Ibiza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ibiza
ES Ibiza.PNG
Geografia física
País Espanha
Localização Mar Mediterrâneo
Arquipélago Ilhas Baleares
Área 575  km²
Geografia humana
População 106220 (2005)
Densidade 184,7  hab./km²
Ibiza ISS035-E-007431.jpg
Imagem da ilha
Pix.gif Ibiza, Biodiversidade e cultura *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Ibiza old town harbour (236730060).jpg
Porto de Ibiza
País  Espanha
Tipo Misto
Critérios ii, iii, iv, ix, x
Referência 417rev
Região** Europa e América do Norte
Coordenadas 38° 59′ N 01° 26′ E
Histórico de inscrição
Inscrição 1999  (23ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Ibiza ou Eivissa é uma ilha do arquipélago e comunidade autônoma das Ilhas Baleares. Fica localizada a leste da Espanha e sua maior cidade tem o mesmo nome da ilha.

A ilha é muito famosa mundialmente por suas festas e boates, que atraem muitos turistas. Entre os clubes mais famosos incluem Space, Pacha, Privilege Ibiza, Amnesia, DC10, El Divino, Café del Mar ou Es Paradis. A zona do porto de Ibiza também atrai muitos turistas por sua vida noturna.

Seus festivais de música eletrônica lançam tendências neste estilo. Os festivais acontecem entre os meses maio e setembro. Tem vida norturna agitada e recebe grande número de turistas todos os anos em busca de diversão.

Ibiza possui uma ótima interação entre seus ambientes marinho e costeiro, possuindo várias espécies endêmicas. Também possui muitos sítios arqueológicos preservados desde a época Fenícia-Cartaginesa até exemplos de arquitetura da Renascença.[1] Por estes motivos foi listada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1999.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Se situa cerca de 79 km a leste da Península Ibérica , de frente para Denia, 140 km a sudoeste da ilha de Maiorca, e ao norte de Formentera, com coordenadas 38,98 1,43 ° N ° E.

Sua capital é a cidade de Ibiza (Eivissa em catalão) e cidades mais importantes, além da capital, é Sant Antoni de Portmany,Santa Eulària des Riu e a maior cidade,Sant Josep de sa Talaia.

As ilhas de Ibiza e Formentera são conhecidas como Ilhas Pitiusas, um arquipélago diferente do que compõem Maiorca e Minorca, embora hoje em dia fala-se de todas elas como "Ilhas Baleares" e formem parte de uma mesma unidade administrativa. Cobrindo uma área de 570 km ² e possui um único rio, Santa Eulària des Riu, único rio das Baleares , que por muitos anos permanece seco em razão da sobre-exploração dos recursos hídricos da ilha.

Governo e administração[editar | editar código-fonte]

Ibiza é administrativamente parte da comunidade atônoma das Ilhas Baleares, cuja capital é Palma de Mallorca, na ilha de Mallorca. A ilha de Ibiza compreende 5 dos 67 municípios das ilhas:

Município Área (km²) População (Censo)
2001
Estimativa populacional
2010
Sant Josep de sa Talaia 159,4 14.267 22.871
Sant Antoni de Portmany 126,8 15.081 22.136
Sant Joan de Labritja 121,7 4.094 5.477
Santa Eulària des Riu 153,6 19.808 32.637
Vila d'Eivissa (Ibiza) 11,1 34.826 49.516
Total 572,6 88.076 132.637

Economia[editar | editar código-fonte]

Turismo[editar | editar código-fonte]

A cidade antiga (Dalt Vila) de Eivissa.

Desde o final dos anos 60 e início dos 70, a ilha de Ibiza desfruta de uma expansão do turismo que tem permitido um desenvolvimento econômico superior ao previsto por seus recursos tradicionais (pesca e agricultura).

É hoje ponto de referência para os jovens de todo o mundo pela sua animada vida noturna. A ilha também oferece muitas enseadas e praias para quem procura tranqüilidade. Eles vendem produtos artesanais como flaón, o "orelletes" ou licor de ervas "Ibiza". A indústria têxtil é famosa moda de improviso. Há uma abundância de mercados como o de Es Cana e Las Dalias.

Ibiza é considerada um destino turístico popular, sobretudo por sua agitada vida noturna, concentrando-se em duas áreas, em primeiro lugar na cidade de Ibiza e em segundo plano Sant Antoni de Portmany. Em 2014, a CNN classificou a vida noturna de Ibiza como a melhor do mundo.[2]

Existem muitos clubes e discotecas conhecidos, tais como o Privilege, Eden, Es Paradis, Amnesia, Space, Pacha, Underground, Noite de Gala e DC10. Durante o verão, muitos dos melhores produtores de música e DJs vão trabalhar em Ibiza. Geralmente, nos clubes, um dos dias da semana é totalmente dedicada a cada um deles.

Sant Antoni

Por exemplo, em 2009, Carl Cox tocava Carl Cox & Friends às terças no Space, Pete Tong tocava no Eden toda sexta-feira, e Wonderland ou Tiësto toda segunda-feira no Privilege Ibiza. Muitos desses DJs utilizam Ibiza como plataforma para a apresentação de novas canções e temas da música house, trance e techno.

A temporada de festivais tradicionalmente começa em junho com a festa de abertura do Space e DC10, e termina em outubro, com as festividades de encerramento. O horário típico para os turistas clubbers se inicia ao meio-dia, algum evento no período da tarde, vão a discotecas e clubes à noite e, finalmente, vai-se a um clube para ver o nascer do sol. O Conselho da Ilha de Ibiza está a tentar promover um tipo de turismo mais calmo e familiar, incluindo as leis que exigem que os clubes fechem às 06:00 e exigindo que todos os novos hotéis sejam de 5 estrelas. O governo está querendo atrair uma mistura mais internacional de turistas.

Durante o verão europeu, várias celebridades mundiais curtem as belezas e festas de Ibiza entre elas estão: Paris Hilton, Naomi Campbell, Príncipe William, e jogadores dos principais times de futebol do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. UNESCO. Visitado em 27/4/2012.
  2. Yahoo! Notícias: As 10 melhores cidades do mundo para sair à noite (tem brasileira na lista) (29 de setembro de 2014). Visitado em 1 de outubro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]