Icnologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Pegadas de Dinossauro, preservada em Dinosaur Ridge.
Thalassinoides, tocas produzido por crustáceos, do Jurássico Médio, Qatan Makhtesh, no sul de Israel.

Icnologia é o ramo da geologia que lida com traços e rastros do comportamento dos organismos, tais como tocas e pegadas. É geralmente considerada um ramo da paleontologia, mas é somente uma divisão da icnologia. A paleoicnologia, lida com vestígios fósseis, enquanto neoicnologia é o estudo dos traços modernos. Paralelos muitas vezes podem ser feitos entre os traços modernos e os traços fósseis, ajudando os cientistas a decodificar o possível comportamento e a anatomia dos organismos, mesmo se o corpo do fóssil não seja encontrado. Um Icnologista é um cientista que estuda e pesquisa a icnologia.

Estudos de Icnologia baseiam-se na descoberta e análise de estruturas biogênicas: características provocadas por organismos vivos. Assim, tocas, pegadas e trilhas são exemplos de estruturas biogênicas, mas não moldes ou impressões de conchas mortas ou corporais. A nomenclatura dos fósseis corporais e a nomenclatura dos traços são mantidos separados. Icnoespécies são criados para vestígios fósseis e Icnotáxons são classificados de forma diferente na nomenclatura zoológica dos táxons com base em fósseis do corpo.

Alguns exemplos incluem:

  • Vestígios fósseis do cambriano de configurações litorâneas que incluem Protichnites e Climactichnites.
  • Pegadas de dinossauros do Mesozóico, incluindo inogêneros como Grallator, Atreipus e Anomoepus.
  • Cupinzeiros do Triássico, que pode abranger vários quilômetros quadrados de sedimentos.

Links externos[editar | editar código-fonte]

  • Ichnos An International Journal for Plant and Animal Traces