Ian Gillan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ian Gillan
Ian Gillan, ao vivo, com Deep Purple em 2013.
Informação geral
Nome completo Ian Gillan
Também conhecido(a) como Silver Voice
Nascimento 19 de agosto de 1945 (68 anos)
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, Jazz
Instrumento(s) Vocal, harmônica e Guitarra
Período em atividade 1960 - atualmente
Gravadora(s) EMI, Polydor, Mercury, Purple Records, London Records, entre outras
Afiliação(ões) Deep Purple, Ian Gillan Band, Gillan, Black Sabbath, Garth Rocket & The Moonshiners, The Sweet, The Javelins, Episode Six
Página oficial gillan.com

Ian Gillan (Londres, 19 de agosto de 1945) é um cantor inglês que tornou-se conhecido em todo o mundo como vocalista e compositor da banda de rock Deep Purple, tendo participado em diversas formações da banda, incluindo a considerada clássica. Gillan também cantou no Black Sabbath, gravando o disco Born Again, lançado em 1983.

Inicialmente influenciado por Elvis Presley, Gillan liderou vários grupos em meados dos anos sessenta, mais notavelmente Episode Six, mas seu primeiro encontro com o sucesso comercial difundido foi depois de entrar no Deep Purple em 1969. Depois de uma carga de trabalho quase que sem parar, tempo durante o qual gravou seis álbuns em quatro anos, e as relações problemáticas entre a banda, especialmente o guitarrista Ritchie Blackmore, Gillan demitiu-se do grupo em junho de 1973, depois de ter dado um longo prazo de avisos a seus empresários.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ian Gillan nasceu no Chiswick Maternity Hospital, em Hounslow, na Inglaterra. Seu avô materno, Arthur Watkins, era cantor de ópera profissional, um barítono educado em Milão. Vive com Bron, com quem se casou três vezes - a primeira quando o Deep Purple estava gravando o disco Perfect Strangers. Gillan convivia com Bron desde 1982 e deste relacionamento nasceu sua única filha, Grace, ao final de 1983.

Seu apelido mais famoso é Silver Voice ("Voz de Prata"). Indicando assim seu grande potêncial vocal. Gillan é considerado um dos maiores cantores de heavy metal de todos os tempos. Ficou em 4° numa eleição da rádio digital Planet Rock, e em 43º na revista espescializada em heavy metal Hit Parade.

Algumas lendas sobre Gillan dão conta de que ele usava calças apertadas para potencializar os gritos de "Child in Time", e que cantava nu em estúdio, durante as gravações, para se sentir à vontade (viria daí o apelido Naked Thunder, citado na música "Hungry Daze", do disco Perfect Strangers, do Deep Purple, e nome do álbum solo lançado em 1989/90).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ian Gillan com os companheiros de Deep Purple: Ian Paice à esquerda e Steve Morse (à direita).

Ian começou sua carreira na adolescência, como vocalista de diversas bandas de hard rock inglesas, como: The Sweet, The Javelins e Episode Six.[1]

Deep Purple[editar | editar código-fonte]

Jon Lord e Ritchie Blackmore convidaram Ian Gillan para substituir Rod Evans como vocalista do Deep Purple, após assistirem uma de suas apresentações na Episode Six, em 1969.

Gillan permaneceu no Deep Purple até 1973, em uma das fases mais aclamadas da banda, participando dos álbuns In Rock, Fireball, Machine Head e Who Do We Think We Are. Durante esta época, participou da opera rock Jesus Christ Superstar, gravando a voz de Jesus Cristo na produção original em 1970, de Andrew Lloyd Webber.

Ian Gillan é considerado um dos melhores vocalistas do mundo na década de 1970.[1]

Ritchie Blackmore, durante a entrada de Gillan no Deep Purple, classificou seu vocal como "gritos profundos com uma pegada de blues".

Gillan também cantou no Black Sabbath, gravando o disco Born Again, além de ter tido uma bem-sucedida carreira solo nas bandas Gillan e Ian Gillan Band.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b William Ruhlmann. Ian Gillan - Biography. All Music. Página visitada em 17 de dezembro de 2008.


Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.