Ictalurus punctatus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaBagre-americano
Ictalurus punctatus.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Siluriformes
Família: Ictaluridae
Género: Ictalurus
Espécie: I. punctatus
Nome binomial
Ictalurus punctatus
(Rafinesque, 1818)

Ictalurus punctatus ou bagre-americano é uma espécie de bagre originária da bacia hidrográfica do rio Mississippi, nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, são as espécies de bagres mais pescadas com aproximadamente 8 milhões de pescadores que os caçam por ano. A popularidade do bagre-americano para alimentar tem contribuído para o rápido crescimento da aquacultura desta espécie nos Estados Unidos.[1] [2]

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

Bagre-americano, Ictalurus punctatus.

O bagre-americano é nativo do neoártico, sendo bem distribuído no Canadá e no leste e norte dos Estados Unidos, bem como partes do norte do México. Eles também têm sido introduzidos em algumas águas da Europa sem costa marítima e partes da Malásia e quase tantas partes da Indonésia.[3] Eles prosperam em pequenos e grandes rios, represas, lagos naturais e lagoas. Bagre-americano nidificam cavidades, significando que eles depositam seus ovos em fendas, depressões, ou detritos, para protegê-los de correntes rápidas.[4] No Canadá, a espécie é, em grande parte, embora não exclusivamente, limitada a região dos Grandes Lagos de bacias hidrográficas do do lado sul do Lago Nipigon.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

O bagre têm capacidades de percepção gustativa reforçada, portanto, chamada de “língua de natação”, devido à presença de papilas gustativas em toda a superfície externa do corpo e no interior da cavidade orofaríngea.[5] Especificamente, eles têm uma elevada sensibilidade aos aminoácidos, o que explica os seus métodos de comunicação únicos. O bagre-americano tem um sistema de sabor facial que é extremamente sensível à L-alanina e L-arginina. Mais especificamente, o seu sistema de gosto facial detecta níveis elevados de L-aminoácidos em água doce. O comportamento alimentar de alimentos é devido aos aminoácidos liberados pelos alimentos. Relata-se que isso faz com que os movimentos superior e inferior se haltere, que orientam a postura e alimentação do bagre-americano.[5]

Referências

  1. Length, Weight, and Yield in Channel Catfish, Lake Diane, MI. E. Keenan, S. Warner, A. Crowe, M. Courtney. (2011). Cornell University Library.
  2. Carlander K.D. 1969. Handbook of freshwater fishery biology, volume 1., The Iowa State University Press, Ames. Iowa.
  3. Schoonover, David. Ictalurus punctatus (em inglês). Universidade de Michigan. Animal Diversity Web. Página visitada em 02 de fevereiro de 2014.
  4. Sutton, Keith (06 de junho de 2013). Understanding Catfish Spawning (em inglês). Game & Fish. Página visitada em 02 de fevereiro de 2014.
  5. a b John Caprio, Joseph G. Brand, John H. Teeter, Tine Valentincic, D.Lynn Kalinoski, Jun Kohbara, Takashi Kumazawa, Sandra Wegert. (Maio de 1993). "The taste system of the channel catfish: from biophysics to behavior" (em inglês). ScienceDirect 16 (5): 192–197 pp.. Elsevier B.V.. DOI:10.1016/0166-2236(93)90152-C. Página visitada em 02 de fevereiro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ictalurus punctatus
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ictalurus punctatus
Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.