Ibn Taymiyyah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Taqi al-Din ibn Taymiyya
Nascimento 1263[1]
Harran, Síria[2]
Morte 1328[1]
Damasco, Síria[2]
Ocupação Teólogo
Influências
Influenciados
Principais interesses Islã

Taqi al-Din ibn Taymiyya (Harran, 1263Damasco, 1328) foi um teólogo muçulmano especialmente importante por sua influência no salafismo.

Ibn Taymiyya viveu em um período conturbado, marcado especialmente pela queda do Califado Abássida resultante da tomada de Bagdá pelos mongóis. Para o teólogo, estes eventos eram sinais da desaprovação divina ao comportamento dos muçulmanos, e a solução consistiria em retornar às origens do Islã. Assim, Ibn Taymiyya retornou aos trabalhos de Ahmad ibn Hanbal e, através de um debate teológico com outras vertentes, defendeu a interpretação literal dos versos do Alcorão e da Hadiz. Também se opunha a práticas consideradas por ele heréticas por terem sido adicionadas posteriormente aos costumes islâmicos - por exemplo, visitar o túmulo de líderes muçulmanos ou comemorar o aniversário de Maomé.[1]

Referências

  1. a b c Lima, José Antônio (2013). Salafismo no Egito: do silêncio à participação política Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Página visitada em 19 de novembro de 2013.
  2. a b Pavlin, James (1998). Ibn Taymiyya, Taqi al-Din (1263-1328) Islamic Philosophy Online. Página visitada em 19 de novembro de 2013.