Ibiza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ibiza
ES Ibiza.PNG
Geografia física
País Espanha
Localização Mar Mediterrâneo
Arquipélago Ilhas Baleares
Área 575  km²
Geografia humana
População 106220 (2005)
Densidade 184,7  hab./km²
ForbysIbizaTown 02.jpg
A cidade antiga (Dalt Vila) de Eivissa.

Ibiza ou Eivissa é uma ilha do arquipélago e comunidade autônoma das Ilhas Baleares. Fica localizada a leste da Espanha e sua maior cidade tem o mesmo nome da ilha.

A ilha é muito famosa mundialmente por suas festas e boates, que atraem muitos turistas. Entre os clubes mais famosos incluem Space, Pacha, Privilege Ibiza, Amnesia, DC10, El Divino, Café del Mar ou Es Paradis. A zona do porto de Ibiza também atrai muitos turistas por sua vida noturna.

Seus festivais de música eletrônica lançam tendências neste estilo. Os festivais acontecem entre os meses maio e setembro. Tem vida norturna agitada e recebe grande número de turistas todos os anos em busca de diversão.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Se situa cerca de 79 km a leste da Península Ibérica , de frente para Denia, 140 km a sudoeste da ilha de Maiorca, e ao norte de Formentera, com coordenadas 38,98 1,43 ° N ° E.

Sua capital é a cidade de Ibiza (Eivissa em catalão) e cidades mais importantes, além da capital, é Sant Antoni de Portmany,Santa Eulària des Riu e a maior cidade,Sant Josep de sa Talaia.

As ilhas de Ibiza e Formentera são conhecidas como Ilhas Pitiusas, um arquipélago diferente do que compõem Maiorca e Minorca, embora hoje em dia fala-se de todas elas como "Ilhas Baleares" e formem parte de uma mesma unidade administrativa. Cobrindo uma área de 570 km ² e possui um único rio, Santa Eulària des Riu, único rio das Baleares , que por muitos anos permanece seco em razão da sobre-exploração dos recursos hídricos da ilha.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Desde o final dos anos 60 e início dos 70, a ilha de Ibiza desfruta de uma expansão do turismo que tem permitido um desenvolvimento econômico superior ao previsto por seus recursos tradicionais (pesca e agricultura).

É hoje ponto de referência para os jovens de todo o mundo pela sua animada vida noturna. A ilha também oferece muitas enseadas e praias para quem procura tranqüilidade. Eles vendem produtos artesanais como flaón, o "orelletes" ou licor de ervas "Ibiza". A indústria têxtil é famosa moda de improviso. Há uma abundância de mercados como o de Es Cana e Las Dalias.

Vida noturna[editar | editar código-fonte]

Ibiza é considerada um destino turístico popular, sobretudo por sua agitada vida noturna, concentrando-se em duas áreas, em primeiro lugar na cidade de Ibiza e em segundo plano Sant Antoni de Portmany.

Existem muitos clubes e discotecas conhecidos, tais como o Privilege, Eden, Es Paradis, Amnesia, Space, Pacha, Underground, Noite de Gala e DC10. Durante o verão, muitos dos melhores produtores de música e DJs vão trabalhar em Ibiza. Geralmente, nos clubes, um dos dias da semana é totalmente dedicada a cada um deles.

Privilege Ibiza
Festa na Privilege Ibiza

Por exemplo, em 2009, Carl Cox tocava Carl Cox & Friends às terças no Space, Pete Tong tocava no Eden toda sexta-feira, e Wonderland ou Tiësto toda segunda-feira no Privilege Ibiza. Muitos desses DJs utilizam Ibiza como plataforma para a apresentação de novas canções e temas da música house, trance e techno.

A temporada de festivais tradicionalmente começa em junho com a festa de abertura do Space e DC10, e termina em outubro, com as festividades de encerramento. O horário típico para os turistas clubbers se inicia ao meio-dia, algum evento no período da tarde, vão a discotecas e clubes à noite e, finalmente, vai-se a um clube para ver o nascer do sol. O Conselho da Ilha de Ibiza está a tentar promover um tipo de turismo mais calmo e familiar, incluindo as leis que exigem que os clubes fechem às 06:00 e exigindo que todos os novos hotéis sejam de 5 estrelas. O governo está querendo atrair uma mistura mais internacional de turistas.

Durante o verão europeu, várias celebridades mundiais curtem as belezas e festas de Ibiza entre elas estão: Paris Hilton, Naomi Campbell, Príncipe William, e jogadores dos principais times de futebol do mundo.

Patrimônio Mundial da UNESCO[editar | editar código-fonte]

Pix.gif Ibiza, Biodiversidade e cultura *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Ibiza-plage.jpg
Praia em Ibiza
País  Espanha
Tipo Misto
Critérios ii, iii, iv, ix, x
Referência 417rev
Região** Europa e América do Norte
Coordenadas 38° 59′ N 01° 26′ E
Histórico de inscrição
Inscrição 1999  (23ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Ibiza possui uma ótima interação entre seus ambientes marinho e costeiro, possuindo várias espécies endêmicas. Também possui muitos sítios arqueológicos preservados desde a época Fenícia-Cartaginesa até exemplos de arquitetura da Renascença.[1] Por estes motivos foi listada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1999.

Referências

  1. UNESCO. Página visitada em 27/4/2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]