Idan Raichel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Idan Raichel.

Idan Raichel (em hebraico: עידן רייכל; Kfar Saba; 12 de Setembro de 1977) é um cantor israelita que conquistou fama internacional a partir de 2002, com o lançamento de seu primeiro álbum, The Idan Raichel Project, onde ele e outros artistas locais de vários estilos musicais cantam canções em diversos idiomas. Antes disso, trabalhou com artistas já consagrados, como Ivri Lider. Entre suas composições mais conhecidas, contam-se "Mima'amakim", "Boee", "Chalomot Shel Acherim", "Medabrim Besheket", "Shoshanim Atzuvot".

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em uma família de asquenazes, bem cedo interessou-se por música, desenvolvendo um afecto especial por música cigana e tango; jazz e piano estudou na escola secundária. Como todos os rapazes israelitas de sua idade, prestou o serviço militar aos 18 anos, quando formou ali uma banda. Conheceu então muitos imigrantes da Etiópia, e depois do exército passou a frequentar os bares de Tel Aviv onde ia a gente desta comunidade. Idan Raichel tem uma boa aparência e gosta do folclore etíope, adopta inclusive penteados afro, com tranças.

Idan viaja o mundo todo em suas apresentações. Também foi ao Brasil em Dezembro de 2009, fazendo shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • The Idan Raichel Project (2002),
  • Mima'amakim (2005),
  • The Idan Raichel Project International (2006)
  • Ben Kirot Beyti (2008).

Juntos, os álbuns venderam mais de 300 mil cópias, um número considerável para a música de Israel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]