos doces" de sons pop - do mínimo R&B à dança de alta-BPM.[5]

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Girls' Generation fez suas primeiras apresentações de "I Got a Boy" nos principais programas musicais da televisão sul-coreana. No show M! Countdown da Mnet, as garotas se apresentaram em 3 de janeiro de 2013, onde também cantaram "Dancing Queen".[8] O grupo continuou sua primeira semana de apresentações ao vivo no Music Bank da KBS, Show! Music Core da MBC, e Inkigayo da SBS, nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, respectivamente.[9] Girls' Generation também foi ao ar com um programa especial exibido pela MBC, chamado Girls' Generation's Romantic Fantasy, em 1º de janeiro de 2013.[10]

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O primeiro teaser para o vídeo foi integrado no videoclipe de "Dancing Queen" como parte do tema de máquina do tempo. O teaser mostrava cada integrante, tanto em close-up como em plano médio, em um quarto escuro com diamantes rosas fluorescentes ao fundo, acompanhado por sintetizadores com influências do rock, que então quebra para uma seção com influência do dubstep. O teaser para a versão de drama do videoclipe foi lançado em 26 de dezembro de 2012, às 17 horas (KST). Um teaser para a versão de dança do vídeo foi lançado dois dias depois, em 28 de dezembro de 2012. A coreografia da canção foi feita pelos coreógrafos Nappytabs, que também trabalharam com os colegas de gravadora TVXQ e BoA.[11]

O videoclipe oficial foi lançado em 1º de janeiro de 2013, às 17:45 (KST) (como mostrado no relógio digital de Hyoyeon no vídeo teaser).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cena da coreografia na rua, em que as garotas vestem roupas multi-coloridas.

O vídeo, com duração de cinco minutos e cinco segundos, inicia no mesmo quarto rosa visto no videoclipe de "Dancing Queen", com as garotas interagindo umas com as outras; Tiffany e Yuri estão sentadas em uma mesa bebendo chá, Sooyoung está escrevendo, Sunny e Yoona estão brincando na cama, Jessica está provando o perfume Girl de Provence, Taeyeon e Seohyun estão discutindo escolhas de vestuário e Hyoyeon está secando o cabelo. Um homem (Kim Ian) é, então, visto andando em direção ao apartamento das meninas, e toca a campainha. As meninas param tudo o que estão fazendo e correm para a porta para olhar pelo olho mágico; o homem é visto indo embora com as palavras "That's weird" ("Isso é estranho") e "Is anybody home?" ("Tem alguém em casa?") vistas em balões de fala. A câmera então amplia através do olho mágico em direção às meninas e depois volta para uma sala multi-colorida com todo o grupo vestido com roupas de inspiração militar. A sequência começa com uma introdução de rap apresentada por Sooyoung e Yuri, e depois corta para uma rua com as integrantes vestidas com roupas inspiradas no hip-hop, que começam a executar a coreografia, sendo introduzida por uma fala de Tiffany.

O vídeo então corta para vários close-ups de cada integrante, bem como cenas com o homem flertando com cada uma delas. Em seguida, ele para abruptamente com as garotas jogando seus bonés em direção à câmera, que corta para uma segunda sala com faixas de triângulos amarelos e vermelhos que se estendem ao fundo e acima do grupo. Na sequência, o vídeo corta para cenas das integrantes com o homem, assim como elas nos três cenários onde executam a coreografia da canção. O vídeo termina com o grupo posando na rua com seus nomes em coreano e inglês vistos acima do logotipo de "I Got a Boy" utilizado nas capas do single e do álbum.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento do vídeo musical de "I Got a Boy", uma captura de tela do teaser incluída no videoclipe de "Dancing Queen" tornou-se o centro da controvérsia devido a sua redação. O boné de Sunny continha as palavras "Welcome Motherfuckers", com uma estrela no lugar do 'U'; "Welcome Motherf★ckers". O público criticou abertamente o uso de linguagem ofensiva.[12] Seohyun usava um boné semelhante, porém estrelas foram usadas ​​para encobrir a maior parte da palavra. Da mesma forma, Sooyoung e Yoona usavam bonés com "Fuck The System" impresso sobre eles.[12] A SM Entertainment anunciou que tinha removido o vídeo do seu canal oficial no YouTube e que estaria relançando o vídeo com o texto editado.[12] O uso de bonés com redação ofensiva foi visto por muitos críticos como uma tentativa do grupo de romper com sua imagem usual, sempre bonita e inocente, para uma imagem mais maduro e adulta.

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Parada Melhor
posição
Gaon Singles[13] 1
Gaon Streaming Singles[13] 2
Gaon Download Singles[13] 1
Gaon Mobile Ringtone[13] 1
Gaon Karaoke[13] 98
Billboard K-Pop Hot 100[14] 1

Créditos[editar | editar código-fonte]

Créditos adaptados do encarte de "I Got a Boy".[15]

Referências

  1. Benjamin, Jeff. Girls' Generation, 'I Got A Boy': Track-By-Track Review. Billboard. Página visitada em 4 de janeiro de 2013.
  2. taengsoshi (20 de dezembro de 2012). Girls’ Generation Releases Cryptic Teaser Image. soshified.com. Página visitada em 21 de dezembro de 2012.
  3. SMTOWNGLOBAL (20 de dezembro de 2012). 2012. 12. 21 10 A.M.. twitter.com/SMTOWNGLOBAL. Página visitada em 21 de dezembro de 2012.
  4. carolicity (21 de dezembro de 2012). Girls’ Generation pre-releases “Dancing Queen” MV from 4th album, ‘I Got a Boy’ + Hyoyeon’s teaser image. allkpop.com. Página visitada em 21 de dezembro de 2012.
  5. a b Catucci, Nick. "I Got a Boy" - Song Review. Rolling Stone. Página visitada em 12 de janeiro de 2013.
  6. Randall, Roberts. 'I Got a Boy' delivers a scattered anthem of the Girls' Generation. Los Angeles Times. Página visitada em 5 de janeiro de 2013. "Critic's Notebook: In this age of short attention spans comes 'I Got a Boy' by Girls' Generation, a gleefully chaotic song that says much about pop music's trajectory."
  7. Jeff, Benjamin (4 de janeiro de 2013). Girls' Generation, 'I Got A Boy': Track-By-Track Review. Billboard. Página visitada em 9 de janeiro de 2013.
  8. 소녀시대, '아이 갓 어 보이' 댄스 버전 티저 영상 공개 (em Coreano). media.daum.net (28 de dezembro de 2012). Página visitada em 29 de dezembro de 2012.
  9. ‘뱀띠 스타’ 소녀시대 효연·유리, ‘엠카’ 스페셜 MC 나선다 (em Coreano). bntnews.com (2 de janeiro de 2013). Página visitada em 3 de janeiro de 2013.
  10. Girls’ Generation’s ‘Romantic Fantasy’ Comeback Program Airs on MBC. soshified.com (2 de janeiro de 2013). Página visitada em 3 de janeiro de 2013.
  11. 오늘(1일) 오후 5시 소녀시대 'I Got a Boy' 드디어 풀공개 (em Coreano). news.nate.com (1º de janeiro de 2013). Página visitada em 1º de janeiro de 2013.
  12. a b c 소녀시대 뮤비수정 한다 '써니모자 논란에 결국…' (em Coreano). news.nate.com (3 de janeiro de 2013). Página visitada em 3 de janeiro de 2013.
  13. a b c d e (em coreano) Gaon Search - Girls' Generation. Gaon. Página visitada em 2013-01-10.
  14. Billboard Korea K-POP Hot 100 2013.01.05. Billboard (9 de janeiro de 2013). Página visitada em 2 de janeiro de 2013.
  15. (2013) Créditos do álbum I Got a Boy por Girls' Generation, pg. 40 [Encarte [CD, Álbum]]. SM Entertainment.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]