Ice stock sport

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ice stock sport, também conhecido como Curling bávaro, é um esporte de inverno. Em alemão, é conhecido como Eisstockschießen.

Ice stock

Também conhecido como eisstock (em alemão: eisstockschiessen) é um desporto de inverno com vários pontos comuns ao curling, sendo considerado como a petanca no gelo, mas também pode ser praticado no verão. A primeira referência à sua prática surge no quadro do século XVI do pintor flamenco Pieter Brueghel.

História[editar | editar código-fonte]

Eisstock.jpg
Ice stock jogado no verão

Concorrentes estoques deslizam sobre uma superfície de gelo, apontando para um alvo, ou para cobrir a maior distância. Os estoques têm uma superfície de deslizamento, para a qual um pedaço de pau, de cerca de 30 cm é anexado. O esporte, principalmente praticado no sul da Alemanha e Áustria, foi apresentado como demonstração nos Jogos Olímpicos de Inverno em duas ocasiões. Embora seja tradicionalmente praticado no gelo, os eventos também são realizadas no verão.

Embora a sua prática seja provavelmente muito mais velha, há registros de que a primeira prova ocorreu por causa de uma pintura do século XVI do flamenco Pieter Brueghel. A organização do esporte só aconteceria na década de 1930. A federação alemã foi criada em 1934 e os campeonatos foram estabelecidos dois anos depois.

Trata-se de um desporto tradicional praticado nos países alpinos como a Alemanha, a Áustria e a Suíça, e pouco conhecido fora da região.

Já o Campeonato europeu foi realizado pela primeira vez, em 1951, e os Campeonatos Mundiais foram realizados pela primeira vez em 1983, após a Federação Internacional Ice stock Sport (IFE) ter sido estabelecida.

Há várias regras do desporto, às quais só tiro ao alvo e tiro à distância costumam ser realizados em campeonatos internacionais.

No tiro ao alvo duas equipes de três ou quatro jogadores cada se revezam em apontar para um alvo, o chamado Daube, normalmente uma bola feita em borracha com 12 cm de diâmetro.[1] O jogadores dispõem de discos denominados Eisstöcke, com uma peça de 30 cm e pesando cerca de 4,3 kg. O objetivo é o de lançar esses discos para ficarem o mais perto possível do alvo e os pontos são obtidos por quem fica mais próximo do Daube após todos os quatro jogadores realizarem seus arremessos. No tiro à distância, o objetivo é simplesmente fazer deslizar a pedra de gelo na maior distância possível.

Na Itália, o stock sport é praticado quase exclusivamente no Trentino-Alto Ádige. O esporte é representado pelo departamento de stock sport, afiliado à FISG.

Foi desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936, em Garmisch-Partenkirchen, e nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1964, em Innsbruck.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Federação Internacional de Ice stock. regras do jogo. Visitado em 30-12-2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]